People pleaser: A necessidade de agradar os outros

abril 2024

Leitura: 10 min.

Se você busca constantemente a aprovação e aceitação dos outros, você pode ser um people pleaser. Esse comportamento pode ter impactos significativos na nossa vida pessoal e profissional.

Por isso, através desse conteúdo vamos te mostrar os sinais de comportamento people pleaser, as suas causas subjacentes e como desenvolver um equilíbrio saudável entre satisfazer a necessidade dos outros e as nossas próprias.

O que é people pleaser?

Primeiramente, um “people pleaser” traduzido como “agradador de pessoas”, é alguém que tem uma tendência a buscar constantemente a aprovação e aceitação dos outros, na maioria das vezes às custas das suas próprias necessidades, desejos e valores. As pessoas que se identificam como people pleaser frequentemente tentam evitar conflitos, dizem sim com mais frequência do que gostariam e possuem grande dificuldade em estabelecer limites saudáveis.

imagem de uma people pleaser pensativa com a mão na cabeça

Além disso, eles priorizam mais as necessidades dos outros sobre as suas próprias, buscando constantemente agradar e evitar ao máximo desapontar as pessoas ao seu redor.

Como saber se eu sou um?

Para identificar se você é um, vai precisar de uma auto avaliação honesta e observar certos padrões de comportamento. Por isso, confira algumas perguntas e sinais que podem te ajudar a determinar se você se enquadra nessa categoria:

  • Não consegue dizer não: Primeiramente, você sente que frequentemente concorda em fazer coisas que não quer fazer apenas para evitar conflitos ou para agradar aos outros?
  • Priorizar as necessidades dos outros: Você coloca as necessidades e desejos dos outros acima dos seus próprios, muitas vezes em desvantagem da sua própria felicidade e bem-estar?
  • Evita conflito a todo custo: Você tende a evitar confrontos ou desentendimentos, mesmo quando isso significa comprometer suas próprias opiniões ou valores?
  • Busca constante de aprovação: Você se sente submetido a buscar elogios e aprovação dos outros, muitas vezes em detrimento de reconhecer e valorizar suas próprias realizações?
  • Se sente frustrado com frequência: Você frequentemente se sente sobrecarregado, ressentido ou frustrado porque se sente constantemente responsável por satisfazer as expectativas dos outros?
  • Não consegue impor limites: Você tem dificuldade em estabelecer limites saudáveis ​​e comunicar suas necessidades e limitações aos outros?
  • Autoestima depende da aceitação dos outros: Por fim, a sua autoestima e senso de valor próprio estão ligados à forma como os outros o veem e o tratam?

Se você se identificou com a maioria, é possível que você tenha traços de people pleaser. Reconhecer esses padrões é o primeiro passo para desenvolver uma relação mais equilibrada com você mesmo e com os outros.

Por que eu busco a aprovação dos outros o tempo todo?

Existem diversas razões pelas quais você pode se sentir pressionado a tentar agradar as pessoas o tempo todo. Como por exemplo, o desejo de ser amado e aceito que muitas pessoas buscam constantemente, elas veem o ato de satisfazer as necessidades dos outros como uma maneira de garantir a sua aceitação e validação social.

O medo de ser rejeitado ou abandonado pode levar alguém a se esforçar para agradar constantemente os outros, na esperança de evitar conflitos ou ser deixado de lado por amigos ou familiares. Além disso, para algumas pessoas, agradar os outros pode ser uma forma de evitar conflitos, críticas ou desconforto emocional. Por isso, elas podem preferir ceder as necessidades dos outros para evitar conflitos ou situações desconfortáveis.

Às vezes, você pode se esforçar para agradar os outros simplesmente porque não possui um forte senso de autoconhecimento ou habilidades assertivas para comunicar as suas próprias necessidades e limitações.

Quais são as consequências de ser um people pleaser?

Ser um people pleaser pode trazer diversas consequências negativas para o seu emocional, mental e até mesmo físico. Priorizar constantemente as necessidades dos outros em prejuízo das próprias pode levar ao esgotamento emocional, fazendo você se sentir sobrecarregado, estressado e emocionalmente exausto. Ao sacrificar frequentemente as suas necessidades e desejos para agradar os outros, você desenvolve sentimentos de frustração e ressentimento.

imagem de uma mulher triste falando no telefone

People pleasers muitas vezes colocam sua auto estima à aprovação e aceitação dos outros. Como resultado, podem sentir baixa autoestima quando percebem que não conseguem atender às expectativas dos outros quando são criticados.

Ao se concentrar em agradar aos outros o tempo todo, você pode perder de vista quem realmente é e o que realmente deseja na vida. Tendo como resultado a falta de autenticidade e a sensação de desconexão consigo mesmo. Além disso, ceder constantemente às demandas dos outros pode te impedir de buscar as suas próprias metas e aspirações pessoais e profissionais.

Como parar de ser um people pleaser?

Parar de ser um people pleaser é um processo gradual e desafiador, mas é totalmente possível com determinação e prática. Por isso, veja algumas estratégias que podem te ajudar a fazer essa transição:

  1. Comece observando e identificando as situações em que você tende a ceder às necessidades dos outros em detrimento das suas próprias. Isso vai te ajudar a entender melhor as suas motivações e os padrões que você deseja mudar.
  2. Aprenda a definir limites saudáveis para si mesmo, reconheça suas próprias necessidades e limitações e limite-as, mesmo que isso signifique dizer não aos outros.
  3. Pratique dizer não de forma firme e respeitosa quando achar necessário. Lembre-se que dizer não, não te torna egoísta, mas sim alguém que valoriza as suas próprias necessidades e respeita seus limites.
  4. Pratique ser aberto e honesto com os outros, expressando as suas próprias necessidades, desejos e opiniões de maneira clara e assertiva. Isso vai ajudar a estabelecer relacionamentos mais autênticos, sinceros e equilibrados.
  5. Trabalhe a autoestima e a confiança em si mesmo, reconhecendo e valorizando as suas próprias habilidades, conquistas e qualidades únicas, independente da aprovação dos outros.
  6. Pratique o autocuidado reservando tempo para cuidar das suas necessidades físicas, emocionais e mentais. Inclua atividades como exercício regular, meditação, hobbies que você gosta e faça terapia.

Agora que você já sabe o que é um people pleaser

Por fim, esperamos que o nosso conteúdo tenha te ajudado a entender o que é um people pleaser, como identificar se você é um, e no quanto isso pode impactar negativamente o seu bem-estar físico e mental.

Lembre-se que mudar padrões de comportamento leva tempo e esforço, por isso, seja paciente consigo mesmo durante esse processo. Celebre os progressos que você faz, por menores que sejam, para ajudar a mantê-lo motivado e com foco nos seus objetivos de mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap