julho 2023
Leitura: 17 min.
O óleo vegetal para cabelo é uma maneira de nutrir e selar a cutícula dos fios sem agredir os fios com produtos químicos pesados.
Existem diversas opções de óleos vegetais que podem ser facilmente encontrados para compra, cada um com suas propriedades e características para auxiliar na manutenção dos seus fios.
E, para que você possa conhecer mais sobre óleos vegetais e seus efeitos nos fios de cabelo, preparamos um conteúdo completo e cheio de informações.
Sumário
O que é óleo vegetal para cabelo?
Para quem ainda não conhece ou não sabe o que é óleo vegetal para cabelo, é importante compreender a composição lipídica, ou seja, a gordura é extraída de plantas, raízes, folhas e até mesmo sementes de produtos de origem vegetal.
Conhecidos também como ácidos graxos, são muito importantes tanto para a saúde do nosso organismo quanto também para a aplicação em fios.
Eles são responsáveis por nutrir os fios capilares, deixando-os macios, brilhantes e reparados, além de protegê-los contra agressores externos.
Ganharam popularidade com a técnica de umectação capilar, que consiste em devolver o componente aquoso a matriz capilar.
Ou seja, aplicar óleo nos cabelos em maior quantidade, proporcionando para estes fios, enorme carga oleosa.
Para as adeptas do cronograma capilar, este tipo de tratamento entra na fase de nutrição capilar.
Portanto, conhecer as diferentes opções de óleos vegetais vai te ajudar a recuperar os fios e alcançar ótimos resultados em pouco tempo de uso.
Conheça quais são as principais opções de óleo vegetal para cabelo
Existem diversos tipos de produtos vegetais dos quais é possível extrair óleo vegetal para cabelo.
Nesse tópico, iremos apresentar algumas das principais opções e quais são os seus benefícios para que você possa escolher a melhor opção de acordo com a necessidade de tratamento capilar
Óleo vegetal de abacate para cabelo
Uma das fontes mais ricas de vitamina para fortalecer e nutrir seus fios é utilizar o óleo de abacate.
Ele é rico em vitaminas A, C e E, potássio e ácido fólico, podendo ser utilizado tanto no corpo para rejuvenescer a pele quanto nos fios.
Desse modo, ele é um importante hidratante para os cabelos secos, fracos e sem brilho que auxilia no crescimento e ajuda a reduzir a queda de cabelo.
Pois também é conhecido como um estimulador da produção de colágeno, que é muito importante para manter a integridade dos fios.
É um óleo para cabelo cacheado ou liso, com importante potencial de nutrição da matriz capilar.
Óleo de argan
O óleo vegetal para cabelo de argan é uma opção que se tornou muito popular, pois ele possui alta quantidade de vitamina E e também de ácidos graxos (ômega 3, 6 e 9).
Conhecido também pelo nome de “ouro marroquino” , o óleo de argan é um poderoso nutriente para recuperar fios enfraquecidos e danificados.
Ele é capaz de regenerar a fibra capilar, melhorar a maleabilidade dos fios e proteger contra a perda de umidade, pois sela as cutículas capilares.
Também é possível encontrá-lo em outros produtos como shampoos, condicionadores, máscaras e etc…
Você ainda poderá escolher a melhor forma de aplicá-lo sendo diretamente nos fios secos ou então na pré-lavagem.
Óleo de ojon
O óleo vegetal para cabelo de ojon é um óleo extraído de castanhas nativas da América Central e do Sul.
Ele é uma fonte rica de ácidos graxos essenciais, como ácido oleico e ácido linoleico, além de conter antioxidantes e vitaminas, como a vitamina E
Pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, e é indicado principalmente para cabelos danificados por química ou pelo calor.
Pois sua ação promove mais força e resistência dos fios, reduzindo quebras, tratando o cabelo de dentro para fora através da renovação celular e minimizando o frizz.
Óleo de rícino
Óleo vegetal para cabelo de rícino, também é conhecido como óleo de mamona, e é uma fonte rica de ácido linoleico, ricinoleico e vitamina E.
Desse modo, é um potente aliado na hidratação e nutrição dos fios, principalmente para quem sofre com queda de cabelos quebradiços.
Pois o óleo de rícino também ajuda a proteger o cabelo contra o ressecamento e diminui a porosidade dos fios.
Além disso, ele pode combater também o ressecamento do couro cabeludo e assim contribui para a redução da caspa.
Óleo de amêndoas
O óleo de amêndoas é uma opção de óleo vegetal para cabelo rico em vitaminas E, B1, B2, PP, B5, B6, pró-vitamina A e substâncias minerais.
Ele é um excelente emoliente conhecido por ter propriedades hidratantes, que nutrem e ajudam a construir a matriz capilar.
Para quem preza a relação custo x benefício o óleo de amêndoas ganha destaque por ser uma opção eficaz e de baixo custo quando comparado a outras opções.
Além de hidratar e recuperar os fios ressecados, ele contribui para reduzir os frizz, evitar as pontas duplas e proteger a fibra capilar.
Apesar de ser indicado para todos os tipos de cabelo, ele é um óleo para cabelo cacheado que ajuda a definir os cachos.
Óleo ou manteiga de karité
O óleo de Karité, ou a manteiga de Karité, é um óleo obtido a partir das sementes de uma árvore africana.
Ele é um ativo amplamente utilizado em produtos capilares, pois é rico em ácidos graxos de triglicerídeos com alto teor ômegas 6 e 9, além das vitaminas A e E.
Assim, é indicado principalmente para cabelos ressecados, porosos, opacos e quebradiços, pois age revitalizando o fio e proporcionando brilho e maciez.
Ela também é um ótimo óleo para quem deseja fazer a umectação, pois ajuda na absorção e na retenção da umidade capilar promovendo uma nutrição intensa e profunda.
Um outro fator que dá destaque ao uso da manteiga de karité é que ela ajuda a reduzir irritações e descamações do couro cabeludo e protege os fios contra a agressão térmica.
Óleo de macadâmia
O óleo de macadêmia é uma opção de óleo vegetal para cabelo de todos os tipos lisos, cacheados ou ondulados.
Entretanto, cabelos que costumam ter muito frizz podem se beneficiar ainda mais do uso, pois ajuda a alimentar os fios.
A macadâmia é um tipo de óleo vegetal extraído de nozes, que é rica em rico em vitamina E, ômegas 3 e 6 e gorduras poli-insaturadas.
Desse modo, além do alimento dos fios, é possível ter um cabelo mais hidratado, com brilho e saudável.
O óleo de macadâmia também é conhecido por proteger a fibra capilar contra raios, ventos, poluição, calor e produtos químicos.
É possível fazer a aplicação desse óleo em cabelos secos ou molhados, sem a necessidade de misturá-lo a cremes ou xampus.
Óleo de coco
O óleo de coco provavelmente é o óleo vegetal para cabelo mais utilizado, por conta do seu custo x benefício.
Ele é uma opção de óleo rica em proteínas, vitamina K e E e ácidos graxos que oferecem diversos benefícios para a saúde capilar.
Ele age minimizando os danos causados por agressores externos, proporciona brilo e maciez, além de melhorar a funcionalidade celular.
Uma ótima dica é incluir o uso do óleo de Coco como um finalizador, pois ele ajuda a tratar as pontas ressecadas.
Óleo de copaíba
O óleo de copaíba é o óleo vegetal para cabelo ideal para cabelos sem vida e ressecados, pois ele é rico em nutrientes essenciais para o cabelo, como vitamina E, ferro e biotina.
A biotina é a base de Vitamina B7, que estimula a produção de queratina necessária para a saúde do cabelo, além de promover a hidratação capilar.
Desse modo, ele contribui com a nutrição capilar e recuperação dos fios, e ainda é capaz de promover o controle de oleosidade.
Óleo de oliva
O óleo de oliva é também uma opção de óleo vegetal para cabelo que ajuda a promover a saúde e beleza dos fios.
Ele possui propriedades que deixam o cabelo mais nutrido, regenerando o fio e auxiliando o crescimento capilar.
Sua penetrabilidade chega até o córtex capilar fazendo uma hidratação profunda e selando as cutículas capilares.
Assim, você terá cabelos mais bonitos, brilhantes, saudáveis e protegidos contra danos externos.
Como dissemos, os resultados da sua aplicação podem ser percebidos desde a primeira vez. Veja quais são eles.
Óleo de rosa mosqueta
O óleo de rosa mosqueta é conhecido por fornecer diversos benefícios para a pele, mas também para o fios de cabelo.
Ele é um óleo vegetal para cabelo rico em antioxidantes e vitamina C que ajuda a hidratar, nutrir e controlar a descamação do couro cabeludo.
Desse modo, você terá cabelos mais hidratados e fortalecidos, pois ele age no fortalecimento dos fios frágeis.
Óleo de camélia
O óleo de camélia é uma das opções de óleo vegetal para o cabelo que se destaca por sua composição rica em ácidos graxos, polifenóis e vitaminas.
Ele atua como um elixir hidratante na matriz capilar recuperando fios danificados, e promovendo uma maior resistência.
Apenas poucas gotas são o suficiente para nutrir os fios.
Como usar óleo vegetal para o cabelo?
Agora que você já conhece as principais opções de óleo vegetal para cabelo, está na hoa de criar o seu próprio cronograma capilar.
A umectação consiste em aplicar óleo vegetal nos fios para proporcionar hidratação e nutrição intensa.
- Escolha dos óleos vegetais: O primeiro passo é escolher qual ou quais óleos vegetais você pretende incluir no seu cronograma capilar, para alternar o uso.
- Determine a frequência da umectação: Alguns cabelos podem necessitar de uma frequência maior e outros menores, comece fazendo uma vez na semana e avalie os resultados.
- Defina o tempo de aplicação: O ideal é deixar o óleo agindo no cabelo por pelo menos 30 minutos a algumas horas, por isso defina um tempo ideal com base na sua rotina.
- Aplicação: Divida seu cabelo em seções, massageie suavemente o couro e distribua o óleo ao longo dos fios. Cubra todo o cabelo, mas evite excessos.
- Enxágue e lavagem: Depois do tempo definido, lave os cabelos como de costume com água morna ou fria, evitando utilizar água quente.
- Avalie os resultados: Conforme for a resposta do seu cabelo, avalie a condição para saber quanto tempo você pode espaçar a umectação.
É importante lembrar que óleo vegetal para cabelo é apenas uma das maneiras de recuperar a saúde do fio e você pode, inclusive, utilizar outros produtos para mantê-los saudáveis.
Mantenha uma rotina geral de cuidados capilares, incluindo hidratação, nutrição e reconstrução, para obter melhores resultados e cabelos saudáveis a longo prazo.
Agora você já pode fazer seu cronograma com óleo vegetal para cabelo
Através desse conteúdo, buscamos apresentar o que é o óleo vegetal para cabelo, quais são os benefícios de cada uma das principais opções de óleo capilar para a recuperação dos fios.
Apesar dos produtos, em sua maioria, serem naturais, é preciso estar atento à composição para verificar se algum dos componentes presentes na formulação é capaz de desencadear reação alérgica.
No caso de alergias, interrompa imediatamente o uso do produto e procure por um profissional de saúde, o dermatologista, para que ele possa te auxiliar.
Continue lendo mais
Colesterol HDL: o que é e para que serve?
Quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo?
Formigamento no corpo todo: O que pode ser?
Massagem tailandesa: Para que serve?
Creatina: Para que serve e como tomar
Febre reumática: Entenda o que é