Vermes nas fezes: O que fazer?

março 2025

Leitura: 11 min.

Encontrar vermes nas fezes pode ser bastante assustador e também indicar que algo não está bem com a sua saúde. Os vermes são parasitas que podem viver no seu estômago causando uma série de sintomas, dor, vômito e também diarreia.

Apesar de ser uma condição que pode trazer complicações para a saúde, na maioria das vezes o tratamento realizado de acordo com a orientação profissional é bem sucedido.

Por isso, se você encontrou verme nas fezes não se preocupe, pois é possível tratá-la e evitar maiores riscos à sua saúde.

O que são vermes nas fezes?

Os vermes nas fezes são parasitas intestinais, que utilizam o corpo humano para se alimentar e se reproduzir.

Grande parte dos vermes são parasitas obrigatórios, o que quer dizer que não sobrevivem se não encontrarem um organismo hospedeiro para se alojar.

Apesar da maioria deles se alojar na região do intestino,eles também podem se encontrar em outras áreas do corpo, como o sangue e até mesmo o cérebro, pulmões e etc.

Eles também podem representar riscos para a saúde, uma vez que se alimentam de nutrientes essenciais que ingerimos e consequentemente tendem a enfraquecer nosso organismo.

Como identificar vermes nas fezes humanas?

Identificar a presença de vermes nas fezes é bastante simples, isso porque é bem provável que apareçam pedaços de vermes.

A maioria dos vermes que encontramos nas fezes possuem uma aparência semelhante a minhocas, com o corpo cilíndrico e alongado.

Há também aqueles semelhantes a pontos brancos minúsculos, ou a fios de cabelo. Por isso, em caso de desconfiança, é importante que você observe as fezes com atenção a fim de identificar a presença de vermes. 

Ao observar as vezes, não é incomum que você perceba os vermes se movimentando, alguns vermes também podem estar presentes ao redor do ânus ou em roupas íntimas.

Agora que você já sabe como saí os vermes nas fezes, é importante estar atento e procurar um profissional de saúde em caso de suspeita.

Sintomas de vermes nas fezes

Muitas pessoas com vermes intestinais não apresentam sintomas, enquanto isso podem manifestar sintomas como: 

  • Coceira ao redor do ânus
  • Dor de estômago
  • Diarreia
  • Náusea
  • Vômito
  • Gases ou inchaço
  • Fadiga
  • Erupção cutânea
  • Perda de peso ou perda de apetite
  • Disenteria (uma infecção dos intestinos que causa diarreia com sangue ou muco)

Alguns vermes podem causar complicações como obstrução intestinal, perda de proteína e anemia por deficiência de ferro. Pessoas imunocomprometidas podem ter sintomas mais graves e levar mais tempo para se recuperar.

Tipos de Vermes nas Fezes Humanas

Diversos tipos de vermes podem aparecer nas fezes humanas. Aqui estão alguns dos mais comuns:

Oxiúros

Também conhecidos como lombriga, os oxiúros se caracterizam por apresentarem simetria arredondada pequenas e brancos, que se assemelham a pedaços de linha. 

Geralmente a contaminação se dá após a ingestão de ovos desses vermes, através de alimentos e superfícies contaminadas. 

Após a colonização e o amadurecimento as fêmeas começam a sair pelo ânus e a depositar ovos, por isso um dos sintomas comuns é a coceira ao redor da área anal ou vaginal. 

Mas algumas pessoas também apresentam dor abdominal ou apendicite, que é a inflamação do apêndice, podendo causar dor abdominal.

Os oxiúros podem aparecer nas fezes sob a forma de pequenos pontos brancos. 

Ascaris

Ascaris lumbricoides  é o maior verme redondo intestinal que pode infectar os humanos, e também um dos mais conhecidos.

Quando você engole os ovos da Ascaris, eles podem permanecer no seu intestino delgado por até dois anos, as fêmeas adultas produzem até 200.000 ovos por dia, que são eliminados nas fezes. 

Embora você não consiga ver os ovos, pode notar a presença do verme nas fezes. Eles são a principal causa de uma infecção chamada ascaridíase. 

Raramente, os vermes podem sair pelo nariz ou pela boca, especialmente durante o vômito ou tosse.

Ancilostomíase

Os ancilostomídeos são vermes redondos com cabeças em forma de gancho. Eles podem penetrar sua pele e entrar no seu corpo quando você anda descalço em solo contaminado. 

Isso pode causar uma erupção cutânea com coceira na região por onde o verme penetrou, 

após os ancilostomídeos seguem para o intestino delgado.

 Eles podem permanecer lá por um ano ou mais antes de serem eliminados nas fezes.

Teníase

As tênias são vermes achatados e brancos que podem sobreviver por anos. A contaminação se dá após a ingestão de tênias imaturas. 

Uma vez dentro do intestino humano, a tênia cresce até se tornar adulta em dois meses. Uma tênia adulta pode ter até 2.000 segmentos. Cada segmento mede até 2,5 cm de comprimento e contém até 100.000 ovos. 

Os segmentos podem se desprender do verme e passar para as fezes, onde você pode notar que estão se movendo. Nas fezes, os segmentos podem parecer fitas.

Tratamento para vermes em fezes humanas

Para se livrar da presença de vermes nas fezes é importante consultar com um clínico geral ou com um gastroenterologista o quanto antes para evitar possíveis complicações, como obstruções intestinais. 

Enquanto algumas infecções leves não precisam de tratamento, outras normalmente tratadas com medicamentos que paralisam ou matam os vermes. 

Os medicamentos possíveis variam de acordo com o verme, mas incluem albendazol (Albenza), mebendazol (vendido sob marcas como Vermox e Emverm) e praziquantel (Biltricide).

Caso você apresente complicações, elas também devem ser tratadas.  Seu médico pode recomendar comer mais proteína se você tiver ancilostomíase e tiver desenvolvido anemia.

Lave as mãos regularmente antes, durante e depois do tratamento para evitar reinfectar a si mesmo ou infectar outras pessoas.

Como prevenir vermes em fezes humanas

Lavar as mãos regularmente pode ajudar a evitar vermes intestinais. É especialmente importante lavar as mãos nas seguintes situações:

  • Antes de comer ou manusear alimentos
  • Depois de usar o banheiro
  • Depois de tocar no solo
  • Depois de se envolver em atividades ao ar livre
  • Depois de brincar com animais

Aqui estão algumas outras medidas que você pode tomar para reduzir o risco de vermes 

intestinais:

  • Evite comer carne crua ou mal cozida (como carne de porco, carne bovina ou peixe de água doce).
  • Lave, cozinhe ou descasque frutas e vegetais cuidadosamente.
  • Evite tocar em objetos que possam estar contaminados com fezes de animais.
  • Evite o contato com solo que possa estar contaminado com fezes humanas.
  • Vá ao veterinário para desparasitar os animais de estimação, conforme necessário.
  • Descarte as fezes de animais de estimação pelo menos uma vez por semana.

Agora você já sabe o que são vermes nas fezes

Agora você já sabe o que são vermes nas fezes, como se dá a contaminação e quais são as possíveis formas de tratamento.

É importante entrar em contato com seu médico se você vir vermes em suas fezes ou notar quaisquer outros sinais ou sintomas de vermes intestinais. Embora a maioria das infecções seja leve, o tratamento pode ajudar a evitar complicações, como bloqueios intestinais. A maioria dos vermes intestinais pode ser identificada com uma amostra de fezes e tratada com medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link