junho 2024
Leitura: 11 min.
O aparecimento de células epiteliais na urina através do resultado do exame de urinálise pode causar certa preocupação, pois apesar de ser normal, a quantidade pode indicar que há algo errado com o seu trato urinário.
Por isso, é importante conhecer mais detalhes sobre esse resultado, e o que ele pode significar em termos de saúde.
Para que você possa compreender o que significa seu aparecimento, elaboramos um conteúdo completo sobre o assunto.
Sumário
O que são células epiteliais?
As células epiteliais são componentes fundamentais do tecido epitelial, esse tecido é o que reveste nossos órgãos e desempenha as funções de proteção e revestimentos.
Ou seja, estão em toda parte do nosso organismo, e podem exercer ainda funções específicas dependendo da sua localização.
Por isso, em um primeiro momento o seu aparecimento não deve gerar preocupação, pois nosso trato urinário é revestido por elas que podem sofrer descamação.
Entretanto, é preciso estar alerta para a quantidade de células presente no seu exame, pois ela pode ser um indicador importante para avaliar os graus de normalidade.
Que tipos de células epiteliais na urina podemos encontrar?
Apesar de que muitas vezes a análise do exame de urina não dê a indicação do tipo de célula, o médico pode solicitar essa análise para entender melhor o que está acontecendo e, assim, ter um diagnóstico mais assertivo.
A análise microscópica permite identificar cada uma dessas células, já que elas apresentam diferenças estruturais visíveis.
Portanto, é importante conhecer quais tipos podem aparecer na urina.
Células epiteliais escamosas na urina
As células epiteliais escamosas são as células de maior tamanho, elas normalmente estão localizadas nas superfícies de revestimento que fazem a passagem de fluxo de fluídos.
Um exemplo bastante comum são os nossos vasos sanguíneos, que possuem uma camada fina de células epiteliais permitindo a permeabilidade das moléculas.
Esse tipo de célula também forma o epitélio da vagina e da uretra tanto masculina quanto feminina.
Quando as células epiteliais escamosas são encontradas no exame de urina, geralmente indicam que a amostra foi contaminada.
Ou seja, é bem provável que não haja problemas de saúde envolvidos.
Células epiteliais não escamosas na urina
Existem dois tipos de células epiteliais não escamosas na urina que pode resultar da análise do exame:
- Célula transição: São células epiteliais que geralmente estão presentes em órgãos como a bexiga, quando encontradas podem indicar infecções principalmente quando em conjunto com um aumento no número de leucócitos;
- Célula tubular: São encontradas nos túbulos renais e podem aparecer de vez em quando, quando associadas a problemas renais podem aparecer na urina na forma de cilindros.
Como interpretar os resultados da presença de células epiteliais na urina?
Os resultados da presença de células epiteliais na urina são expressos pela quantidade que vai de 0 a 10.000/mL.
Por isso, esses valores não possuem relevância clínica, mas é preciso interpretá-los em conjunto com outros parâmetros, como a presença de filamentos de muco, microrganismos, cilindros e cristais.
Geralmente os resultados são expressos no exame da seguinte forma:
- Células epiteliais na urina raras: Quando são encontradas até 3 por campo analisado no microscópio;
- Células epiteliais na urina algumas: Quando são observadas entre 4 e 10;
- Células epiteliais na urina numerosas: Quando são vistas mais de 10 por campo;
Quando o resultado é de células numerosas, ele deverá ser analisada por um profissional, além disso, lembre-se de que o resultado do exame de urina é dividido em três partes que envolve análise do exame físico, químico ou de sedimento e que também deverão ser considerados.
Quais são as principais causas do aparecimento elevado de células epiteliais?
Conheça algumas das causas que podem levar a um aumento considerável do número de células epiteliais na urina:
Contaminação da amostra de urina
A contaminação da amostra pode ocorrer principalmente durante a coleta da amostra, tanto com o potinho de coleta quanto na própria região genital.
Para evitar a contaminação da amostra, higienize a região íntima, despreze o primeiro jato de urina, pois é através deles que ocorre a eliminação das impurezas na uretra.
Infecções urinárias
A infecção urinária é uma das principais causas do aparecimento de células epiteliais na urina gravidez.
Isso ocorre porque grávidas estão mais propensas a desenvolver esse tipo de infecção já que durante a gestação ocorrem alterações funcionais e anatômicas dos rins e das vias urinárias durante o período gestacional.
Apesar disso, qualquer pessoa pode desenvolver infecção urinária, no exame é possível observar presença de microrganismos e também de filamentos de muco.
É comum também, no caso de confirmada a infecção urinária, notar um aumento no número de leucócitos.
Menopausa
Mulheres que estão próximas ou entrando na menopausa podem apresentar uma maior quantidade de células epiteliais na urina.
Isso ocorre principalmente por conta da baixa quantidade de estrogênio circulante, entretanto não significa qualquer tipo de problema de saúde.
As mulheres que encontram-se na fase pós-menopausa e que possuem baixa quantidade de estrogênio circulante também podem apresentar maiores quantidades.
Apesar disso, não representa risco para a mulher, mas é importante que ela procure um ginecologista para avaliar os níveis hormonais e caso seja necessário fazer a reposição.
Problemas renais
A presença de células epiteliais na urina, ou células tubulares e cilíndricas pode indicar problemas relacionados aos rins.
Principalmente quanto ao aparecimento de células epiteliais tubulares, que podem indicar uma lesão de maior graus nos rins ou perda da funcionalidade do órgão.
Como tratar?
Caso o resultado do exame apareçam em níveis fora do que se espera, pode ser necessário uma análise.
Portanto, apenas o médico poderá realizar uma avaliação completa a fim de fornecer o diagnóstico indicado e também indicar o melhor tratamento.
Agora você já sabe o que são as células epiteliais na urina
Através desse conteúdo buscamos apresentar o que são as células epiteliais na urina e como elas podem ser um indicativo de problemas de saúde.
Não esqueça de procurar auxílio profissional para receber uma avaliação completa e tratar suas possíveis condições de saúde.
Continue lendo mais
O que é a massagem facial e como fazer em casa?
O que é laringite, quais os sintomas e tratamento?
Hidratante para pele oleosa: 12 opções para comprar
Dor no umbigo: 12 principais causas
Apego evitativo: o que é e como lidar?
Alergia a suor: O que é, quais são os sintomas e tratamentos?