agosto 2024
Leitura: 15 min.
O bico do peito ardendo pode causar desconforto e também preocupações, principalmente quando a ardência surge sem motivo aparente.
Existem diversos fatores que podem causar o sintoma de bico do peito ardendo, por isso, é importante que esteja atenta a outros sintomas que podem surgir e saiba quando procurar um médico para obter um diagnóstico.
Para que você possa conhecer algumas das principais causas de bico do peito ardendo, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Bico do peito ardendo é preocupante?
Para responder se o bico do peito ardendo é preocupante, é preciso considerar diversos fatores relacionados a sua saúde.
Na maioria das vezes esse sintoma não está associado a condições graves e que normalmente não geram preocupações excedentes.
Nessas situações, é comum que a dor no mamilo desapareça em até 3 dias depois do aparecimento, não sendo necessário qualquer tipo de tratamento específico.
Entretanto, quando acompanhada de outros sintomas, podem se tratar de infecções graves, ou doenças que necessitam de atenção e de tratamento adequado.
Principalmente quando a ardência vier acompanhada de dor intensa que não cede, é importante consultar com um mastologista ou ginecologista.
Homens que sentirem o bico do peito ardendo também deverão procurar atendimento com um mastologista.
O que pode ser bico do peito ardendo?
Preparamos uma lista com algumas das principais causas do bico do peito ardendo e doendo para que você saiba identificar os sintomas e quando deve procurar tratamento profissional.
Período menstrual
Durante o período menstrual é bastante comum que as alterações hormonais causadas pelo organismo, que acaba elevando ou reduzindo os níveis de hormônios como estrogênio, prolactina e progesterona acabem causando alterações fisiológicas no corpo da mulher.
Geralmente, nos dias que antecedem a menstruação, por exemplo, é bastante comum que as mulheres sintam o bico do peito ardendo, sensibilidade ou até mesmo sensação de peso nas mamas.
Na maioria das vezes, os sintomas tendem a desaparecer quando os níveis hormonais voltam a normalizar ao decorrer do ciclo menstrual.
Entretanto, se o incômodo for muito intenso, é importante consultar com um mastologista para que ele possa, avaliar e verificar a possibilidade de prescrever medicamentos que avaliem os sintomas. Você também pode fazer compressas mornas para aliviar a dor.
Bico do peito ardendo na gravidez
Futuras mamães podem enfrentar tanto nos primeiros meses de gravidez, quanto nos últimos algumas alterações nas mamas que podem levar ao bico do peito ardendo na gravidez.
Assim como no período menstrual, a gravidez também é uma fase bastante sensível no que diz respeito às alterações que ocorrem nos hormônios.
Essas alterações podem causar aumento do fluxo sanguíneo e também no volume dos seios, deixando-os sensíveis ao toque, e até mesmo coçando e doloridos.
Essas mudanças são mais comuns nos primeiros três meses de gravidez, entretanto, podem acompanhar a mulher durante todo o período gestacional.
Em caso de ardência, você deve informar o seu médico para que ele possa recomendar o uso de algumas pomadas ou até mesmo hidratantes para aliviar a ardência.
Amamentação
Durante a amamentação é bastante comum que a mãe sinta o bico do peito ardendo, principalmente se a pele estiver ressecada ou rachada.
Isso pode ocorrer quando o bebê não está sugando corretamente a mente, pegando apenas o mamilo e não a auréola.
Além disso, as mudanças hormonais também podem estar envolvidas no aparecimento desse sintoma.
Para evitar que o bebê pegue o bico do peito de maneira errada, tente ajustar a mão na boca dele, você também pode aplicar algumas gotas de leite materno para ajudar na cicatrização.
Candidíase mamária
A candidíase é uma infecção causada por uma levedura chamada de Candida albicans, apesar de que possam ter outras espécies.
Essa infecção pode causar sintomas como o bico do peito ardendo, principalmente em mulheres que estão em fase de amamentação, pois o mais comum é que as mães pegam essa infecção do bebê.
Por isso, tanto as mães quanto os bebês devem fazer o tratamento em conjunto, pois corre o risco da mãe ser reinfectada.
O tratamento para candidíase mamária é feito pelo dermatologista, através da aplicação de pomadas contendo antifúngicos, ou então comprimidos orais.
Dermatite atópica
A dermatite atópíca é um tipo de inflamação crônica da pele que pode aparecer em qualquer parte do corpo.
Quanto acomete a região dos seios, ou do bico do peito pode causar ardência, ressecamento, coceira e até mesmo o aparecimento de placas com bolhas e feridas.
Ela acomete pessoas de qualquer idade e de qualquer gênero sendo mais comum em crianças, e pessoas que possuem algum tipo de alergia respiratória.
Embora não tenha cura, o tratamento para dermatite atópica consiste em manter a pele hidratada, para reduzir a coceira e também pode contemplar o uso de medicamentos para evitar a contaminação bacteriana.
Reação alérgica
A reação alérgica também pode causar bico do peito ardendo homem ou mulheres, pois é uma região bastante sensível.
A malha da roupa geralmente é a principal causa de alergia nessas regiões, mas também pode haver outros motivos, como sabonetes, perfumes, e até mesmo produtos para lavar a roupa.
É importante que você consiga identificar os potenciais alérgenos, portanto observe se você modificou algum desses produtos ou se eles apresentam alguma formulação nova.
Ao identificar, deixe de utilizá-los e busque um dermatologista para que ele possa recomendar o uso de cremes e medicamentos com ação anti-histamínica.
Câncer de mama
Embora não seja tão comum, o bico do peito ardendo pode ser um dos sintomas de câncer de mama, pois nos estágios mais avançados, o câncer pode causar alterações fisiológicas nos mamilos.
Se você notar o bico do seio avermelhado, alterações na pele ou retração do bico para dentro, é importante que você consulte com um mastologista.
Dentre outros sintomas comuns do câncer de mama estão o aparecimento de nódulos no peito, alterações na textura da pele deixando ela enrugada como uma casca de laranja.
O tratamento para o câncer de mama consiste na abordagem quimioterápica, radioterápica e cirúrgica dependendo do tipo e do estadiamento do câncer.
Mastite
A mastite é um tipo de inflamação que pode acometer o tecido mamário e é comumente causada por uma bactéria.
Essa bactéria origina-se principalmente em mulheres que estão amamentando, pois o acúmulo de leite favorece a multiplicação dessas bactérias.
Entretanto, ela não é uma condição exclusiva de mulheres, podendo se manifestar em homens, uma vez que é possível se contaminar com bactérias a partir de ferimentos que possam surgir no mamilo.
Além da ardência, também pode provocar dor, inchaço, vermelhidão e febre, casos mais graves podem ocorrer o aparecimento de pus.
O tratamento pode ser feito através da aplicação de compressas frias e também o uso de medicamentos antibióticos para eliminar as bactérias, bem como analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir a dor.
Doença de Paget da mama
A doença de paget é um tipo raro de câncer de pele que pode surgir no mamilo ou na aréola, tem como os principais sintomas bico do peito ardendo e coçando, descamação da pele e formação de crostas.
Ainda é possível que ele também cause eliminação de secreção amarelada ou sanguinolenta através do mamilo.
Para tratar a doença de Paget é pode ser recomendada a abordagem quimioterápica, radioterápica e também a cirurgia para remoção total ou de parte da mama.
Eczema
Eczema é uma condição de pele que pode causar coceira nos mamilos, bico do peito ardendo e doendo.
As lesões podem surgir por diferentes causas, e em conjunto podendo causar diferentes tipos de crostas dependendo do tipo de lesão.
Essa condição pode aparecer em qualquer idade, não estando relacionada a uma causa específica.
Para tratar eczema geralmente o dermatologista recomenda o uso de cremes ou pomadas com corticóides. Além disso, realizar compressas com camomila pode ajudar a acalmar a pele irritada.
Traumatismos
Além de eczema, o bico do peito dolorido pode ser causado por diferentes tipos de traumatismos, bem como lesões no mamilo ou no bico dos seios.
A colocação de piercing, por exemplo, pode deixar o bico do peito inchado e dolorido por alguns meses.
É importante consultar o dermatologista para que ele possa verificar se não há a presença de infecção e recomendar o uso de remédios.
Mudança de temperatura
Mudanças de temperatura podem causar sensibilidade no bico do peito, além da ardência, pois provocam contração dos vasos sanguíneos presentes na região.
Embora não seja nada preocupante para a saúde, é importante que você monitore para ter certeza de que a mudança de temperatura definitivamente é a causa do seu bico do peito ardendo.
Para aliviar a ardência, você deve aquecer a região, pois o calor ajuda a dilatar os vasos sanguíneos.
Por isso, aplique uma compressa de água quente ou então vista uma roupa quente para evitar a exposição intensa ao frio.
Bico do peito ardendo o que fazer?
Se você está com dor no bico do peito e também notou outros sintomas como comichão, coceira, descasamento de pele, secreção amarelada ou avermelhada, febre ou feridas, é importante que você consulte com um mastologista.
Para aliviar a dor é possível realizar compressas mornas, que podem ou não ajudar, e proporcionar um alívio temporário.
Agora você já sabe o que pode ser bico do peito ardendo
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das principais causas de bico do peito ardendo. Não esqueça de manter seus exames em dia e fazer check-ups regulares com os seus médicos, pois algumas condições quando detectadas previamente são mais fáceis de serem tratadas.
Continue lendo mais
Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo: Qual é o seu biotipo?
Exercício para coluna: Aprenda a reduzir a dor nas costas
Como clarear os dentes caseiro
Dor no umbigo: 12 principais causas
Treino para ombro em casa
Copo térmico: 6 Melhores para comprar