novembro 2023
Leitura: 16 min.
A pontada no ouvido é um sintoma que pode indicar um problema de saúde na região auricular, principalmente na região interna.
Embora nem sempre esteja atrelado a um problema de saúde grave, é importante entender o que pode estar envolvido nas causas desse sintoma e quando é necessário procurar um especialista para realizar um tratamento.
Por isso, reunimos algumas das principais causas para a pontada no ouvido em um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Como é a sensação de pontada no ouvido?
A pontada no ouvido é um sintoma que pode estar associada a diferentes tipos de condição de saúde, desse modo a sensação de pontada pode variar de pessoa para pessoa.
Ela geralmente é descrita como uma dor aguda, podendo ser momentânea, intermitente ou então permanente até que se resolva a causa.
Se assemelha muito a uma picada ou fisgada, mas também pode ser uma sensação pulsante como uma pressão.
Quando acompanhada de outros sintomas, como febre, dores de cabeça, zumbido e outros, a pontada no ouvido pode ser preocupante e indicar a necessidade de procurar um médico para diagnóstico e, principalmente, aqueles casos em que a pontada no ouvido evolui para dor, ou aumenta a intensidade.
O otorrinolaringologista é o profissional capacitado para solicitar exames e dar um diagnóstico adequado para pontada no ouvido.
Como diminuir a pontada no ouvido em casa?
Apesar de não ser indicado utilizar remédios caseiros para eliminar a dor, ou a pontada no ouvido, saiba que uma maneira bastante prática de ter alívio é utilizar uma compressa de água quente no local da dor.
Ela de fato não irá tratar a inflamação, que deverá ser tratada apenas com o uso de medicamentos adequados, entretanto ela pode minimizar a pressão e a sensação de desconforto.
Para isso, utilize uma bolsa térmica, mas sem manter o contato direto com a pele, você pode enrolá-la em uma toalha, e, por fim, agende uma consulta com o profissional de saúde.
O que pode ser pontada no ouvido?
Nesse tópico iremos abordar algumas das principais causas associadas a pontada no ouvido para que você possa reconhecer os sintomas e buscar tratamento médico adequado.
Inflamação no ouvido
A inflamação no ouvido é uma condição que geralmente é oriunda de uma infecção no ouvido, seja ela por vírus, fungos ou bactérias.
Ela também é conhecida como otite, e é muito comum em crianças por conta do seu sistema imunológico menos desenvolvido.
Esse tipo de inflamação pode causar diversos sintomas como a pontada no ouvido direito ou esquerdo, inchaço, secreção, sensação de ouvido entupido, dores de cabeça e até mesmo febre.
Devem ser tratadas por um profissional de saúde através do uso de remédio para dor de ouvido como antifúngicos, analgésicos e antibióticos.
Quando não tratada a dor tende a aumentar e a inflamação pode alcançar outras regiões, portanto é importante seguir as orientações médicas e tomar os medicamentos conforme a prescrição.
Entrada de água
Durante o banho, idas à praia e até mesmo o uso da piscina a entrada de água no ouvido pode ser comum e causar uma sensação de desconforto, pressão, ou pontada no ouvido.
Uma maneira de como tirar água do ouvido, e consequentemente, ajudar a liberar o canal auditivo, pois a umidade pode propiciar o aparecimento de infecções de ouvido.
Caso a sensação continue após o dia seguinte, é recomendado procurar um profissional de saúde para avaliar e desentupir o ouvido.
Diferença de pressão
A diferença de altitude tende a causar uma pressão no ouvido, que pode ser sentida principalmente em voos, quando o avião está decolando ou aterrissando.
Essa pressão pode causar desconforto e sutis pontadas no ouvido, é bastante incômodo, mas ela alivia em alguns poucos minutos.
Entretanto, para aliviar esse desconforto é possível mascar chiclete ou então bocejar durante o pouso.
Para bebês é indicado dar a chupeta para aliviar a dor ou então uma mamadeira com um pouco de água.
Problemas na articulação
A artrite ou então deslocamento da articulação da mandíbula podem causar alguns sintomas no ouvido, como a pontada no ouvido, uma vez que toda a circulação local é comprometida.
Portanto, é importante consultar com um reumatologista, ou o otorrino, para que ele possa avaliar e solicitar exames para obter um diagnóstico.
Amigdalite
Já a amigdalite é um tipo de infecção na garganta que ocorre principalmente por conta de bactérias, vírus ou fungos.
A infecção na garganta também pode afetar o ouvido, pois eles são uma região próxima, e por isso pode gerar inflamação e causar dor e desconforto no ouvido também.
Nesses casos, é importante consultar um médico para que ele avalie o uso de medicamentos, também pode ser recomendado a remoção cirúrgica das amígdalas.
Siso
O dente siso é um dos últimos dentes a nascer, e em alguns casos a boca não tem espaço para acomodar mais um dente, isso pode fazer o siso nascer torto ou então empurrar os outros dentes.
Esse fator pode desencadear uma certa pressão na mandíbula que pode também resultar em uma pontada no ouvido, e até mesmo dor.
Embora não haja necessidade de qualquer tratamento específico, é importante consultar com o seu dentista para que ele possa avaliar a necessidade de remoção do siso ou se há a presença de alguma infecção.
Problemas nos dentes
Além do crescimento do siso, problemas relacionados aos dentes como abscessos, cárie ou bruxismo podem provocar pontadas no ouvido, isso porque os nervos dos dentes ficam muito próximos ao ouvido.
O ideal é consultar com o seu dentista para entender a causa, ainda que os sintomas possam variar de acordo com as causas, é muito comum que a dor sentida na boca seja mais intensa do que a pontada no ouvido.
Lesões no ouvido
Durante a remoção de cera, ou então, higienização auricular podem causar lesões no tímpano ou no canal auditivo.
E, isso pode causar pontada no ouvido, dor ou lesões, por isso a maioria dos médicos não recomenda a introdução de objetos no canal auditivo.
Um indicativo de que você pode estar com lesões não ouvido são outros sintomas como dor, sangramento, pressão, dor de cabeça, perda parcial ou total de audição.
Caso isso ocorra, é importante procurar um médico otorrinolaringologista.
Condições respiratórias
A sinusite, principalmente, é uma das causadoras de pontada no ouvido, pois ela é um tipo de inflamação caracterizada pelo acúmulo de secreções nos seios nasais.
Essa secreção causa um aumento de pressão na face e consequentemente pode causar dor de cabeça, febre, dor de garganta entre outros fatores.
Além da sinusite, a rinite também é um outro tipo de inflamação que ocorre nas vias aéreas e pode causar sintomas como pontada.
Para resolver e obter um diagnóstico adequado é fundamental consultar com um otorrinolaringologista.
Gripes
Quem nunca passou por uma gripe ou resfriado e sentiu dor de cabeça? No pico uma possível dor de garganta e também as pontadas no ouvido?
Geralmente elas ocorrem pelo acúmulo de secreções gerados pela resposta imunológica natural do corpo para combater os vírus invasores.
O que facilita muito sentir a pontada no ouvido é que o ouvido, parte superior da garganta e região superior do nariz estão interligados pela trompa de Eustáquio.
Então facilmente é possível sentir a inflamação nessas regiões, ela tende a diminuir com o passar dos dias e melhora dos resfriados.
Entretanto, ao consultar com um médico ele pode recomendar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para a melhora dos sintomas.
Labirintite
A labirintite é um tipo de inflamação em uma estrutura delicada e localizada na parte interna do ouvido, o labirinto.
Ela controla a audição e também o equilíbrio e na maior parte das vezes em que ocorre ela está associada a infecções virais e pode causar diversos sintomas.
Entre os sintomas podemos destacar a pontada no ouvido, zumbido, tontura, enjoo e até mesmo perda de equilíbrio.
Para minimizar os sintomas é importante tratar a labirintite através do repouso, evitando a perda de equilíbrio e também através do uso e prescrição de medicamentos.
Diabetes
A diabetes é uma condição de saúde que naturalmente debilita o corpo e também o sistema imunológico.
Quem possui diabetes, portanto, pode ter tendência a desenvolver infecções no ouvido com certa recorrência.
Geralmente são infecções como a otite que causa diminuição da audição, formação secreção, pontada no ouvido, e até mesmo mau cheiro.
Portanto, caso você esteja sentindo pontadas no ouvido frequentemente, ou já teve mais de duas infecções, considere fazer um exame de glicose para verificar os níveis de açúcar no sangue.
Excesso ou falta de cera
Uma outra causa bastante comum da pontada no ouvido, é o excesso de cera, ou falta de cera.
A cera possui um papel muito importante para o ouvido, pois ela ajuda na sua lubrificação e também na proteção contra microrganismos e poluentes.
A falta de cera pode ser prejudicial e aumentar o risco de infecções que, por sua vez, causam sintomas como dor e pontada.
Por outro lado, uma quantidade exagerada pode obstruir o canal auditivo e aumentar a pressão local causando dor e pontada.
O ouvido é um órgão autolimpante, por isso não são necessários cuidados extras, mas a falta ou excesso de cera deve ser avaliada por um profissional de saúde.
Quando procurar um médico para investigar a pontada no ouvido?
A pontada no ouvido é uma condição que deve ser investigada o mais cedo possível, entretanto, existem alguns sinais que indicam urgência de tratamento.
Procure por um atendimento de emergência se estiver com os seguintes sintomas:
- Vertigem;
- Dor de cabeça muito forte;
- Inchaço ao redor do ouvido;
- Dificuldade de deglutição;
- Secreção saindo do ouvido, ou mal cheiro;
- Náuseas;
- Febre;
- Fraqueza nos músculos faciais;
- Dor muito forte que para de repente (pode ser um sinal de tímpano rompido);
Agora você já sabe o que pode ser a pontada no ouvido
Através desse conteúdo, apresentamos as principais causas da pontada no ouvido e também a importância de procurar um atendimento médico.
Portanto realize os exames necessários para obter um diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível, seguindo as orientações profissionais.
Esse conteúdo é apenas um conteúdo informativo e não recomenda utilizá-lo para fins de autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Sintomas de colesterol alto: Os 5 principais
Beneficios do abacate: 21 principais pra sua saude
Síndrome do ovário policístico: O que é e como tratar?
Autismo infantil: Conheça os sinais
Tanchagem: O que é? Conheça 5 receitas
Sapatilha para hidroginástica: 6 opções para