Acordar com dor de cabeça: 14 possíveis causas

junho 2024

Leitura: 16 min.

Acordar com dor de cabeça pode ser muito desconfortável principalmente para aquelas pessoas que possuem uma rotina mais agitada.

Pois além do desconforto ela também acaba gerando uma indisposição ao acordar, que pode causar alteração do humor e diminuição da energia.

Apenas esses dois fatores já são capazes de resultar em uma queda do desempenho, isso se a dor de cabeça ao acordar não estiver associada a problemas de saúde que podem causar outros sintomas.

Por isso, para eliminar a dor de cabeça ao acordar é preciso conhecer as suas possíveis causas e tratar a sua origem.

Foi pensando nisso que preparamos esse conteúdo com as possíveis causas da dor de cabeça ao acordar.

É normal acordar com dor de cabeça? 

Provavelmente você já deve ter experienciado acordar com dor de cabeça mais de uma vez ao longo dos anos.

Esse é um sintoma bastante comum e que na maior parte das vezes não é um motivo para preocupação, pois a dor de cabeça pode aparecer até mesmo após uma noite mal dormida.

Entretanto, é preciso estar atento, pois existem muitas situações em que esse sintoma não deve ser normalizado, pois pode indicar de que algo no seu organismo não está bem.

Além disso, é importante que você mantenha os seus exames em dia e realize check ups regularmente para evitar preocupações maiores acerca desse sintoma.

Quando a dor de cabeça ao acordar surge acompanhada de outros sintomas, como náuseas, fadiga, dor em alguma região do corpo, tontura e confusão mental é importante que você procure um atendimento médico.

Ainda, acordar frequentemente com dor de cabeça pode acender um outro sinal de alerta importante para que você procure atendimento médico.

Homem ao acordar com dor de cabeça

O que pode ser acordar com dor de cabeça?

Preparamos uma lista com as principais possíveis causas da dor de cabeça ao acordar para que você possa entender o que está acontecendo com o seu corpo.

Insônia

Uma das causas principais de acordar com dor de cabeça são os distúrbios do sono, dentre eles, a insônia é uma das principais causadoras desse sintoma.

Ela se caracteriza pela dificuldade em adormecer, que faz com que um indivíduo tenha menos tempo de repouso. 

Isso impede que você descanse e diminua a atividade cerebral, assim o seu cérebro “não desliga” e você se mantém em estado de alerta.

Como já sabemos, o cansaço pode ocasionar dor de cabeça e consequentemente fazer com que você se sinta indisposto.

Geralmente a insônia se manifesta em momentos de estresse elevado, mas ela também pode estar associada a certas doenças e condições.

Se estiver associada ao estresse ou a ansiedade é importante que você procure atendimento com um psicólogo.

Em caso de suspeita de doenças, você pode consultar com um clínico geral para fazer uma avaliação inicial. 

Apnéia do sono

A apnéia do sono é um outro tipo de distúrbio que pode interromper o seu fluxo do sono fazendo você dormir e acordar com dor de cabeça.

Ela é caracterizada por uma parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono.

Isso pode provocar roncos, e impede que você relaxe totalmente durante o sono, e consequentemente acorde com dor de cabeça.

O cansaço também é um outro sintoma comum de quem sofre com apneia do sono, por isso é importante investigar quais são os fatores que podem estar causando essa condição. 

O tratamento é realizado principalmente através da mudança de hábitos e estilos de vida. 

Bruxismo

O bruxismo, ou briquismo, também é uma condição que pode fazer você acordar com dor de cabeça e dor na região do maxilar.

Ele é caracterizado pelo apertar dos dentes que pode acontecer durante o dia ou durante a noite. 

Esse aperto ocorre de maneira inconsciente, e geralmente está relacionado a problemas como estresse e ansiedade. 

Esse aperto acaba contraindo a musculatura, e a tensão muscular pode causar dores de cabeça ao acordar. 

Existem dois tipos de bruxismo, o bruxismo noturno e o de vigília (ou diurno), embora não tenha cura, ambos possuem tratamentos. 

O tratamento para bruxismo noturno inclui o uso de uma placa para bruxismo, enquanto para bruxismo diurno inclui a reprogramação cerebral para evitar que você aperte os dentes durante o dia. 

Travesseiro errado

Se você já trocou de travesseiro e alguma vez não chegou a se adaptar com ele, saiba que ele pode ser uma das causas de você acordar com dor de cabeça.

Quando não usamos um travesseiro adequado, ele não apoia a nossa cabeça da maneira correta. 

Isso pode desencadear tensão muscular que pode não só atrapalhar seu sono, mas causar desconforto na cabeça e dor no corpo, principalmente na região da nuca.

Por isso, é importante pesquisar antes de comprar um travesseiro, e avaliar qual  é a melhor opção.

Por exemplo, é importante que o seu travesseiro dê apoio a cabeça e também a região cervical para evitar a tensão muscular. 

Um bom exemplo é o travesseiro abaixo, que possui um formato anatômico, e ajuda a evitar dor de cabeça.

Travesseiro para não acordar com dor de cabeça

A escolha do colchão também pode afetar a maneira como você fica posicionado durante as suas horas de sono.

Problemas de visão

Problemas de visão também podem fazer você acordar com dor de cabeça e nos olhos, pois existem muita musculatura na região óptica.

Se esses músculos estiverem tensionados, por algum motivo, eles podem provocar cefaleia. Além disso, também podem ocorrer dores de cabeça por esforço visual, principalmente na região frontal. 

Isso é mais comum em pessoas que já possuem algum tipo de problema de visão como, os portadores de miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Assim, é fundamental consultar com um oftalmologista para que ele possa realizar uma avaliação completa e também avaliar o possível tratamento através de lentes de correção.

Pressão arterial

A pressão alta é um tipo de doença crônica que pode se originar a partir de diversas causas, como genética, sedentarismo, obesidade e genética.

Na pressão alta ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos aumentando o fluxo e promovendo sua tensão.

Isso pode ser uma das causas de você acordar com dor de cabeça, por isso é importante que você consulte com um cardiologista para verificar eventuais problemas de pressão.

Geralmente ela é uma condição silenciosa, mas pode comprometer o funcionamento cardíaco ao longo do tempo. 

Sinusite

A sinusite é uma condição que é muito comum principalmente após uma gripe ou um resfriado, ela se caracteriza pela inflamação nos seios paranasais.

Essa inflamação causa acúmulo de secreção na região do rosto e por isso ela pode ser um dos motivos de você acordar com dor de cabeça na testa, nos olhos, ou próximo as maçãs do rosto. 

O tratamento pra sinusite pode depender vai depender se a sua sinusite é de origem viral ou bacteriana, mas geralmente ela inclui o uso de antibióticos. 

Transtornos da cabeça e pescoço

Problemas colunares, como hérnias de disco, dor na lombar, são também uma possível causa de você acordar com dor de cabeça. 

Por isso, ressaltamos a importância de escolher bem o travesseiro e o colchão que você dorme, pois eles podem contribuir com o desenvolvimento desse tipo de problema.

Consultar com um ortopedista ou traumatologista é muito importante para que ele possa realizar uma avaliação. 

Homem com torcicolo

Consumo de álcool

Se você anda consumindo álcool em excesso saiba que acordar com dor de cabeça pode ser um sinal de ressaca.

A ressaca é uma série de sintomas causados pelo consumo excessivo de álcool e ocorre por conta da sua metabolização.

A metabolização do álcool acaba sobrecarregando todos os órgãos, principalmente o fígado que pode causar a dor.

É importante beber bastante líquido, como água e sucos, para ajudar a eliminar o álcool do organismo. 

Uso de medicamentos

O uso de alguns tipos de medicamentos também pode ser um dos principais motivos de você acordar com dor de cabeça.

Isso ocorre, pois alguns medicamentos possuem efeitos colaterais que são desencadeados após sua metabolização no organismo.

Então em alguns casos é normal o corpo apresentar esses efeitos até que você tenha se adaptado.

Porém, é sempre importante manter seu médico informado acerca desses efeitos, pois ele pode realizar alteração nas dosagens caso eles persistam por muito tempo.

Desidratação

A desidratação ocorre quando não consumimos líquidos ou alimentos em quantidades suficientes para repor a quantidade de líquido perdida em nosso organismo.

Pois quando não bebemos água em quantidade suficiente, os vasos sanguíneos localizados na cabeça se contraem para equilibrar os níveis de líquidos que existem no organismo. Isso dificulta a chegada de oxigênio no sangue e provoca dor de cabeça

Isso pode desencadear alguns sintomas no organismo, inclusive acordar com dor de cabeça, sede excessiva, sensação de boca seca e cansaço.

Para manter-se hidratado, você deve ingerir cerca de 2 litros de líquidos por dia, que pode ser feito através do consumo de frutas, chás, sucos, leite e vitaminas. 

Desregulação do ciclo circadiano

O ciclo circadiano é o ritmo natural do nosso corpo, é dentro desse ciclo que ocorrem o nosso processo biológico e também do nosso metabolismo.

Quando ocorre a desregulação, por algum motivo, como a mudança de rotina, ele pode causar dor de cabeça ao acordar.

Geralmente está associado a uma má qualidade do sono, por isso é importante tentar regulá-lo e adaptar-se a nova rotina. 

Caso você não consiga fazer isso sozinho, você pode consultar um médico psiquiatra ou neurologista para ser avaliado quanto ao uso de medicamentos. 

Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade costumam atrapalhar a qualidade do sono, além de causar excesso de tensão muscular. 

Isso pode desencadear dor de cabeça ao acordar, principalmente para aquelas pessoas com ansiedade crônica.

É importante saber como reduzir o estresse e a ansiedade através de medidas que promovam o relaxamento ao longo do dia.

Ou seja, encontre uma forma de  praticar atividades relaxantes ou que promovam a sensação de bem estar, como meditação, yoga, caminhadas ou dança, por exemplo. 

Disfunção temporomandibular

Essa disfunção é um tipo de disfunção que causa uma alteração no funcionamento da articulação temporomandibular, essa articulação é responsável por realizar o movimento de abrir e fechar a boca.

Essa disfunção pode causar desgastes dentários, e também inchaço repentino em um dos lados do rosto.

O tratamento consiste em realizar sessões de fisioterapia, massagem para ajudar a relaxar a musculatura e também uso de uma placa de bruxismo.

Agora você já sabe o que pode ser acordar com dor de cabeça

Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das principais causas da dor de cabeça ao acordar.

Você deve ter percebido que nem sempre se trata de um problema sério de saúde, mas é muito importante consultar com um profissional para que ele possa realizar uma avaliação e minimizar os riscos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap