Unha Encravada: O que fazer?

março 2024

Leitura: 10 min.

Saiba o que causa a unha encravada, o que fazer e quando se preocupar com esse um problema comum que afeta milhares de pessoas, resultando em desconforto e em dor física. Desde dificultar o uso de sapatos até interferir nas atividades diárias, uma unha encravada pode se tornar um incômodo imenso.

Por isso, através deste conteúdo vamos mostrar as causas por trás desse problema e entender o que fazer quando se depara com essa condição.

O que causa a unha encravada?

Sobretudo, a unha encrava quando a borda da unha cresce curvada para dentro da pele adjacente, em vez de crescer reta para fora. Isso pode ocorrer por diversos fatores, veja abaixo alguns deles:

1. Corte inadequado das unhas

Primeiramente, o corte inadequado das unhas é uma das principais causas de unha encravada. Quando cortamos as unhas muito curtas, principalmente nos cantos, pode levar à curvatura da unha e ao crescimento dentro da pele. Tendo como resultado em dor, inflamação e até mesmo infecção na área.

imagem de um pé com a unha encravada

Veja abaixo algumas dicas sobre como cortar unha encravada e o que fazer para evitar:

Ao cortar as unhas, principalmente as dos pés, é importante que elas sejam cortadas em linha reta em vez de arredondar os cantos. Isso vai ajudar a prevenir que as bordas da unha cresçam para dentro da pele. Evite cortar muito, deixando as unhas muito curtas, deixe sempre um pequeno espaço entre a ponta da unha e a pele para permitir que a unha cresça sem pressionar a pele.

Utilize cortadores de unha adequados para garantir um corte preciso e evitar que elas sejam cortadas de forma irregular. Além disso, as unhas estão mais macias após o banho ou um tempo em água quente, o que vai facilitar o corte e reduzir o risco de quebrar ou cortar de maneira incorreta.

2. Uso de calçados inadequados

O uso de calçados inadequados como sapatos apertados, pontiagudos ou que colocam muita pressão sobre os dedos podem empurrar as unhas pra dentro da pele, causando irritação, inflamação e eventualmente levando ao encravamento.

Para evitar o desenvolvimento ou agravamento da unha encravada devido ao uso de calçados inadequados, é recomendável escolher sapatos confortáveis e que tenham espaço suficiente para os dedos dos pés se movimentarem livremente. Além disso, troque de sapatos regularmente para evitar pressão constante sobre os mesmos pontos dos pés.

3. Formato da unha

Algumas pessoas possuem a estrutura da unha naturalmente mais curvada ou inclinada para dentro, ocasionando no aumento da probabilidade da unha encravar conforme cresce. Se as suas unhas são naturalmente mais curvadas, principalmente nos cantos, isso pode predispor a unha a crescer para dentro da pele ao invés de crescer reta para fora. Nesses casos, é muito importante prestar atenção ao corte das unhas e ao uso de calçados adequados.

4. Lesões

As lesões nos dedos ou na área das unhas podem causar o encravamento da unha. Quando as lesões ocorrem, como pancadas fortes ou quedas, podem ocasionar em danos à estrutura da unha, tornando-a mais propensa a crescer de forma irregular e encravar.

5. Higiene inadequada

A higiene inadequada ao redor das unhas pode ocasionar no encravamento das mesmas. Quando não mantemos uma boa higiene na região das unhas, é mais provável que ocorra o acúmulo de detritos, sujeiras, bactérias e fungos. Esses detritos podem se acumular nas bordas das unhas e na pele, tendo como resultado a inflamação, infecção e, eventualmente, ao encravamento da unha.

O que é bom para unha encravada?

Sobretudo, se você está com uma unha encravada, é importante que você tome algumas medidas para aliviar a dor, prevenir a infecção e, caso necessário, procurar ajuda médica. Veja abaixo alguns passos a seguir para tratar uma unha encravada:

Unha encravada: O que fazer em casa?

  1. Mergulhar em água morna: Primeiramente, encha uma bacia com água morna e mergulhe a unha encravada inflamada por 15-20 minutos, duas a três vezes ao dia. Isso ajuda a suavizar a unha e reduzir a inflamação.
  2. Corte apropriado: Se a sua unha da mão encravada ou do pé não estiver muito inflamada ou dolorida, você pode tentar cortá-la corretamente. Corte a unha em linha reta, evitando cortar nos cantos. Use um cortador de unhas limpo e desinfetado.
  3. Aplique compressas quentes: Após o mergulho em água morna, aplique uma compressa quente sobre a unha encravada. Isso vai ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação.
  4. Elevação do canto da unha: Com um pedaço limpo de algodão ou gaze, gentilmente tente levantar o canto da unha encravada para longe da pele. Isso pode ajudar a aliviar a pressão e facilitar o crescimento correto da unha.
  5. Remédios caseiros: Algumas soluções caseiras podem ser eficazes para aliviar a dor da unha encravada. Conheça algumas aqui.
  6. Uso de pomadas antibióticas: Se houver sinais de infecção (vermelhidão, inchaço, pus), aplique uma pomada antibiótica leve após limpar a área. Siga sempre as instruções do rótulo para curar unha encravada rápido.

Unha encravada: O que fazer se não melhorar?

No entanto, caso a unha encravada não melhore com os tratamentos em casa ou se a condição estiver causando muita dor, vermelhidão, inchaço ou secreção de pus, é sempre recomendável procurar ajuda médica. Um médico especializado poderá realizar os seguintes procedimentos para aliviar a unha encravada, são eles:

imagem de um pé com a unha do dedão inflamada
  • Remoção de um pedaço da unha: Em alguns casos mais graves, o médico poderá cortar ou remover o pedaço da unha que está encravado.
  • Drenagem do pus: Caso tenha infecção, o médico irá drenar o pus acumulado sob a unha para aliviar a dor e curar a inflamação.
  • Prescrição de antibióticos: Caso tenha sinais de infecção, o médico poderá prescrever antibióticos para tratar a infecção.
  • Procedimento para evitar recorrências: Por fim, caso tenha recorrência, o médico poderá recomendar um procedimento para evitar que a unha encrave novamente no futuro.

No entanto, não tente cortar ou tratar a unha encravada em casa se estiver diabético, com problemas de circulação ou caso a sua unha esteja gravemente infectada. Além disso, nestes casos é fundamental procurar ajuda médica imediatamente.

Agora que você já sabe o que fazer com a unha encravada

Por fim, esperamos que o nosso conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o que causa a unha encravada, o que fazer e quando se preocupar.

No entanto, lembre-se que cada caso é um caso, e se a unha encravada persistir ou houver sinais de piora, é fundamental buscar ajuda médica imediatamente. Somente um profissional de saúde poderá fazer o diagnóstico adequado e recomendar o melhor tratamento para o seu caso específico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap