maio 2024
Leitura: 9 min.
Uma dúvida comum entre as novas mamãe é saber se pode pintar o cabelo amamentando, principalmente porque esse tipo de prática não é recomendável durante a gestação.
Depois do nascimento do bebê é comum que as mulheres queiram retomar as suas rotinas de cuidados e beleza.
Portanto, elaboramos um conteúdo completo para que as mamães possam esclarecer suas principais dúvidas sobre esse assunto.
E, além disso saber o que você pode utilizar durante a amamentação, para que você possa retomar a sua rotina de autocuidado.
Sumário
Pode pintar o cabelo amamentando?
Sim, pode! Pintar o cabelo amamentando é seguro, desde que você escolha os produtos corretos.
A amamentação é uma fase muito importante para o desenvolvimento infantil, pois o leite contém uma série de nutriente mãe para o bebê. É a partir desse preceito que surge essa dúvida tão importante sobre o uso de colorações e tinturas durante o período de amamentação.
De fato alguns compostos químicos que fazem parte da composição nas tinturas e em outros produtos, podem passar para o bebê através do leite.
Entretanto, isso não quer dizer que você não possa pintar o cabelo amamentando, pois felizmente existem muitos cuja formulação é segura.
Esses produtos possuem uma quantidade mínima de produtos químicos cuja absorção se dá pelo couro cabeludo, por isso representam um risco mínimo para a sua saúde.
Embora possam conter alguns químicos em sua composição, também possuem compostos naturais que não causam danos a saúde.
Quais produtos evitar para pintar o cabelo quando está amamentando?
Agora que você já sabe que pode pintar o cabelo amamentando, separamos alguns dos compostos químicos que você deve evitar.
Embora as tinturas de cabelos estejam cada vez mais atuais, deixando para trás compostos nocivos para a saúde, algumas ainda contém compostos perigosos. Exemplos de químicos que a se evitar são:
- Chumbo: Presente em algumas tinturas, especialmente as que necessitam de várias aplicações. O chumbo pode ser transferido para o bebê através do leite materno.
- Amônia: Embora não haja comprovação científica de que a amônia faça mal ao bebê, é recomendável evitá-la.
- Parabenos e outros químicos: Além de serem prejudiciais ao bebê, podem afetar a saúde da mãe.
Sempre leia os rótulos dos produtos para saber quais são os produtos químicos, e dê preferência para utilizar produtos de marcas que são reconhecidas pelo público.
Evite utilizar produtos e misturas caseiras, principalmente essas receitas que comumente circulam nas redes sociais.
Quais são os riscos de pintar o cabelo amamentando?
Embora já tenhamos falado de alguns dos principais químicos que são considerados nocivos para a saúde do bebê, conheça os principais riscos:
Absorção química
O couro cabeludo possui a capacidade de absorver químicos, que podem ser transferidos para o leite materno, e posteriormente ao bebê.
Os químicos absorvidos podem causar prejuízo à saúde e ao desenvolvimento do bebê, por isso é importante ter cuidado na hora de escolher a tinta.
Reações alérgicas
Algumas tinturas podem causar reações alérgicas em algumas mulheres, embora seja incomum, bebês também podem sofrer com alergia à tinta.
Por isso, se você possui certa sensibilidade à tintura, é recomendável que você evite utilizá-la principalmente durante a amamentação.
Sensibilidade infantil
Crianças costumam ser bastante sensíveis às substâncias nas quais as mães entram em contato.
Por isso, é importante que você também avalie as condições de saúde do seu filho e converse com o pediatra para eliminar as dúvidas sobre o uso da tintura.
Se seu bebê é mais sensível, ou possui reações alérgicas com mais facilidade, reconsidere pintar o cabelo.
Como pintar o cabelo com segurança durante a amamentação?
Se você ainda está insegura mesmo sabendo que pode pintar o cabelo amamentando, saiba que na grande maioria das vezes, os produtos químicos que citamos no tópico anterior são encontrados nas tinturas permanentes.
Por isso, se você quiser ficar “parcialmente” livre de riscos, poderá investir na aplicação de tinturas semipermanentes durante o período de amamentação.
Entretanto, esse tipo de tintura possui uma durabilidade menor em comparação a tintura permanente.
Uma outra maneira de pintar o cabelo amamentando com segurança é fazer uso de um spray temporário.
Esse Spray ajuda a esconder os fios brancos ou a retocar a raiz do cabelo, semelhante a uma maquiagem para cabelo, pois não se fixam ao fio, por isso saem após a lavagem do cabelo.
Ou seja, existem outras opções para quem deseja pintar o cabelo amamentando em segurança, além do uso de tinturas permanentes.
Saiba como pintar o cabelo com segurança
Para garantir a segurança do seu bebê ao pintar o cabelo, separamos algumas dicas úteis:
- Tire esse momento para si mesma: Pintar o cabelo exige um pouco de paciência e dedicação, por isso, se você puder, prefira fazer isso enquanto o seu bebê estiver dormindo para conseguir fazer com calma.
- Faça em um ambiente bem ventilado: A ventilação do ambiente é fundamental para que eliminar os vapores químico, pois eles podem ser irritantes e potencialmente prejudiciais quando inalados em quantidades excessivas;
- Espere apenas o tempo mínimo: Ao aplicar a tintura, certifique-se de que você está seguindo as instruções de uso, se possível, permaneça com ela na cabeça apenas pelo tempo mínimo necessário para minimizar os riscos.
- Proteja-se: Utilize luvas e toalhas para evitar o contato direto da tinta com o seu corpo, quando menor a exposição aos químicos.
- Enxágue cuidadoso: Na hora de remover a tinta, certifique-se de enxaguar bem e remover completamente o produto, ajudando a minimizar os riscos para o seu bebê.
Agora você já sabe se quem está amamentando pode pintar o cabelo
Através desse conteúdo, buscamos apresentar que é possível pintar o cabelo durante a amamentação.
Se você está com dúvidas ou se sente insegura, converse com o pediatra do seu filho para que ele possa fazer uma análise ampla considerando a saúde do bebê.
Continue lendo mais
Remédio para dor no joelho: 11 opções para aliviar a dor
Hipertireoidismo sintomas: Conheça os principais
Constelação familiar: O que é e para que serve
Alergia a picada de inseto: o que fazer?
Placa de bruxismo: o que é e quando utilizar?
Nomes japoneses femininos: 169 opções para escolher