outubro 2024
Leitura: 12 min.
É preciso entender quando a perda de peso é preocupante, principalmente se você estiver perdendo peso rápido e sem motivo aparente.
Embora parte das pessoas possam ficar felizes ao notarem alguns quilos a menos ao subir na balança, nem sempre essa perda de peso pode significar algo positivo.
Existem algumas condições de saúde que podem influenciar tanto o ganho quanto a perda de peso, por isso ela pode ser um sinal de alerta e indicativo de algo não vai bem com o seu corpo.
Para que você possa compreender quando a perda de peso é preocupante, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Por que se preocupar com a perda de peso?
Para entender quando a perda de peso é preocupante, é preciso entender também que ela é uma consequência que pode ocorrer por conta das mais variáveis causas.
A mais comum é, sem dúvidas, a mudança nos hábitos alimentares, prática de atividade física e também o uso de suplementos emagrecedores, como o Ozenvitta.
Esse suplemento ajuda a aumentar a saciedade e também a acelerar o metabolismo e por isso pode contribuir com a perda de peso.
Porém, caso você não tenha realizado mudanças na sua rotina, pode se tratar de algum problema de saúde que requer sua atenção.
Diversos problemas de saúde podem causar perda de peso repentina, por isso é importante ficar atento aos sintomas que estão acompanhando essa redução.
Além disso, caso você suspeite de algum problema de saúde não deve hesitar em buscar orientação médica e profissional.
Quando a perda de peso é preocupante?
A perda de peso involuntária refere-se estritamente à perda de peso que ocorre quando uma pessoa não está fazendo dieta e nem tentando emagrecer.
É importante destacar que flutuações de peso são relativamente comuns, principalmente em mulheres, por conta das alterações hormonais
Mas de uma maneira geral o emagrecimento brusco e não intencional pode acontecer com qualquer que esteja passando por um período estressante, por exemplo.
Os médicos costumam achar a perda de peso preocupante quando são perdidos de 4 kg a 5 kg de maneira involuntária.
Isso porque dentro desse limiar, a perda de peso, pode indicar um distúrbio físico, emocional ou mental grave.
Além disso, outros sintomas que possam ter surgido junto com a perda de peso, como a febre, perda de apetite, suores noturnos, sonolência ou insônia e etc…
Caso tenha identificado algum outro sintoma, saiba que é bem provável que a sua perda de peso seja patológica e que você precise investigar a causa.
Portanto, lembre-se que a perda de peso é preocupante quando você perde 4 kg, ou mais, de maneira involuntária e está acompanhada de outros sintomas.
O que pode causar a perda de peso?
Agora que você já sabe quando a perda de peso é preocupante, é importante discutir quais são as possíveis causas da perda de peso repentina.
Citaremos apenas as principais, pois existem diversas condições que podem ser responsáveis, o ideal é que você procure um médico.
A perda de peso rápida pode ocorrer devido a situações como:
- Presença de distúrbios gastrointestinais: Doença de Crohn, Intolerância a lactose, úlceras, colite ulcerativa, pancreatite crônica, isquemia mesentérica ou doença celíaca;
- Alterações neurológicas: doença de Parkinson, demência, esclerose múltipla ou AVC;
- Doenças endócrinas: Hipertireoidismo, Tireoidite de Hashimoto, insuficiência adrenal ou diabetes não controlada;
- Doenças pulmonares: Enfisema pulmonar ou bronquite crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Doenças infecciosas: Tuberculose, gripes intensas, viroses e HIV;
- Doenças cardíacas: Insuficiência cardíaca avançada;
- Transtornos psicológicos: como depressão, ansiedade emagrece, luto, anorexia, bulimia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo e esquizofrenia;
- Efeito colateral de medicamentos: Antiepiléticos, antidepressivos, ansiolíticos, diuréticos ou laxantes;
- Câncer: sendo mais comum no mieloma múltiplo, leucemia ou linfoma.
- Tratamento de câncer: A quimioterapia pode acabar tendo efeitos colaterais que resultam em náuseas e enjoos frequentes podendo contribuir com a perda de peso;
- Desnutrição: A falta de certas vitaminas no nosso corpo pode interromper a absorção de nutrientes;
- Dependência química: Uso de drogas ilícitas e também de bebidas alcoólicas;
Além disso, problemas pessoais como términos de relacionamento, demissão inesperada, perda de uma pessoa querida podem ser a causa da perda de peso.
Quando a perda de peso é preocupante em idosos?
Idosos possuem uma maior propensão a perder peso sem motivo aparente, uma vez que o envelhecimento aumenta a perda de peso involuntária.
Existem diversos fatores que podem contribuir para a perda de peso em idosos, e nem sempre isso vai estar relacionado a problemas de saúde.
Entretanto, por terem a saúde relativamente mais frágil, é importante estar atento e levar o idoso a consultas regulares para fazer uma avaliação.
Idosos também tendem a reduzir a ingestão de alimentos por conta da perda de apetite, que pode desencadear um processo de desnutrição, para isso existem suplementos alimentares de idoso que conseguem repor algumas vitaminas necessárias.
A falta de vitaminas pode ser perigosa, uma vez que mexe com o metabolismo e também pode dificultar a absorção de outros nutrientes causando problemas de saúde que podem afetar a sua qualidade de vida.
Por isso, monitorar não só a perda de peso em idosos, mas também a sua saúde de uma maneira geral e fundamental.
A perda de massa muscular também é um problema muito frequente em idosos e é causada principalmente pela sarcopenia, uma condição caracterizada pela diminuição da prática de atividades físicas, alterações hormonais comuns da idade e diminuição no consumo de alimentos, ela pode causar uma acentuada perda de peso.
Problemas mais comuns na terceira idade como a demência podem provocar esquecimentos, incluindo a realização das refeições e por isso também propicia a perda de peso.
Quando a perda de peso é preocupante em bebês e crianças?
Essa é uma preocupação bastante comum em pais de primeira viagem, saiba que durante os primeiros 15 dias de vida o bebê tende a perder até 10% do seu peso corporal.
Isso ocorre devido à expulsão de líquidos através da fezes e da urina, e esse fator é completamente natural.
Por isso, não se preocupe tanto, pois logo em seguida o bebê provavelmente aumentará de peso em cerca de 250 gramas até os 6 meses.
Em caso de dúvidas, é importante conversar com o pediatra do seu filho para que não ocorram atrasos no seu processo de desenvolvimento.
Algumas condições como alergias alimentares e intolerâncias também podem resultar na perda de peso de bebês.
Crianças estão em processo de desenvolvimento a todo instante, por isso é difícil estabelecer algum indício claro de que a perda de peso é por conta de algum problema de saúde.
Portanto, é importante ficar atento aos sintomas secundários, principalmente se a criança apresentar perda de apetite ou queda de energia, pois pode ser uma anemia.
O que a perda de peso pode causar?
Além de poder estar associado com condições que envolvam a saúde de um, nem sempre ele significa emagrecimento.
Ou seja, não é uma queima de gordura e também não é só pode fazer com que perca massa muscular.
De uma maneira geral, independentemente da sua perda de peso ser causada por um problema de saúde ou não você corre riscos de desenvolver:
- Flacidez;
- Redução da sua capacidade imunitária;
- Fraqueza e tonturas;
- Desnutrição;
- Queda de cabelos e unhas fracas;
- Comprometimento das funções do fígado;
- Maior propensão a doenças e infecções;
Por isso, ao identificar a perda de peso busque um profissional de saúde para investigar e então fornecer o tratamento adequado.
Agora você já sabe quando o emagrecimento repentino é preocupante
Através desse conteúdo buscamos esclarecer quando a perda de peso é preocupante, ou seja, quando ela se torna um problema de saúde que necessita de atenção.
Portanto, busque atendimento médico para que você possa entender o que está acontecendo com o seu organismo.
Continue lendo mais
Colchão Inflável: 7 Melhores de 2024
Alimentação e treino: como organizar uma rotina saudável
Pontada na parte íntima: O que pode ser?
Câncer de pâncreas: Sintomas e primeiros sinais
185 Frases de psicologia positiva
Queimação no estômago: Como aliviar?