agosto 2023
Leitura: 17 min.
Conhecer os benefícios do chá de erva cidreira vai te ajudar a melhorar sua saúde, pois é um chá rico em propriedades medicinais e terapêuticas.
O chá de erva cidreira é feito através da planta Melissa officinalis, que pertence à mesma família do boldo e da hortelã.
Essa planta é utilizada há mais de séculos para combater uma série de sintomas e problemas de saúde por ser rica em diversos nutrientes.
E, por isso, é importante não desperdiçar a oportunidade de conhecer quais são os benefícios envolvidos no consumo desse chá.
Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo com tudo que você precisa saber sobre os benefícios do chá de erva cidreira.
Sumário
Quais propriedades originam os benefícios do chá de erva cidreira?
A origem dos benefícios do chá de erva cidreira se dá através da composição rica em uma série de nutrientes, compostos e ativos presentes na planta.
Conhecida também como chá de capim cidreira, ou erva cidreira capim, essa planta se tornou muito popular por conta do seu alto poder medicinal.
Seu consumo está associado à absorção de diversos tipos de nutrientes essenciais responsáveis por contribuir com a sua saúde e o seu bem estar.
Afinal é uma planta rica em ferro, cálcio, potássio, manganês, magnésio, fósforo, cobre, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e vitamina C além de ser uma fonte rica de compostos fenólicos e flavonoides.
Por isso, ela é utilizada como tratamento para diversas condições e problemas de saúde que vão desde problemas digestivos a até questões relacionadas com ansiedade e estresse.
Ou seja, existem muitos benefícios da erva cidreira que podem ser aproveitados por você e para o consumo em casa.
Pois o chá de erva cidreira pode ser encontrado facilmente em farmácias, drogarias, supermercados e até mesmo online.
Conheça quais são os benefícios do chá de erva cidreira
Agora que você já conhece alguns dos principais nutrientes relacionados ao consumo do Chá, vamos apresentar quais os benefícios do chá de erva cidreira podem promover uma melhora na sua saúde e no seu bem-estar.
Remédio caseiro para dor de barriga
Se você costuma sofrer muito com problemas gastrointestinais saiba que uma das propriedades do chá de erva-cidreira é também ser um chá para dor de barriga.
Isso porque ele é rico em vitaminas pertencentes ao complexo B, como as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 que agem diretamente na produção de enzimas digestivas.
Além disso, ela também funciona como protetor gástrico, por isso, pode ser uma aliada muito importante para tratar problemas estomacais principalmente quando consumida previamente a ingestão de alimentos.
Auxilia a eliminação de gases
Um dos benefícios do chá de erva cidreira é ser um chá para gases, por contribuir com a sua digestão ele também é responsável por auxiliar na eliminação de gases presos.
Além disso, ela ajuda a relaxar a musculatura do intestino e consequentemente reduz o desconforto causado pelo acúmulo de gases.
Você pode fazer o consumo diário desse tipo de chá logo após cerca de 20 minutos após as principais refeições.
Reduz a sensação de mal-estar decorrente de náuseas e enjoos
Enjoo e mal-estar podem ser resultantes de problemas gastrointestinais, e o consumo do chá de erva cidreira pode ajudar.
Ele possui em sua composição ácido rosmarínico na sua composição, além de citral, geraniol e beta-cariofileno, com ação anti-inflamatória e antioxidante.
Melhora a qualidade do sono
Um dos benefícios do chá de erva cidreira é também a melhora na qualidade do sono, pois a erva cidreira possui compostos fenólicos na sua composição.
Os compostos fenólicos presentes no chá de erva cidreira, como ácido rosmarínico, possuem propriedades calmantes e sedativas.
Tomar chá de erva cidreira duas vezes ao dia por 15 dias pode ajudar a melhorar pessoas com insônia.
Para obter esse efeito é possível consumir duas xícaras de chá de erva-cidreira, uma no início da tarde e outra até 30 minutos antes da hora de dormir.
Reduz a ansiedade e o estresse
Um outro benefício do chá de erva cidreira é um chá para ansiedade, ou seja ele ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade por conta do ácido rosmarínico.
Esse ácido está presente na composição e auxilia na estimulação de um importante neurotransmissor, o GABA que ajuda a promover o relaxamento do corpo e o bem-estar.
Desse modo, ele pode ser responsável por sua ação tranquilizante e também redutor de agitação e nervosismo.
Você pode consumir o chá ou consumir cápsulas de 300 a 600 mg de erva-cidreira.
Alivia as dores de cabeça
Proporcionar alívio da dor de cabeça está entre outros benefícios do chá de erva cidreira, por conta do ácido rosmarínico.
Além de promover alívio do estresse, também possui propriedades analgésicas, relaxantes e anti-inflamatórias.
Desse modo, ele ajuda a reduzir a tensão e relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e reduzindo a dor de cabeça.
Lembre-se que a dor de cabeça é´um sintoma comum em diversas condições de saúde, portanto
Alivia os sintomas da TPM
O ácido rosmarínico, presente na composição do chá de erva cidreira, também é responsável por reduzir os sintomas de TPM.
A tensão pré menstrual é uma condição que antecede o período menstrual e os sintomas geralmente se manifestam em até 10 dias antes.
Esses sintomas podem incluir principalmente inchaço, alterações de humor, nervosismo, ansiedade e cólicas.
Além de contribuir com a melhora do humor, o chá de erva cidreira possui propriedades analgésicas e antiespasmódicas que são responsáveis por reduzir as cólicas menstruais.
Fortalece o sistema imunológico
Um dos benefícios do chá de erva cidreira é o fortalecimento do seu sistema imunológico, pois ele é uma fonte rica em vitaminas C, B e E.
Eles auxiliam na eliminação de toxinas do organismo e também na redução de quadros febris.
Combate infecções causadas por fungos e bactérias
Alguns estudos contribuem mostram que os benefícios do chá de erva cidreira é que os compostos fenólicos presentes na composição da erva são capazes de eliminar fungos e bactérias que podem causar infecções e problemas de saúde, como:
- Infecções pulmonares
- Infecções nos ouvidos
- Infecções urinárias;
- Infecções gastrointestinais;
- Infecção urinárias;
- Infecções intestinais;
Entretanto, os estudos foram realizados in vitro e a eficácia em humanos ainda está sendo investigada.
Combate a herpes labial
Além dos benefícios para o seu sistema imunológico, ele também ajuda a inibir a reincidência do herpes labial.
Reduz o tempo de cicatrização e também age na redução dos principais sintomas como queimação, pontadas, inchaço e vermelhidão.
Diminui a pressão arterial
O efeito relaxante do chá de erva cidreira pode auxiliar quem sofre de pressão alta, uma vez que ele contribui para relaxar os vasos sanguíneos e a musculatura.
Com isso, a pressão arterial tende a reduzir e consequentemente a dor de cabeça tensional também, ou seja é uma opção de remédio caseiro para pressão alta.
Desse modo, podemos inferir que o chá de capim cidreira abaixa a pressão arterial.
Ação antioxidante
Um outro benefício do chá de erva cidreira é sua composição rica em compostos fenólicos, flavonoides.
Principalmente os ácidos rosmarínico e o cafeico, eles possuem ação antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e consequentemente reduzir o dano celular.
Com isso ele pode reduzir e auxiliar a prevenção de doenças que estão associadas ao estresse oxidativo, como doenças cardiovasculares.
Faz bem à pele
Seu efeito calmante também é um dos benefícios do chá de erva cidreira para a pele, pois ele é calmante.
Além disso, o uso desse chá como compressas nos olhos ajuda a eliminar olheiras e é possível utilizá-lo como tônico facial.
Ajuda a perder peso
Por fim, o chá de erva cidreira contribui para a perda de peso, pois ele é rico em antioxidantes, e auxilia o organismo a liberar toxinas que causam inchaço abdominal.
Aliado a uma combinação de antioxidantes e dietas detox ele pode ser muito útil para promover a perda de peso.
Como fazer uso dos benefícios do chá de erva cidreira
Além do consumo do chá de erva cidreira também é possível preparar outras opções para se beneficiar com os nutrientes contidos nessa erva.
Chá de erva cidreira
Para desfrutar dos benefícios do chá de erva cidreira basta utilizar as suas folhas secas e frescas, pois é a parte da planta que contém a maioria das suas propriedades.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
- Adicione as folhas de erva-cidreira na água fervente;
- Tampar e deixar repousar por alguns minutos;
- A seguir, coar e beber de 3 a 4 xícaras deste chá por dia;
Chá de erva cidreira com gengibre e limão
Os benefícios do consumo de chá de erva cidreira com gengibre e limão auxilia a digestão, aceleram o metabolismo e também fortalecem o sistema imunológico.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
- 1 envelope de chá (capim cidreira) ou a própria erva
- 2 rodelas de limão taiti
Modo de preparo
- Adicione as folhas de erva-cidreira na água fervente;
- Inclua as rodelas de gengibre e tente exprimir as rodelas de limão para tirar o suco;
- Tampe e deixe repousar por alguns minutos;
Suco de erva cidreira
Enquanto o suco de erva cidreira é preparado com as folhas frescas ou secas é uma ótima opção para se manter hidratado no verão.
Ingredientes
- 1 xícara folhas de erva-cidreira picada;
- 200 mL de água gelada;
- Suco de 1 limão;
- Gelo a gosto;
- Mel para adoçar
Modo de preparo
- Bata todos os ingredientes no liquidificador
- Coe
- Adoce com o mel
Esse chá pode ser consumido de 1 a 2 copos por dia.
O que é preciso saber antes de consumir chá de erva cidreira?
Embora seja uma opção natural, é preciso respeitar o consumo diário recomendado que pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A orientação para consumo é de no máximo três vezes ao dia, e também no máximo quadro gramas de folhas a cada 150 ml de água.
Pois, por possuir propriedades calmantes e relaxantes o chá pode causar uma frequência cardíaca lenta e deixar a pressão arterial mais baixa do que o recomendado,
Além disso, alguns sintomas podem ser associados ao consumo excessivo como:
- Irritação gástrica
- Náusea
- Diarreia
- Diminuição da frequência cardíaca
- Hipotensão.
O chá de erva cidreira pode ser consumido por grávidas e lactantes, entretanto é sempre importante consultar a orientação médica e ouvir uma opinião profissional.
Agora você já conhece os benefícios do chá de erva cidreira
Através desse conteúdo buscamos apresentar quais são os benefícios do chá de erva cidreira para a sua saúde.
Ressaltamos a importância de procurar um profissional especializado para avaliar o seu histórico de saúde e verificar a possibilidade de tratamento a fim de determinar um remédio eficaz.
Ou seja, esse conteúdo não substitui a avaliação de um especialista, portanto não o siga com propósito de obter autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Creatina: Para que serve e como tomar
34 Melhores sites de psicólogos online
Autoestima baixa: O que é e como melhorar?
15 alimentos ricos em lipídios
Zolpidem: Para que serve e quais são os efeitos?
O que é e como tratar a gordura no fígado? Descubra!