julho 2024
Leitura: 19 min.
Perder peso rápido pode ser um objetivo em comum de algumas pessoas, principalmente durante o período que antecede um evento importante.
Esse objetivo pode ser alcançado através de dicas práticas que ajudam no emagrecimento, entanto, nesses casos, é preciso também manter a preocupação com a saúde.
Pois quem perde peso rápido pode enfrentar algumas dificuldades e consequências que podem interferir na qualidade de vida.
A perda de peso rápida também pode se tornar uma preocupação, pois ela pode ser um sinal de algum problema de saúde.
E com tantos cenários envolvidos no emagrecimento, criamos um conteúdo completo e informativo para você que quer perder peso rápido.
Sumário
12 dicas de como perder peso rápido
Se você está procurando maneiras de como perder peso em rápido em uma semana, ou em um curto período de tempo, não deixe de conferir essas dicas úteis que separamos.
Cuide da sua alimentação
O primeiro passo para quem deseja perder peso rápido é observar a sua própria alimentação.
Essa observação pode ser realizada por meio de um diário alimentar, onde você vai analisar o que você come ao longo do dia, e anotar as quantidades de alimentos que foram ingeridos.
Esse exercício é ótimo para conhecer quais são os hábitos alimentares que devem ser modificados.
Desse modo, também é possível eliminar alimentos com alto teor e concentração de gorduras e carboidratos, ou pelo menos reduzir suas quantidades melhorando a sua alimentação.
Inclusive é também uma ótima forma de descobrir se você não anda ingerindo alimentos fora de hora por conta da ansiedade também.
Invista em dietas saudáveis
Na maioria das vezes quem quer, ou precisa, perder peso rápido acaba se apegando a qualquer tipo de dieta disponível na internet.
O aspecto negativo é que, em alguns casos, essas dietas são muito restritivas e difíceis de manter.
E isso faz com que a pessoa desista da dieta e adquira os quilos que perdeu, senão quilos a mais, em pouco tempo.
Não há nada de errado em utilizar as dietas como ferramenta de emagrecimento, mas é fundamental que elas sejam sua aliada.
A dieta low carb, por exemplo, é uma opção de dieta para perder peso rápido, pois ela se baseia na redução da ingestão de carboidratos, ao invés de restringi-los completamente.
Desse modo, é mais fácil mantê-la em comparação com outras dietas que restringem totalmente os carboidratos
Faça uma atividade física
O recomendado para quem quer perder peso rápido é iniciar uma atividade física e manter cerca de 150 a 200 minutos de exercício por semana.
Exercícios físicos contribuem com a queima de calorias e aceleram o metabolismo contribuindo com a queima de gordura.
Você pode tentar algumas opções de exercícios e ver qual delas se adapta melhor a sua rotina, podendo escolher desde uma simples caminhada a até treinos mais pesados como o crossfit.
Além dos exercícios citados acima, ainda existem outras opções como atividades aeróbicas, como dança, corrida, natação e bicicleta, e de resistência, como musculação, calistenia e GAP.
E, caso não saiba por onde começar com o treinamento Desafio 19 dias você não estará sozinho.
Ele é um treinamento completo com foco em fazer com que você chegue no seu peso ideal em apenas 19 dias, além de contar com cardápios e receitas para melhorar sua alimentação.
Aprecie a comida e respeite a sua saciedade
No dia a dia de quem almeja perder peso rápido pode-se levar em consideração que comer devagar e apreciar a refeição ajuda na sensação de saciedade.
Pois, quanto mais devagar você ingere a comida, mais sinais o seu cérebro recebe de que você está saciado diminuindo a ingestão de porções extras.
Por isso, enquanto estiver comendo evite as distrações, e mantenha uma pausa entre a ingestão de uma porção e outra.
Uma outra dica importante é respeitar a saciedade do seu estômago, mesmo que você tenha exagerado na porção, não é necessário comer todo prato, basta guardar a comida para depois.
Aprenda a reconhecer quando você está saciado da fome e quando está comendo só porque gosta daquela comida e consequentemente exagerando na porção.
Aumente a ingestão de água
A água é um elemento vital para quem quer perder peso rápido, pois ela ocupa espaço no estômago consequentemente aumenta a sensação de saciedade diminuindo a vontade de comer.
Além disso, a ingestão de água ajuda a diminuir a sensação de inchaço no corpo, pois ajuda a eliminar as toxinas.
O ideal é que você beba cerca de 1 litro de água para cada 23 kg, mas esses valores podem variar dependendo da idade e também se o indivíduo é praticante ou não de atividade física.
A ingestão de água é um hábito a ser praticado diariamente e quem sente dificuldade pode optar por ingerir chás sem açúcar.
Aumente a quantidade de proteínas nas suas refeições
Quem deseja perder peso rápido precisa diminuir a quantidade de carboidratos ingeridos, mas também é fundamental aumentar a quantidade de proteínas presentes na sua alimentação.
Pois, os alimentos ricos em proteínas contribuem para a liberação de um importante hormônio que promove a sensação de saciedade.
Desse modo, eles contribuem para que você precise consumir alimentos em menores quantidades.
Inclua legumes e alimentos ricos em fibras no seu cardápio
Os legumes, algumas frutas e os cereais são alimentos ricos em fibra que podem ser um aliado para quem quer perder peso rápido.
Pois as fibras contribuem muito para a digestão do alimento criando um gel no estômago e prolongando a sensação de saciedade.
Além disso, são importantes aliadas no combate ao intestino preguiçoso e desse modo ajudam a reduzir a sensação de inchaço.
Dentre os principais alimentos ricos em fibras podemos citar: aveia, alimentos integrais, feijão, maçã, abóbora, tomate e outros.
Coma lanches entre as refeições
Algumas pessoas acham que para perder peso rápido devem diminuir a frequência das refeições, mas a verdade é que passar fome pode atrapalhar o emagrecimento.
Principalmente porque muitas acabam descontando na refeição seguinte, e a fome também pode aumentar a vontade de comer alimentos rápidos como biscoitos, salgadinhos e etc…
Por isso, é importante saber o que comer para perder peso rápido, planejando todas as suas refeições e evitando cair em tentação.
Fique longe de alimentos com sódio e ultra processados
Você já deve ter percebido que para perder peso rápido é necessário ter um controle da sua alimentação e mudar principalmente os hábitos alimentares, por isso é importante saber também quais alimentos você deve evitar.
Os alimentos ultra processados, como os embutidos, são alimentos pobres em fibras e ricos em sódio e gorduras.
Além de aumentarem e estimularem a fome, possuem ingredientes que estimulam o prazer e a vontade de comer, podendo fazer você sair da sua dieta.
Ou seja, são inimigos de quem quer perder peso rápido. Alguns alimentos que devem ser evitados são:
- Refrigerantes;
- Salsichas, linguiças e etc;
- Empanados;
- Cereais com açúcar;
- Sorvetes;
- Biscoitos e salgadinhos;
- Fastfood.
Melhore a sua qualidade de sono para perder peso rápido
Perder peso rápido também implica em ter uma boa noite de sono com sono reparador, pois ela é responsável por produzir hormônios importantes para o nosso organismo.
Por exemplo, o GH é um dos hormônios que só é produzido enquanto dormimos e ele regula a grelina que também é um hormônio muito importante, pois ele estimula a fome diminuindo neste período.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas são ricas em calorias e podem dificultar o alcance do seu objetivo de perder peso rápido.
Além disso, elas contribuem para o aparecimento da barriga, e na maioria das vezes são servidas junto com alguns petiscos que podem acabar atrapalhando a sua dieta e reeducação alimentar.
Diminua o tamanho do seu prato
Quanto menor o prato onde servimos a comida, maior é a sensação de que ele está cheio mais rapidamente.
E isso com certeza contribui para que você passe a ingerir menores porções de comida.
O que comer para perder peso rápido?
Falamos sobre diversos alimentos que devem ser evitados se você quer perder peso rápido.
Mas se você ainda não sabe quais alimentos você pode incluir na sua alimentação, aqui vão algumas dicas de alimentos de baixo teor calórico para incluir na sua dieta:
- Temperos naturais: Vinagre, alecrim e orégano;
- Frutas com baixo teor calórico: Abacaxi, maçã, kiwi, limão e mamão;
- Hortaliças e legumes: Abobrinha, tomate, alface, repolho, brócolis e pepino;
- Alimentos integrais: Pão integral, macarrão integral, arroz integral e aveia;
- Bebidas vegetais: Leite de soja e de aveia;
- Laticínios: Queijos brancos, leite desnatado e iogurte desnatado;
- Carnes: frango, peixes e frutos do mar.
Perder peso rápido o que pode ser?
Se você estiver perdendo peso rápido mesmo sem estar de dieta, ou ter mudado seus hábitos, pode ser um indicativo de um problema sério de saúde.
Dentre as principais doenças que fazem perder peso rápido podemos citar:
- Doenças relacionadas ao aparelho gastrointestinal: doença de Crohn, úlceras, colite ulcerativa, pancreatite crônica, isquemia mesentérica ou doença celíaca;
- Alterações neurológicas: doença de Parkinson, demência, esclerose múltipla ou AVC;
- Doenças que afetam o sistema endócrino: como hipertireoidismo, insuficiência adrenal ou diabete não controlada;
- Doenças pulmonares: enfisema pulmonar ou bronquite crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Doenças infecciosas: Causadas por vírus ou bactérias (tuberculose ou HIV);
- Doenças cardíacas: Insuficiência cardíaca avançada;
- Câncer, leucemia ou linfoma.
- Doenças e problemas orais: Aftas na boca, garganta, úlceras, cáries dentais
Outros motivos comuns para a perda de peso rápida são:
- Distúrbios psicológicos: Como a ansiedade e a depressão que podem causar perda de apetite;
- Abuso de substâncias químicas: Álcool e drogas também podem levar um indivíduo a perder peso rapidamente.
- Avanço da idade: Ocorre uma redução natural do apetite e consequentemente perder peso rápido.
- Gestação: no início da gravidez a mulher tende a sofrer com enjoos e vômitos podendo levar a uma perda de peso rápida.
- Amamentação: A amamentação é um processo que contribui com a queima de calorias, portanto é natural perder peso rápido.
É importante sempre consultar um profissional de saúde para avaliar as causas e obter um diagnóstico profissional.
Conheça os riscos de perder peso rápido
Independentemente de ser por um problema de saúde, ou por vontade própria, perder peso rápido pode trazer algumas consequências para o seu organismo.
Por isso, é importante estar ciente das consequências antes de iniciar qualquer tipo de dieta ou atividade:
- Flacidez da pele: A pele perde nutrientes e não consegue repor deixando-a com um aspecto nada saudável, além de maleável;
- Fraqueza: Quando não há ingestão de nutrientes podendo até mesmo desencadear episódios de anemia;
- Queda de cabelo e unhas: Também podem resultar devido a falta da ingestão de nutrientes adequados para quem quer perder peso rápido;
- Efeito sanfona: Ao mesmo tempo que a pessoa perde peso rápido, se ela para com as medidas que adotou ela tende a ganhar até o dobro do peso que perdeu;
- Problemas de fígado: O fígado começa a queimar gordura mais rápido, porém pode acabar ficando sobrecarregado;
- Baixa imunidade: Também ocorre quando a dieta não é adequada e faltam nutrientes, principalmente vitamina C, para fortalecer o sistema imunológico;
- Queda de libido: Em alguns casos perder peso rápido pode acarretar em desregulação hormonal, e afetar o desejo sexual;
- Alterações de humor: Também não é incomum ser afetado pelo desequilíbrio hormonal em conjunto com a falta de vitaminas.
Agora você já sabe tudo sobre perder peso rápido
Através deste conteúdo buscamos apresentar dicas de como perder peso rápido, as consequências e também as possíveis doenças que podem estar envolvidas na perda de peso.
Se você quer perder peso rápido deve ter acompanhamento profissional de um nutricionista, e para aqueles que desconfiam de algum problema de saúde também devem procurar ajuda profissional.
O clínico geral é o profissional de saúde adequado para fazer uma avaliação prévia do seu estado de saúde, e posteriormente, se necessário, fazer o encaminhamento para o especialista.
Continue lendo mais
Testosterona: o que é e para que serve?
Tomar açaí dá cólica no bebê?
Dor de dente: Conheça as causas e como tratar!
Melhor barra de proteína em 2023: 14 opções
Melhor tenis para treino: 10 opções para você!
Minoxidil: Para que serve e quando fazer seu uso?