maio 2023
Leitura: 14 min.
Zolpidem é um medicamento que ganhou fama nos consultórios médicos e também na internet por seu efeito principal que auxilia na indução do sono.
Além da sua eficácia, os efeitos colaterais do Zolpidem também fazem com que o remédio ganhe destaque na mídia.
Pois, apesar de ser um medicamento seguro, ele pode causar alucinações e até mesmo sonambulismo.
Portanto, se você irá iniciar o seu tratamento com Zolpidem e quer saber mais informações sobre esse medicamento, preparamos um conteúdo completo.
Sumário
O que é Zolpidem?
Zolpidem, conhecido também como hemitartarato de zolpidem, é um medicamento que faz parte da classe dos hipnóticos não-benzodiazepínico do grupo das imidazopiridinas.
Esses medicamentos são conhecidos por sua atuação no SNC (Sistema Nervoso Central) e possuem propriedades sedativas, relaxantes e ansiolíticas.
Por ser psicotrópico, a venda desse medicamento é feita apenas através da zolpidem receita, ou seja, mediante prescrição médica.
Ele é um medicamento de ação rápida, cujos efeitos costumam aparecer em poucos minutos, entretanto não duram mais do que algumas horas.
Zolpidem para que serve?
Indica-se o uso de zolpidem é para transtornos que tenham relação com a insônia ocasional, transitória ou crônica em pacientes adultos, ou seja distúrbios do sono.
Por isso, é recomenda-se o uso do medicamento sempre antes de dormir e sem misturar o uso com bebidas alcoólicas.
Zolpidem serve para ansiedade?
Geralmente a prescrição do medicamento se dá como uma estratégia farmacológica auxiliar, sendo um medicamento considerado seguro e eficaz.
Ou seja, ele pode ter indicação de uso como um adjuvante para o tratamento de transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.
Pois, a insônia é um dos principais efeitos desse transtorno, e muitas pessoas encontram dificuldades para dormir.
Embora os resultados sejam eficazes, ele não é um medicamento que deve ter seu uso prolongado ao longo da vida do paciente.
Zolpidem princípio ativo
O princípio ativo do medicamento é a substância zolpidem que age em um tipo de receptor dos neurônios denominado GABA-A, os centros do sono, que estão localizados no cérebro.
Normalmente, a ação do medicamento é rápida podendo acontecer de 10 a 15 minutos após a sua administração.
O medicamento age principalmente encurtando o tempo que você demora para dormir, e sua ação também reduz os despertares noturno e aumenta a duração total do sono.
Como tomar hemitartarato de zolpidem
A administração de zolpidem deve ser realizada apenas uma vez ao dia, antes de dormir, conforme a dosagem prescrita na receita (zolpidem 5mg, zolpidem 10mg, zolpidem 12,5mg).
Ele é vendido em cápsulas ou comprimidos revestidos ou sublinguais (que devem se dissolver debaixo da língua).
As cápsulas ou comprimidos revestidos podem ser administrados com líquido, por via oral.
A duração recomendada para o tratamento com zolpidem é:
- Insônia ocasional: de 2 a 5 dias.
- Insônia transitória: de 2 a 3 semanas.
- Adultos abaixo de 65 anos: um comprimido de 10mg por dia.
- Adultos com mais de 65 anos ou insuficiência hepática: a dosagem deve se limitar a 5mg, e só pode ser aumentada sob orientação médica.
Não há recomendação de uso para tratamento que superem quatros semanas, pois o uso prolongado do zolpidem não é recomendado e a duração do tratamento, deve ser a menor possível.
O médico poderá reavaliar a necessidade de prolongar o uso de acordo com o estado do paciente levando em conta o tipo de insônia e seu estado clínico.
Por conta da ação rápida do medicamento recomenda-se que o paciente faça a ingestão do medicamento e se deite em seguida.
Efeitos colaterais do Zolpidem
Apesar de bem tolerado, ser considerado um medicamento seguro e eficaz quando administrado conforme a orientação médica e durante o menor tempo possível, ainda há alguns efeitos colaterais que podem ser atrelados ao uso de zolpidem.
A maioria dos efeitos tende a durar até apenas 5 horas, mas pode levar pelo menos 8 horas para estar totalmente alerta o suficiente para realizar atividades, como dirigir.
Além disso, é provável que depois de 2 semanas tomando zolpidem, seu corpo pode se acostumar com seus efeitos.
Dentre eles, algumas manifestações comuns são:
- Sonolência
- Dor de cabeça
- Boca seca
- Gosto metálico na boca
- Diarreia dor abdominal
- Vômito
- Cansaço
- Distúrbio de marcha
- Quedas (especialmente entre os idosos)
- Dor nas articulações ou muscular
- Sudorese
- Relaxamento muscular
- Visão dupla
- Sonambulismo
Zolpidem alucinações podem acontecer, em alguns pacientes que usam doses mais elevadas do medicamento, por isso, é importante comunicar o seu parceiro para que ele possa ficar em alerta.
É importante em caso de sonambulismo ou alucinações acalmar a pessoa e não tentar acordá-la ou despertá-la de forma abrupta, pois ela não está consciente, caso o efeito seja zolpidem acordar no meio da noite.
Leve-a de volta pra cama deite-a e a tranquilize para que ela possa voltar a dormir, em seguida fique observando para certificar-se de que ela não tenha alucinações novamente.
Um dos principais zolpidem efeitos colaterais a longo prazo é a dependência ao medicamento, por isso o uso prolongado não é indicado.
Ao tomar zolpidem como um medicamento de longo prazo, não pare de repente, pois o zolpidem efeito rebote pode acontecer.
Nessas situações espera-se que os sintomas de abstinência durarem de vários dias a algumas semanas.
Em geral, no entanto, os sintomas começam a melhorar cerca de 4 a 5 dias após a interrupção da medicação.
Quais são as contraindicações do zolpidem?
Para algumas pessoas, o uso de zolpidem não é indicado, por isso confira se você faz parte desse grupo:
Crianças e idosos
Crianças não devem fazer o uso desse medicamento, pois o zolpidem é indicado apenas para maiores de 18 anos de idade.
Idosos podem utilizar o medicamento com ressalvas, pois esse grupo costuma fazer o uso de outros medicamentos que podem interagir com o Zolpidem.
Nesse grupo, deve-se fazer uma introdução ao medicamento utilizando-se medidas menores.
Grávidas e lactante
Se você estiver grávida, o uso do medicamento deve ser descontinuado, pois ele pode interferir na saúde do bebê, adiantando o parto ou então prejudicando o peso do bebê.
Para quem está em processo de amamentação, embora a concentração de zolpidem encontrada no leite materno seja baixa, ele não deve ser utilizado.
Alérgicos
Pessoas que sejam alérgicas ao princípio ativo do medicamento ou a qualquer outro componente presente na fórmula não devem fazer uso desse medicamento.
Além disso, que já possui histórico familiar de alergia a medicamentos devem se certificar de que não terão alergia ao zolpidem.
Pois, casos de crise alérgica podem evoluir rapidamente para choque anafilático.
Condições pré-existentes
Se você tiver algum tipo de problema de saúde pré-existente é importante informar seu médico, pois o zolpidem não deve ser administrado em pessoas com:
- Doenças renais ou hepáticas
- Miastenia grave (fraqueza dos músculos)
- Problemas respiratórios
- Apneia do sono
- Problemas de saúde mental
- Problemas com uso de álcool ou drogas
Outros medicamentos
O medicamento não deve ser administrado com medicamentos que contenham álcool em sua composição.
Além disso, ele também não deve ser usado com outros medicamentos de ação hipnótica como:
- Antipsicóticos
- Ansiolíticos
- Sedativos
- Antidepressivos
- Analgésicos
- Antiepilépticos
- Anestésicos
- Anti-histamínicos.
Como largar o zolpidem?
Se você está com receio de fazer o uso desse medicamento e criar dependência é importante conversar com o seu médico, principalmente se você faz uso deste medicamento de maneira contínua.
Portanto, em hipótese alguma cogite parar o tratamento sem autorização médica, pois o tratamento deve seguir a orientação médica.
Seu médico pode receitar doses menores para tornar o processo mais seguro e confortável.
Tomo zolpidem e não durmo
Se você já faz o uso desse medicamento e ele não está alcançando o resultado esperado, é fundamental que você converse com o seu médico.
Ele poderá avaliar a possibilidade de aumentar a dosagem receitada, caso seja possível, ou então indicar um medicamento que possa ser mais eficaz do que o uso do zolpidem.
Além disso, é importante avaliar o seu histórico de saúde e verificar o seu nível de dependência a medicamentos para dormir.
Agora você já conhece o zolpidem
Através desse conteúdo buscamos apresentar de maneira simples e objetiva o que é o zolpidem, para que serve e quando ele normalmente é indicado pelo profissional de saúde.
Além disso, exploramos também alguns dos efeitos colaterais comuns que envolvem o uso deste medicamento.
Portanto, lembre-se que é importante seguir a orientação médica e sempre que possível utilizar o zolpidem por menos tempo possível.
Assim você minimiza os riscos de sofrer efeitos colaterais e também de gerar dependência a esse medicamento.
Em caso de dúvidas consulte a bula do medicamento e peça um auxílio ao seu médico.
Continue lendo mais
Garrafa Térmica: 10 melhores de 2024
Alergia a poeira: O que é? Quais são os sintomas?
Rins policísticos: Sintomas e tratamentos
Calculadora de calorias: quantas consumir por dia?
Remédio para dor no corpo: 10 alternativas
Dor nos seios: 15 possíveis causas