Leitura: 11 min.
Saber o que é gene é fundamental para entender como o nosso organismo funciona, uma vez que esse segmento de DNA, é fundamental para modular o funcionamento das nossas células.
Além disso, é o gene que vai determinar algumas de nossas características físicas, tendo um papel importante para a nossa identidade própria e também de nossos descendentes.
Ou seja, o gene é capaz de desempenhar diversas funções em nosso organismo e por isso é importante que você entenda o que são genes, qual é o seu papel.
Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto para que você possa eliminar suas dúvidas sobre o tema.
Sumário
O que é gene?
Os genes podemos definir gene como uma sequência específica, ou um segmento, de uma molécula do DNA (ácido desoxirribonucleico).
Nessa sequência contém as instruções necessárias para realizar a síntese proteica ou então de uma molécula de DNA.
Além disso, ele é o principal responsável pelas características que herdamos de nossos antepassados.
Todas as células do nosso corpo possuem os mesmos genes, entretanto dependendo da função das células, um gene pode ser ativado ou desativado, assim como existem genes que permanecem ativados permanente.
Onde ficam os genes?
Entender o que é gene também significa saber onde os genes estão localizados dentro das nossas células. Pois a localização deles é importante para que possamos compreender suas funções.
É possível encontrar os genes em nossos cromossomos, eles se constituem de cadeias de DNA que podem variar de tamanho sendo formada por centenas de bases ou milhares.
Um cromossomo pode conter vários genes, e é isso que acontece com a maioria deles, os cromossomos por sua vez, estão localizados nas nossas células.
Nossas células acomodam 23 pares de cromossomos, sendo 22 pares de cromossomos não sexuais (autossomos) e um par de cromossomos sexuais (XX em mulheres e XY em homens).
Os cromossomos são transmitidos dos pais para os filhos por meio do esperma e óvulos, e cada pessoa possui duas cópias de cada gene.
Herda-se um cromossomo da mãe e o outro do pai, e é essa herança que faz com que os filhos possam se parecer com seus pais.
Além disso, a herança genética também possibilita o surgimento de doenças hereditárias que são aquelas doenças herdadas geneticamente.
O que é gene dominante?
Para cada característica do nosso corpo, temos duas cópias de um gene (uma cópia proveniente do pai e outra da mãe) atuando para que ela se expresse.
Alguns alelos são dominantes sobre outros, ou seja, um gene é dito como dominante quando ele é capaz de determinar um fenótipo, mesmo quando aparece com uma única cópia, ou seja um único alelo.
Ou seja, o alelo do gene dominante irá expressar-se tanto em homozigose quanto em heterozigose.
Alelos são as diferentes versões de um gene e que ocupam uma mesma posição no cromossomo (locus gênico).
Os genes dominantes são aqueles que definem as características apresentadas no fenótipo mesmo quando unidos com outro gene dominante ou recessivo:
- Homozigoto – AA, BB, VV
- Heterozigoto – Aa, Bb, Vv
O que é gene recessivo?
Genes recessivos são aqueles que para manifestar suas características precisam se encontrar em homozigose (ou seja, com duas cópias).
Assim, somente genes alelos homozigotos (aa, bb, vv) apresentam características aparentes no fenótipo.
De uma maneira geral, as características determinadas pelos genes recessivos se manifestam em uma menor proporção do que as características dominantes.
Conheça algumas das principais doenças genéticas
Agora você já sabe o que são genes, como se dão os fatores de dominância e de recessividade de um gene.
É importante dizer que eles são responsáveis por ditar as características das nossas células como uma receita.
Como a biologia não é uma ciência exata, existem casos onde os genes sofrem alterações ou mutações e acabam não seguindo a receita da maneira correta.
Isso pode causar algumas condições médicas que são consideradas doenças genéticas, elas podem interferir na capacidade do corpo de realizar certas funções.
Dependendo do gene afetado, os sintomas das doenças variam, e essas alterações podem ser herdadas dos pais (doença genética hereditária) ou podem ocorrer aleatoriamente durante a vida de uma pessoa (mutação genética).
Conheça algumas das principais doenças genéticas:
Síndrome de Down
A Síndrome de Down é uma das doenças genéticas mais conhecidas que ocorre principalmente pela presença de uma cópia extra do cromossomo 21.
As principais características da Síndrome de Down são:
- Atraso no desenvolvimento;
- Alterações cardíacas e distúrbios gastrointestinais.
- Deficiência intelectual;
Artrite reumatoide
A artrite reumatóide é uma doença autoimune que causa inflamação nas juntas e nas articulações.
Ela pode ser desencadeada tanto por fatores genéticos quanto por fatores ambientais, pois a presença de um gene específico pode aumentar as chances de desenvolvê-la.
Principais características da artrite reumatoide:
- Nas articulações;
- Inchaço, rigidez ou sensibilidade;
- Anemia ou fadiga;
- Nódulos ou vermelhidão;
Diabetes
A diabetes é uma doença metabólica que é caracterizada pela presença de alto nível de glicose no sangue devido a baixa produção de insulina. Ela é o hormônio responsável por regular a glicose.
Existem diferentes tipos de diabetes, tipo 1 e o tipo 2. A diabetes tipo 2 pode estar diretamente relacionada a fatores genéticos.
Hipertensão arterial
A hipertensão arterial é uma condição que pode causar graves complicações, como problemas cardíacos e doenças cardiovasculares.
Embora fatores ambientais possam contribuir com o desenvolvimento de hipertensão arterial, a genética também possui um componente que pode contribuir para aumentar os riscos de desenvolvimento da doença. .
Câncer
O câncer é uma das principais condições causadas por alterações nos genes e talvez uma das mais complexas.
Ele se caracteriza pelo crescimento descontrolado de células anormais que pode ser provocado por mutações que podem ser causadas por fatores distintos.
Inclusive, o câncer de mama, assim como o de cólon podem ter um forte componente genético associado a probabilidade de desenvolvimento.
Albinismo
É uma condição genética muito conhecida que se caracteriza principalmente pela falta de pigmento na pele, cabelo e nos olhos.
É causado por mutações em genes que afetam a melanina, existem diferentes tipos de albinismo que estão associados a diferentes tipos de genes.
Agora você já sabe o que é um gene
Através desse conteúdo buscamos apresentar o que é um gene, e qual é a sua importância para o nosso organismo.
Embora seja um assunto bastante complexo e mais profundo, é importante saber que as doenças genéticas existem e que elas podem afetar qualquer órgão e sistemas do nosso corpo.
Atualmente já existem testes genéticos que são capazes de mapear doenças que você pode desenvolver ou transmitir aos seus descendentes, portanto não deixe de consultar com um geneticista.
Continue lendo mais
Miojo saudável: 3 receita imperdíveis
Manga engorda ou emagrece? Conheça seus benefícios
Lipoma: O que é e como tratar?
Como evitar o estresse?
O que é a dieta do ovo, como fazer e os riscos
Qual a melhor vitamina para cabelos, unhas e pele?