outubro 2023
Leitura: 18 min.
Você sabia que os primeiros sintomas de câncer de mama são silenciosos, e quase imperceptíveis?
Na maioria das vezes os sintomas, ou os sinais de câncer, só são percebidos quando a doença já está em um estágio mais avançado.
Por isso, a recomendação do Ministério da saúde é realizar o exame de toque e apalpar as mamas periodicamente a fim de identificar caroços no seio.
Assim é possível realizar um autodiagnóstico, e um posterior diagnóstico precoce da doença que pode fazer toda diferença no tratamento de homens e mulheres.
E, para que você possa estar atento e conhecer quais são os principais sintomas de câncer de mama, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Por que é importante conhecer os sintomas de câncer de mama?
Os sintomas do câncer de mama são a maneira mais fácil de identificar a doença e procurar um atendimento médico qualificado para obter o diagnóstico.
O câncer de mama é uma doença que se define pela proliferação anormal e rápida de células presentes no tecido mamário.
Essas células além de crescerem podem se espalhar para outras partes do corpo e dificultar o tratamento.
Em grande parte dos casos a doença se manifesta de forma silenciosa em sua fase inicial o que dificulta um diagnóstico precoce.
O estágio inicial é o cenário onde há maiores chances de cura chegando em até 95% dos casos.
Ou seja, não é incomum que os sintomas de câncer de mama só sejam percebidos quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado,
Por isso o monitoramento e o autodiagnóstico são essenciais para identificar o câncer de mama inicial.
O Ministério da saúde recomenda que mulheres realizem mamografias anuais ao atingirem os 40 anos.
A partir de 50 a 69 anos, as mulheres que não tenham sinais ou sintomas de câncer deverão incluir uma mamografia de rastreamento a cada dois anos em seus exames de rotina.
Por outro lado, a recomendação para aquelas mulheres que possuem histórico familiar de câncer, é que o rastreamento seja iniciado dez anos antes da idade que a familiar tinha quando recebeu o diagnóstico.
Embora o câncer de mama seja mais comum em mulheres, homens também podem desenvolver a doença, normalmente acomete homens acima dos 60 anos.
Entretanto, não há rastreamento para o câncer de mama em homens, e por isso reconhecer os sintomas de câncer é fundamental para esse grupo.
Faça o autoexame e cuide da sua saúde
Além de ter consultas frequentes com o seu ginecologista e realizar a mamografia periodicamente, uma das maneiras de autocuidado e de descobrir sintomas de câncer de mama é realizando o autoexame.
Apesar dele não substituir o exame clínico, ele é importante para que você possa conhecer mais sobre o seu corpo e identificar quando algo não vai bem.
Portanto, siga os passos para realizar o autoexame:
- Em pé de frente para o espelho observe o seus seios;
- Faça uma análise detalhada dos bicos, verificando a presença de feridas, rugosidades ou manchas avermelhadas.
- Em seguida, deite-se na sua cama apalpar a mama esquerda com a mão direita com movimentos circulares suaves apertando levemente com a ponta dos dedos.
- Repita os movimentos na outra mama;
Conheça quais os sintomas de câncer de mama
Normalmente, os sintomas de câncer de mama em jovens e adultos são os mesmos, no início podem se restringir a presença de um nódulo, nem sempre esse nódulo é perceptível.
Como já comentamos, não é fácil ou comum identificar os sinais dessa condição no estágio inicial, mas a medida em que ela vai avançando ela vai se tornando cada vez mais aparente e é possível observar os seguintes sinais:
Presença de nódulo ou caroço endurecido
Se inicialmente é difícil notar a presença do nódulo, com o avanço da condição ele vai se tornando cada vez maior e ficando mais perceptível.
O nódulo está presente em cerca de 90% dos casos de mulheres que perceberam o câncer em si mesmas e por isso é um dos sintomas câncer de mama mais comuns.
Normalmente ele está localizado na mama ou na axila, na maioria dos casos é indolor, mas pode causar algum desconforto.
Ele tem como característica principal a rigidez e imobilidade, ou seja permanece fixo no mesmo lugar. Na mamografia normalmente se destaca por seu formato irregular.
Nem sempre a presença de um nódulo na mama é indicativo de câncer, pois existem outras condições benignas que também podem ter como sintoma a presença de um nódulo.
O importante é sempre investigar assim que você perceber a presença de uma massa endurecida na mama, portanto não deixe de consultar com um mastologista para que ele possa requisitar outros exames.
Secreção líquida
Um outro sintoma muito importante para quem deseja saber quais são os sintomas do câncer de mama é a presença de uma secreção no mamilo, ou bico do seio.
A secreção costuma ter um aspecto ralo, turno com coloração esbranquiçada ou até mesmo transparente, mas também podem ter aparência sanguinolenta.
Ela ocorre de maneira unilateral e espontânea, ou seja, apenas em uma das mamas e sem a necessidade de apertar para que ela extravase.
Inchaço da mama e vermelhidão
A mama apresenta vermelhidão, pois estará submetida a um processo inflamatório constante, desse modo permanece inchada e dolorida mesmo dias após o período menstrual.
É importante conhecer o seu corpo, olhe a mama de frente para um espelho e analise se ela parece mais inchada ou maior do que ela costumava ser.
Inversão do mamilo
A inversão do mamilo é um outro sintoma clássico, caracterizado pelo afundamento da pele na região mamilar, e até mesmo a inversão do mamilo que pode ocasionar dor na região.
Acompanhado desse sintoma a pele pode apresentar um aspecto repuxado que é característico de quando o tumor está localizado atrás da aréola.
Existem mulheres que nascem com o bico do seio invertido, e nessas condições ele não está relacionado a tumores.
Entretanto, se o bico do seio não for invertido originalmente e se retrai pode ser sintoma de uma infecção.
Alteração na coloração da aréola
Um outro dos sintomas de câncer de mama que também é perceptível e pode chamar atenção é a alteração na coloração da aréola (região escurecida que fica ao redor do bico).
Ela pode apresentar uma coloração mais avermelhada, ou então uma descamação da pele, essa alteração também pode ser resultado de uma reação alérgica.
Entretanto é preciso investigar mais a fundo, principalmente se vier acompanhada de outros sintomas já citados.
Formação de feridas e crostas
A pele fica bastante sensibilizada e por isso, é possível notar úlceras, feridas ou crostas na região dos mamilos ou então no seio.
Entretanto, dê uma atenção em especial ao bico do seio, pois ele tende a ficar com um aspecto de rachadura, e posteriormente apresentar uma ferida.
Também pode ocasionar irritação que resulta em coceira na mama ou na auréola, além disso esteja atento para endurecimento ou texturas diferentes.
Mudanças na textura da pele
A pele sofre diversas alterações e esses sintomas de câncer de mama costumam ser bastante perceptíveis.
Ela se torna mais espessa podendo apresentar ondulações, como se tivessem pequenas crateras, por esse motivo é comum dizer que ela fica com um aspecto enrugado, semelhante a uma casca de laranja.
Mudanças no formato e tamanho
O seio pode apresentar mudanças no formato, apresentando sulcos, uma região mais densa e predominante próximo ao tumor.
A assimetria das mamas também pode ocorrer e fazer com que um dos seios fique maior do que o outro.
Coceira
Coceira pode ser um sintoma de diferentes condições, desde a pele seca até inflamações, por isso que isoladamente esse sintoma não diz muito sobre o câncer de mama.
Entretanto, quando analisado como um conjunto e acompanhado com outros sintomas como erupção cutânea, vermelhidão, inchaço e secreção pelo mamilo pode indicar a necessidade de procurar um profissional de saúde.
Nódulos e inchaços nas axilas
A presença de nódulos axilares e inchaços pode ser um sinal de câncer de mama avançado uma vez que significa que ele já alcançou os gânglios do sistema linfático.
Entretanto, é importante ter uma avaliação clínica e apenas a biópsia pode indicar ou comprovar os estágios em que o câncer se encontra.
Sintomas de câncer de mama avançado
Definir os câncer de mama fase terminal sintomas é bastante difícil uma vez que cada organismo tem uma forma diferente de reagir.
No geral, é preciso que a pessoa não tenha notado nenhum dos sintomas somáticos para chegar a esse estado, ou então não tenha respondido bem aos tratamentos propostos pelos profissionais de saúde.
Nesse estágio é bem provável que o câncer já tenha se espalhado pelos outros órgãos como pulmões, cérebro ou coluna.
Por isso, alguns sintomas podem incluir fadiga, falta de ar, perda de peso, dor óssea, dor nas mamas, secreção mamilar, convulsões e icterícia.
Sintomas de câncer de mama em homens
Os sintomas no gênero masculino são bem semelhantes aos descritos acima, entretanto como não existe uma preocupação constante, uma vez que o índice de câncer de mama em homens é bastante baixo.
De uma maneira geral, os homens costumam a perceber o câncer quando identificam a presença de um caroço na mama, próximo ao mamilo, liberação de secreção pelo bico ou então alterações na auréola e no bico do seio.
Junto a isso é possível sentir um inchaço, e às vezes até mesmo dor e desconforto, por isso é preciso atenção.
Lembre-se que apesar de ser mais comum em homens com idade acima dos 50 anos, se você tem histórico de câncer de mama na família, é importante fazer a autoavaliação constantemente.
Sintomas de recidiva de câncer de mama
Em alguns casos, o câncer de mama pode retornar e esse cenário é chamado de recidiva do câncer de mama, pois ocorre depois de finalizar uma parte ou todo tratamento.
Casos de recidivas são mais comuns nos primeiros 5 anos após a finalização do tratamento, entretanto pode acontecer em qualquer momento da vida.
Os sintomas mais comuns recidiva são:
- Vermelhidão
- Inchaço local
- Caroços
Entretanto, se você já passou pelo tratamento é bem provável que faça visitas periódicas ao seu mastologista, caso tenha notado algum sintoma converse com o seu médico.
Identifiquei os sintomas de câncer de mama, e agora?
Se você fez uma análise e percebeu que está com alguns dos sintomas de câncer de mama não se desespere.
É importante em um primeiro momento buscar a orientação de um mastologista para que ele possa requisitar os exames que irão confirmar o diagnóstico.
É bem provável que seja necessário a realização de uma mamografia seguida de uma biópsia, e exame imunohistoquímico para a identificação do tipo de câncer.
Os próximos passos serão o encaminhamento para o tratamento que deverá ser avaliado individualmente, podendo incluir quimioterapia, radioterapia, terapia-alvo e a cirurgia para retirada do tumor.
O SUS oferece gratuitamente os exames e também o tratamento para o câncer, todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia.
No atendimento paciente de câncer encontrará desde um exame até cirurgias mais complexas.
Agora você já conhece os sintomas de câncer de mama
Através desse conteúdo buscamos apresentar os principais sintomas de câncer de mama que é uma doença silenciosa em seu estágio inicial, portanto requer bastante atenção.
Lembre-se da importância de estar com seus exames em dia e também de consultar um médico periodicamente, para detectar a doença em seus estágios iniciais e ter maiores chances de cura.
O conteúdo descrito neste artigo é apenas informativo, e não recomenda-se utilizá-lo para fins de autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Colágeno: O que é e para que serve?
Remédio caseiro para catarro: 12 receitas
Antibiótico para garganta inflamada
Nomes de bebês: 288 opções para escolher
Quando a tosse é preocupante?
Placa de bruxismo: o que é e quando utilizar?