junho 2024
Leitura: 12 min.
O chá de sene é um tipo de chá que é bastante conhecido por conta dos seus benefícios para reduzir a prisão de ventre.
Por ser uma planta medicinal, o uso do chá de sene pode agregar diversos benefícios para a saúde.
Entretanto, existem muitas dúvidas a respeito do seu uso e também da sua segurança para esse fim e outros.
Para que você possa eliminar suas dúvidas sobre os benefícios desse chá, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto.
Sumário
O que é chá de sene?
O chá de sene, é um chá extraído a partir das folhas de uma planta medicinal conhecida como Cassia angustifolia, conhecida popularmente por suas vastas propriedades medicinais.
Popularmente conhecido por suas propriedades laxativas, purgativas, antiácidas, depurativas e vermífugas, confere diversos benefícios para a saúde.
Apesar de existirem diversos usos medicinais, existem também muitas dúvidas acerca da segurança de uso tendo em vista que mais estudos são necessários acerca do seu uso.
Para que serve o chá de sene?
As propriedades do chá de sene conferem diversos tipos de benefícios para saúde, entre eles podemos citar:
- Laxativo: Ele contém senosídeos, que estimulam os músculos do intestino através da irritação da mucosa intestinal e ajudam na evacuação.
- Vermífugo: possui propriedades anti-parasitária que ajudar a limpar o intestino;
- Anticonvulsivante: também pode ajudar no controle de convulsões, embora seu uso para isso deva ser feito sob supervisão médica;
- Auxílio no sono: o chá de sene não tira o sono, pois algumas pesquisas sugerem que o consumo pode melhorar a qualidade do sono e ajudar a reduzir a ansiedade;
- Ação anti-inflamatória: pode ser usado como um complemento para reduzir a inflamação em algumas condições;
- Prevenção de doenças crônicas: os antioxidantes presentes no sene podem ajudar a proteger seu corpo contra doenças crônicas.
- Chá de sene faz a menstruação descer: contém substâncias que estimulam a contração do músculo liso, que é o tipo de músculo presente no intestino e no útero.
Apesar de todos esses benefícios do chá de sene é muito importante que ele só seja consumido mediante a orientação médica.
Chá de sene emagrece?
Além das suas do conhecimento popular do uso do chá para soltar o intestino, muitas pessoas utilizam o chá de sene para emagrecer.
Portanto, se você quer saber quantos quilos o chá de sene emagrece por semana, saiba que não existe qualquer estudo que aponte que essa planta contribua efetivamente na queima de gorduras.
Ou seja, na maioria das vezes o que ocorre é que o consumo dessa bebida proporciona um efeito laxativo fazendo o indivíduo aumentar a frequência das evacuações, e inibindo a absorção de água, que reduz a retenção de líquidos no organismo.
Portanto, é importante ter em mente que se você planeja utilizar o chá de sene para emagrecer, essa possivelmente não é a melhor escolha, a não ser que seu objetivo seja eliminar o inchaço corporal.
Mas esteja atento, pois chás laxativos devem ser usados por curtos períodos e com supervisão de um profissional de saúde, servindo apenas para limpar o organismo de toxinas e preparar o corpo para o processo de emagrecimento.
O chá de gengibre, pode ser uma boa opção para quem está em busca de emagrecimento, uma vez que ele possui propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo.
Como fazer chá de sene?
O preparo do chá de sene é bastante simples, mas é importante utilizar folhas verdes pois a ação é mais intensa quando comparado ao uso das folhas secas.
Para aprender como fazer chá de sene para soltar o intestino você vai precisar de:
- 2 g de folhas de sene;
- 250 mL de água fervente.
Modo de preparo
- Coloque a água para ferver
- Em seguida, desligar o fogo e acrescentar a erva na panela e tampar.
- Deixar abafado por 5 a 10 minutos e consumir
Chá de sene demora quantas horas para fazer efeito?
Se você está utilizando o chá de sene para soltar o intestino, saiba que ele leva de 8 a 12 horas para fazer efeito.
A dica é consumir antes de dormir, para que a evacuação possa ocorrer pela manhã, assim que você fizer o desjejum quando o intestino começa a se movimentar.
Além disso, não esqueça que o consumo desse chá deve ser feito de maneira moderada, por isso, não use o chá por mais de 5 dias consecutivos, ou seja não é possível tomar chá de sene todos os dias, nem é recomendado.
O chá de sene faz mal?
Inicialmente o consumo do chá de sene respeitando as indicações médicas e profissionais não tende a causar malefícios para a saúde.
Entretanto, o consumo excessivo pode trazer diversos prejuízos para a saúde, principalmente no que se diz respeito ao funcionamento do intestino.
Pois, o intestino pode passar a se tornar mais preguiçoso com o consumo diário dessa bebida, além disso os efeitos colaterais do chá de sene para quem consome em excesso são:
- Vômitos
- Diarreia
- Desidratação
- Aumento do fluxo menstrual
- Hipocalcemia
- Hipocalemia
- Má absorção intestinal
- Diminuição das hemoglobinas no exame de sangue.
- Risco maior de doenças inflamatórias intestinais
- Risco maior de hemorroidas
Além disso, é preciso ter cuidado com o consumo de medicamentos e remédios laxantes, pois eles podem levar a má absorção de vitaminas e minerais que podem prejudicar a saúde do intestino.
O chá de sene causa câncer?
O chá de sene pode danificar as células do intestino, e por isso é preciso atenção ao consumí-lo, apesar disso não há evidências científicas que o seu consumo esteja associado ao desenvolvimento de câncer de intestino.
Entretanto, alguns estudos mostram que os antranóides presentes nessa bebidapodem danificar as células do intestino, quando a bebida é usado por períodos prolongados.
É importante ressaltar que a prisão de ventre, é um dos principais sintomas de câncer de intestino, bem como a presença de sangue nas fezes e outros.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde preconiza que os países com condições de garantir a confirmação diagnóstica, referência e tratamento, realizem o rastreamento do câncer de cólon e reto em pessoas assintomáticas acima de 50 anos, por meio do exame de sangue oculto de fezes.
Se você está com suspeita de câncer no intestino não hesite em procurar um gastroenterologista para realizar uma avaliação.
Quem não pode tomar chá de sene?
Existem grupos de pessoas do qual não recomenda-se fazer uso do chá de sene, pois ele pode representar riscos para a saúde.
Portanto, o consumo deve ser evitado por pessoas que fazem parte dos seguintes grupos:
- Indivíduos que tenham hipersensibilidade ou alergia ao sene;
- Gestantes e lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Crianças menores de 12 anos não devem consumir;
- Pessoas que possuam doenças inflamatórias intestinais, tais como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, colite ulcerativa;
- Pessoas com obstrução no intestino;
- Indivíduos com insuficiência hepática ou cardíaca;
- Pacientes com doença renal crônica;
- Pessoas com sinais de desidratação;
- Indivíduos com doença inflamatória pélvica, cistites, hemorroidas ou constipação crônica;
- Mulheres durante o período menstrual;
Mulheres que fazem reposição hormonal também precisam ter cuidado ao consumir esse chá, uma vez que ele pode diminuir a eficácia dos medicamentos, causando também uma redução na absorção do estrogênio.
Cápsulas de sene para consumo
Além do chá, você também pode optar por consumir sene através de cápsulas, com os mesmos benefícios para a sua saúde.
Elas são uma forma prática de incluir o consumo no seu dia a dia, geralmente recomenda-se o consumo de 1 cápsula de sene.
Agora você já sabe os benefícios dessa bebida
Através desse conteúdo buscamos mostrar para que é indicado o chá de sene e qual é a importância dessa bebida para a sua saúde.
Lembre-se sempre de seguir a orientação médica para que você possa fazer o consumo dessa planta sem correr os riscos de ter efeitos colaterais.
Continue lendo mais
Azitromicina: O que é e para que serve?
Hérnia de hiato: Sintomas e tratamentos
Creme clareador de pele: 12 melhores opções
Bolsa de viagem: Melhores modelos de 2024
Diazepam: o que é e para que serve?
Remédio para dor de garganta: De farmácia e caseiros