julho 2024
Leitura: 17 min.
Acordar com vontade de vomitar quando não está relacionado à gestação, pode ser indício de algumas condições de saúde que necessitam de atenção.
Diversos fatores podem ser responsáveis por causar o famoso “enjoo matinal”, por isso é importante estar atento, principalmente quando ele surge acompanhado de outros sintomas.
Para que você possa conhecer as principais causas de acordar com vontade de vomitar e como elas podem afetar a sua saúde, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Por que acordamos com vontade de vomitar?
Acordar com vontade de vomitar geralmente está relacionado com a náusea, ou enjôo, que sentimos ao acordar.
É preciso lembrar que nem todo enjoo dá vontade de vomitar, mas às vezes, ele pode ser tão intenso que não é possível evitar a sensação de desconforto.
Geralmente este sintoma surge relacionado ao estômago, através de uma reação controlada pelo nosso cérebro, em uma região chamada “centro do vômito”.
Quando surge algum estímulo, podendo ser ela provocada por dor, infecções, ou qualquer outra alteração no tubo digestivo, as fibras nervosas, presente no nosso tubo digestivo, comunicam o cérebro e acionam o centro do vômito.
O enjoo e a vontade de vomitar também são mecanismos de defesa que indicam que algum corpo estranho pode ter invadido nosso organismo, e o vômito vem a ser uma tentativa de eliminá-lo.
A partir dessas informações podemos dizer que acordar com vontade de vomitar nem sempre está associado a um problema de saúde sério.
Entretanto, caso venha associada a outros sintomas pode indicar a necessidade de investigação através de um atendimento com um profissional de saúde.
Acordar com vontade de vomitar o que pode ser?
Agora que você já sabe de onde surge a vontade de vomitar e como ela desempenha um papel importante em nosso organismo, iremos abordar as possíveis causas da ânsia de vômito ao acordar. Confira:
Gravidez
Uma das principais causas de acordar com vontade de vomitar é a gravidez. Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os enjoos matinais que acometem a maioria das futuras mamães.
Esses enjoos são bastante comuns devido às rápidas alterações hormonais que ocorrem nesse período, a tendência é que ele apareça a partir da 4ª semana de gestação.
Por vezes esse enjoo pode ser tão intenso que pode causar vômitos, não só ao acordar como também ao longo do dia.
O que fazer: Se você está suspeitando de gravidez, faça um teste para confirmar, ou consulte com um ginecologista. Além disso, evite ficar em ambientes fechados com cheiro forte, consuma água e alimentos leves.
Viroses
Infecção microbiana caudada por vírus pode ser a causa de você acordar com vontade de vomitar, pois essa é uma maneira do corpo tentar eliminar o microrganismo patogênico que invadiu o seu organismo.
As gripes e os resfriados, além de causar sintomas como coriza, febre, calafrios e mal estar, também podem causar algumas alterações gastrointestinais dependendo do patógeno.
Embora o enjoo, ou a vontade de vomitar, não sejam os sintomas predominantes, eles podem acontecer.
Portanto, fique em alerta aos outros sintomas para saber se você está com algum tipo de virose, como a COVID-19.
O que fazer: Viroses são um tipo de infecção que frequentemente se resolvem sozinhas dentro de dias e sem a necessidade de intervenção, mas é preciso monitorar os sintomas e visitar um médico em caso de vômito frequente, febres altas, dificuldade de respirar.
Bacterioses
Assim como as viroses, as infecções causadas por bactérias também podem ser o motivo de você acordar com vontade de vomitar.
A mais comum é a infecção por Salmonela, que é uma bactéria presente em alimentos contaminados, podendo causar enjoo, diarreia, vômito, dores abdominais e febre.
O que fazer: As bactérias são condições que costumam se resolver sozinhas sem a necessidade de intervenção médica, entretanto por conta da perda de líquidos durante as crises de vômitos e diarreia, é importante aumentar o consumo de líquidos para evitar a desidratação.
Ciclo menstrual
Se você já pensou “Não estou grávida e sinto muito enjoo” saiba que isso pode ser normal, e inclusive acordar com vontade de vomitar também.
Isso ocorre, pois durante o ciclo menstrual a mulher passa por flutuações hormonais que podem influenciar o aparecimento de enjoos matinais e vontade de vomitar.
O estrogênio e a progesterona são os principais responsáveis por essas alterações, e podem influenciar o centro de controle do vômito no cérebro.
O que fazer: A vontade de vomitar por conta das alterações hormonais tende a melhorar em algumas horas, mantenha-se hidratada e evite pular as refeições.
Distúrbios do sono
A falta de sono adequada pode trazer desconforto estomacal pela manhã e pode fazer você acordar com vontade de vomitar.
Isso ocorre principalmente porque há um desequilíbrio nos neurotransmissores cerebrais, que atuam na região do controle do vômito.
Por isso, é importante assegurar uma boa noite de sono e de descanso, para que você consiga ser mais produtivo durante o dia.
O que fazer: Existem uma série de medidas que podem ajudar você a ter uma boa noite de sono, por exemplo ir dormir sempre no mesmo horário, reduzir o tempo de uso de tela antes de dormir e tomar chás relaxantes como o chá de camomila.
Ressaca
A ressaca pode fazer você acordar com tontura e vontade de vomitar, pois quando existe álcool em excesso no organismo, os níveis de hidratação diminuem bem como o açúcar no sangue.
O fígado ainda tenta metabolizar todo esse excesso de álcool, e isso pode acabar causando os sintomas comuns de ressaca como enjoo, dor de cabeça e sensibilidade à luz.
O que fazer: É importante aumentar a ingestão de líquidos para hidratar o corpo, e também repor seus níveis de glicose através da ingestão de frutas.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroenterológico é uma condição que acontece quando o ácido do estômago retorna até o esôfago podendo provocar azia, sensação de estômago inchado e enjoo.
Ele pode surgir em qualquer horário do dia, mas possui uma frequência maior pela manhã, pois o estômago vazio e a posição facilitam a passagem do ácido entre o estômago.
Além disso, pessoas com intolerância podem ter uma propensão maior ao desenvolver o refluxo gastroesofágico
O que fazer: Para reduzir os sintomas de refluxo, evite ficar com o estômago vazio durante longos períodos de tempo. Você também pode utilizar um travesseiro anatômico para que a sua cabeça fique ligeiramente elevada. Não esqueça de consultar um gastroenterologista.
Úlcera gástrica
A úlcera gástrica é um tipo de ferida que se desenvolve na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado.
Ela ocorre principalmente quando o ácido estomacal danifica o revestimento do trato digestivo, e dentre as causas mais comuns, está a infecção por uma bactéria chamada H. Pylori, além do uso de medicamentos analgésicos anti-inflamatórios, incluindo a aspirina.
O que fazer: Se você já teve gastrite é importante consultar com um gastroenterologista para que ele possa avaliar a presença da úlcera gástrica. Além disso, é importante manter uma dieta a base de alimentos naturais e integrais.
Ansiedade
Pessoas que possuem uma maior tendência a terem crises de ansiedade podem ter uma tendência maior a acordar com vontade de vomitar.
Isso pode acontecer principalmente se você estiver preocupado com algum evento que terá que enfrentar durante o dia.
Além da vontade de vomitar você também pode sentir, medo, falta de ar, aperto no peito, coração acelerado, tremores e suor intenso.
Esses sintomas tendem a melhorar em no máximo 20 minutos, mas é preciso consultar com um psicólogo caso eles se tornem muito frequentes.
O que fazer: é importante adotar medidas para reduzir a ansiedade como fazer uma dieta equilibrada, praticar exercício físico regular, gerir bem o tempo e descansar o suficiente para repôr energias.
Alimentação desequilibrada
Alimentação desequilibrada e baixa ingestão de água também podem ser as responsáveis por você acordar com vontade de vomitar.
Isso ocorre, principalmente, com pessoas que têm o hábito de comer alimentos ricos em gorduras.
Ou então, quem não tem o costume de beber muitos líquidos, pode passar por episódios de desidratação noturna.
O que fazer: Dê preferência para comer alimentos mais leves no jantar, e também aumente o consumo de líquidos para evitar passar por desidratação.
Enxaqueca
A enxaqueca além de causar dor de cabeça constante, pode ser latejante ou pulsátil durando vários dias.
Ela geralmente vem acompanhada de enjoo matinal, vômitos ou sensibilidade à luz e também ao barulho.
As causas da enxaqueca ainda não estão bem esclarecidas, entretanto é importante consultar com um médico para uma avaliação.
O que fazer: Para aliviar a enxaqueca é importante relaxar e repousar em um local escuro, conversar com um neurologista sobre a possibilidade de tomar medicamentos analgésicos.
Hipoglicemia
A hipoglicemia pode causar redução acentuada de glicose na corrente sanguínea, e por isso pode fazer você acordar com vontade de vomitar, além de outros sintomas como tontura, tremor, suor frio, pele pálida, palpitação cardíaca, confusão mental ou sensação de desmaio, por exemplo.
Ela acontece principalmente quando pessoas que possuem diabetes não tomam seus medicamentos corretamente, mas também podem surgir ao consumir bebidas alcoólicas.
O que fazer: É importante que consuma pequenas quantidades em intervalos menores de 2 a 3 horas, podem ajudar a prevenir a hipoglicemia. No entanto, caso surjam os sintomas, deve-se ingerir um suco de laranja natural ou comer doces ou chocolates, por exemplo para aumentar a glicose no sangue rapidamente.
Quimioterapia
A quimioterapia é um dos principais tratamentos no combate aos diversos tipos de câncer, os fármacos utilizados agem impedindo a divisão e multiplicação das células cancerígenas.
Um dos efeitos colaterais da quimioterapia, é que ela pode acabar afetando outras áreas do corpo, sendo o estômago uma delas.
Por isso, pessoas que fazem quimioterapia têm tendência a sentir mais enjoo, principalmente quando estão de barriga vazia.
O que fazer: o tratamento deve ser feito com orientação do oncologista que pode indicar o uso de remédios para controlar os enjoos e vômitos. Além disso, deve-se evitar cheiros fortes e fazer uma alimentação mais leve, para ajudar a reduzir os enjoos e evitar vômitos.
Uso de medicamentos
Alguns medicamentos podem fazer você acordar com vontade de vomitar, pois podem afetar o funcionamento do seu trato gastrointestinal.
Um exemplo clássico é o uso dos antibióticos que alteram nossa microbiota e acabam causando enjoos ao longo do uso.
Mas outros medicamentos também podem contribuir, por isso é importante ler a bula do medicamento e confirmar se ele pode
O que fazer: Converse com seus médicos sobre os efeitos colaterais do medicamento.
Agora você já sabe o que pode ser acordar com vontade de vomitar
Através desse conteúdo buscamos apresentar alguns dos principais motivos de acordar com vontade de vomitar.
Portanto, não esqueça de consultar com um gastroenterologista para que ele possa fazer uma avaliação completa.
Continue lendo mais
Unhas amareladas: Principais causas e o que fazer
Dor na nuca: 12 causas e seus tratamentos
Purificador de ar para que serve?
Sites de Fonoaudiologia Online: Onde encontrar?
Melhor pré-treino para emagrecer: 6 alternativas
Pílula do dia seguinte: É eficaz? Como funciona?