Afta na garganta: Conheça os principais sintomas

outubro 2022

Leitura: 15 min.

A afta na garganta pode ser caracterizada por uma lesão ou ferida que gera dor e desconforto, principalmente na hora de engolir e falar. 

Embora exista a crença, no senso comum, de que elas podem aparecer apenas na boca e na língua, sabe-se que isso não é verdade e que elas também podem surgir em outros lugares, como a garganta. 

O surgimento dessa ferida pode ser consequência de diversos fatores, que vão desde estresse prolongado, até câncer e infecções por vírus.

Por isso, é importante conhecer as principais causas de afta na garganta e garantir que você tenha um diagnóstico correto e um tratamento mais tranquilo.

Quais são os sintomas de afta na garganta?

Os principais sintomas de afta na garganta são a dor e desconforto durante a fala ou durante a ingestão de alimentos.

A afta é uma ferida arredondada que geralmente é avermelhada nas bordas e esbranquiçada ao centro, sendo caracterizada como uma lesão ao tecido normal da mucosa presente na garganta.

Em alguns casos, essa lesão pode vir acompanhada de outros sintomas como febre, mal-estar geral, perda de peso e até mesmo a presença de gânglios e ínguas no pescoço.

A presença de afta na garganta, na maioria dos casos, não significa problemas graves, mas é preciso estar atento.

Pois, a frequência com que elas surgem e a demora com que elas levam a cicatrizar podem ser um indicativo de um problema mais sério.

O que causa afta na garganta?

Separamos uma lista com as principais causas de afta na garganta para que você possa identificar melhor os tipos de sintomas, e procurar o profissional de saúde adequado.

Fatores psicológicos

Fatores psicológicos e emocionais podem levar ao surgimento de períodos de estomatite aftosa, surgimento de afta na garganta sem causa específica. 

Algumas pessoas podem apresentar maior disposição genética para o desenvolvimento de aftas, tendo em vista que esse é um problema mais recorrente em mulheres.

Períodos de estresse, ansiedade, grandes emoções e até mesmo alterações hormonais decorrentes da própria menstruação podem desencadear o aparecimento de aftas. 

Tratamento: Os sintomas desaparecem com o tempo e há uma melhora do quadro geral em até 3 semanas, entretanto é possível consultar um clínico geral caso o desconforto seja muito grande.

Herpes

A infecção pelo herpesvírus também pode desencadear o surgimento de afta na garganta, na língua ou no céu da boca.

Esse sintoma não deve ser confundido com o sintoma tradicional da herpes que é caracterizada pelo surgimento de pequenas vesículas e bolhas nos lábios.

As aftas e outros sintomas podem ser mais intensos após a primeira ativação do vírus e serem mais brandos nas reativações, podendo não ter o surgimento de aftas

Tratamento: O quadro e a presença de afta na garganta tente a melhorar em algumas semanas, mas é importante buscar diagnóstico médico, pois a herpes é uma doença séria e pode ter seu quadro geral melhorado através do uso de medicamentos. 

Infecções virais

As aftas podem ser causadas até mesmo por um desequilíbrio na microbiota da boca quando você está com a imunidade comprometida ou mais baixa em decorrência de alguma infecção.

A infecção por HIV(vírus da imunodeficiência) tende a causar aftas também, que por sua vez são maiores, e mais dolorosas principalmente quando o paciente não está em tratamento.

Especificamente no caso de desconfiança de HIV, ou de outras doenças que possam afetar a sua imunidade, é importante buscar atendimento de um clínico geral ou infectologista.

A infecção por SARS-COV-2, ou a COVID-19, também pode levar a inflamação na mucosa oral e consequentemente levar ao surgimento de afta na garganta. 

Tratamento: Dependendo do diagnóstico o especialista receitará medicamentos que tratem ou minimizem os efeitos da doença, podendo até recomendar medicamentos que fortaleçam o seu sistema imunológico.

Alimentação

Nossa alimentação também é capaz de influenciar o aparecimento de afta na garganta, alguns alimentos podem afetar as mucosas ou deixá-las mais sensíveis.

Alimentos como pimenta, frutas cítricas, e bebidas industrializadas devem ser evitados, e além disso, a deficiência de nutrientes como a vitamina B, de ácido fólico e de ferro também são motivos para o desenvolvimento de aftas na garganta.

Tratamento: Evite a ingestão de alimentos porque possam provocar o surgimento de afta e mantenha uma dieta balanceada rica em nutrientes.

Os sintomas tendem a melhorar sozinhos, mas é possível tratar utilizando anestésicos e corticoides. 

Uso de medicamentos

Medicamentos como anti-inflamatórios,  e anti-hipertensivos, além de outros medicamentos utilizados no tratamento de câncer podem influenciar o surgimento de aftas na garganta. 

Portanto, é importante avaliar o surgimento das aftas dentro do período que você tenha iniciado o tratamento com algum tipo de medicamento. 

Tratamento: Jamais suspenda o uso de um medicamento sem a orientação médica, é fundamental entrar em contato com o seu médico para que ele possa adequar o tratamento ou oferecer outras alternativas, 

Lúpus

O Lúpus é uma doença autoimune que pode apresentar uma variedade de sintomas, entre eles podemos citar a presença de afta na garganta, no céu da boca ou nos lábios.

Geralmente, as aftas não são os únicos sintomas decorrentes dessa doença que também pode desencadear, dor nas articulações, perda de peso e indisposição. 

Tratamento: Se estiver sentindo algum sintoma de Lúpus além do aparecimento de aftas é totalmente válido visitar um médico reumatologista para receber o diagnóstico completo. 

Câncer oral

A afta na garganta pode ser câncer, pois ela é um sintoma característico de câncer oral. 

Geralmente elas são maiores e mais difíceis de cicatrizar do que as aftas causadas por estomatite aftosa, e dependendo da extensão do tumor, outros sintomas também podem estar presentes.

Esses sintomas podem incluir dor ao engolir, rouquidão, perda de peso e a presença de ínguas no pescoço.

Tratamento: Em caso de suspeita de câncer é importante consultar um médico como o clínico geral para avaliar o quadro, que pode pedir um exame de biópsia. Entre os principais tratamentos podemos citar a cirurgia para remoção do tumor, radioterapia e quimioterapia. 

salmoura para afta na garganta

O que é bom para afta na garganta?

Saber quanto tempo dura afta na garganta é fundamental para você compreender se precisa buscar a ajuda de um profissional de saúde especializado.

Em média, as aftas costumam durar de 10 a 14 dias, sendo que você irá enfrentar pelo menos 4 dias de dor.

Após esses 4 dias a tendência é a dor de garganta diminuir e a afta ir desaparecendo aos poucos.

Algumas dicas e estratégias podem ajudar você a descobrir como curar afta na garganta. 

Mantenha a sua higiene bucal em dia

Escove bem os dentes e utilize enxaguante bucal com um antisséptico para ajudar a manter a sua boca higienizada. 

Essa estratégia ajuda a eliminar as bactérias, que podem sensibilizar e irritar ainda mais o tecido afetado ou até mesmo formar novas aftas.

Embora seja fundamental manter seus padrões de higiene bucal, também é fundamental evitar produtos que contenham em sua composição  lauril sulfato de sódio para não irritar ou aumentar a inflamação. 

Fazer gargarejos com água morna e sal também pode ajudar, pois eles possuem propriedades antissépticas, deixando a região limpa. 

Para fazer, basta adicionar 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água morna.

Cuide a sua alimentação

Evite a ingestão de alimentos ácidos ou cítricos, pois eles podem sensibilizar e agredir a mucosa que já está machucada.

Corte da sua lista alimentos como limão, abacaxi, tomate, kiwi e laranja, pois a acidez aumenta a dor e o desconforto.

Você pode substituí-los por alimentos do complexo B, como banana, manga, iogurte desnatado ou suco de maçã.

Além disso, pode aumentar a ingestão de mamão, pois ele possui propriedades cicatrizantes que ajudam a melhorar o quadro.

Remédios para a afta

Dependendo da localização da afta é possível tratá-la através de pomadas corticoides e também anti-inflamatórios tópicos, como a Omcilon-A ou a Gingilone.

 Também é possível fazer o uso de pomadas anestésicas tópicas, como Xylocaína pomada 5%.

Outros remédios podem aliviar a dor como o Paracetamol e o Ibuprofeno, e dependendo do quadro é possível que o médico prescreva o uso de antibióticos para auxiliar o tratamento. 

É importante que o uso desses medicamentos sigam a prescrição médica, pois se utilizados de forma incorreta podem agravar os sintomas.

Quando procurar um médico por causa da afta na garganta?

É importante estar atento ao quadro clínico e saber quando buscar ajuda médica.

Pois, como já vimos,  apesar da afta ser um problema que pode surgir sem um motivo específico, ela também pode  ser sintomas de outras doenças.

Alguns sinais podem indicar que talvez esteja na hora de buscar ajuda profissional:

  •  Aftas muito volumosas;
  • Crises de aftas frequentes( mais de 6 vezes ao ano);
  • Difícil deglutição de comidas ou líquidos;
  • Sentir que a dor não passa com analgésicos comuns;
  • Se as lesões durarem mais de três semanas e acompanhadas de outro sintomas;
  • Febre e sensação de mal estar.

Ao procurar um profissional de saúde você poderá fazer exames para identificar a possível causa desde um hemograma completo, até exames de ferro, vitaminas e microbiológicos.

Um clínico geral pode fazer uma avaliação preliminar antes de passá-lo para um especialista.

Não esqueça que o dentista também é um profissional de saúde e que pode cuidar da sua saúde bucal.

Agora você já sabe as principais causas de afta na garganta

Esperamos que você tenha conseguido compreender as principais doenças que causam afta na garganta.

Embora não existam diferenças entre aftas na garganta e na boca ambas devem ser investigadas se começarem a surgir frequentemente.

Por isso, evite se automedicar e consulte o seu médico especialista para obter o melhor diagnóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap