Manchas roxas no corpo: 12 causas principais

janeiro 2024

Leitura: 17 min.

O aparecimento de manchas roxas no corpo é um problema muito comum principalmente após alguma pancada ou batida. 

Além disso, o aparecimento desses tipos de manchas também podem indicar um problema sério de saúde.

Por isso, é fundamental estar atento às principais causas do aparecimento desse sintoma para que você possa procurar tratamento, caso seja necessário.

Foi pensando nisso que preparamos um conteúdo completo para que você possa conhecer as principais causas do aparecimento de manchas roxas no corpo.

O que significa manchas roxas no corpo?

As manchas roxas no corpo, ou na pele, são conhecidas pelo nome de equimoses e ocorrem principalmente pelo extravasamento de sangue na pele.

Esse extravasamento se dá pelo rompimento dos pequenos vasos sanguíneos presentes no tecido cutâneo. 

Na maioria dos casos não indicam qualquer tipo de problema de saúde e tendem a desaparecer naturalmente dentro de alguns dias.

Entretanto, quando surgem sem algum motivo aparente, podem indicar um problema de saúde grave, por isso, é fundamental conhecer quais são as principais causas das manchas roxas.

Uma mulher com muitas manchas roxas no corpo
Imagem de Freepik

O que causa manchas roxas no corpo?

Preparamos uma lista com as principais causas das manchas roxas no corpo para que você possa entender melhor quais são as possíveis causas desse sintoma. 

Genética

Algumas pessoas podem ter manchas roxas aparecendo no corpo por conta da fragilidade capilar ou defeitos no vasos sanguíneos. 

Geralmente esse problema é causado por uma facilidade maior dos vasos sanguíneos em se romperem.

A hemofilia ou anormalidade de coagulação é um exemplo de doença genética que provoca sangramentos volumosos.

Homens costumam sofrer mais dessa condição do que as mulheres, infelizmente a hemofilia não tem cura, entretanto existe tratamento que visa melhorar a qualidade de vida do paciente.

O hematologista é o profissional apto a  diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado para a hemofilia.

Leucemia aguda e crônica

A leucemia também é uma das causas comuns de manchas roxas no corpo, um diferencial é que esse tipo de mancha surge sem nenhum motivo aparente. 

Originalmente elas são provocadas por uma queda brusca na produção de plaquetas, essa queda pode ocasionar sangramentos nas gengivas ou nariz, bem como o aparecimento de manchas roxas. 

O tratamento deverá ser feito com um oncologista, que está apto a diagnosticar e também indicar qual é o tipo de terapia indicado.

O tratamento ainda poderá envolver o transplante de medula óssea desde que a medula do doador seja compatível.

 Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma condição onde manchas roxas no corpo podem surgir, uma vez que ela se caracteriza como uma doença autoimune.

Geralmente ela está associada a uma baixa contagem de plaquetas, e que pode resultar no aparecimento de manchas roxas.

Apesar disso, o principal sintoma não está associado ao aparecimento das manchas e sim a dor nas articulações em ambos os lados do corpo, o inchaço e a vermelhidão.

A artrite reumatoide é uma condição que não tem cura, entretanto o tratamento pode proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Por isso, é importante procurar um médico especializado em reumatologia para que ele possa realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento que poderá envolver o uso de anti-inflamatórios, corticoides, imunossupressores e etc…

Deficiência de vitaminas

A deficiência de vitaminas, principalmente a vitamina C e a vitamina K, também pode contribuir para o aparecimento de manchas roxas do nada.

A vitamina C e K são importantes para tornar os vasos sanguíneos mais resistentes, evitando assim que ele se rompa de forma espontânea.

Elas também contribuem para evitar a coagulação do sangue, por isso é importante incluí-las na alimentação.

Ambas as vitaminas são encontradas em alimentos, como: laranja, acerola, brócolis, couve e outros.

Entretanto é possível encontrá-las como suplementos vitamínicos, que contribuem para o reequilíbrio desses nutrientes. 

Dengue hemorrágica

A dengue é um tipo de infecção viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti

Ela pode ser um dos motivos porque sai manchas roxas no corpo, uma vez que é responsável por reduzir a quantidade de plaquetas na corrente sanguínea.

Além do aparecimento de manchas, outros sintomas clássicos compreendem o cansaço, dor nos olhos, febre, sangramento na gengiva e vômitos.

Além da dengue, este mosquito também pode transmitir o zika vírus, que é um outro tipo de vírus que também pode causar manchas no corpo.

Em caso de suspeita de dengue é importante ir até o hospital para receber o atendimento adequado.

A dengue hemorrágica pode evoluir rapidamente levando ao choque e a morte, o paciente pode necessitar de soro, oxigenoterapia e também de transfusões sanguíneas. 

Infecções virais

Além da dengue, existem outros tipos de infecções virais que podem interferir na produção de plaquetas e contribuir para o aparecimento de manchas roxas pelo corpo.

Dentre elas podemos citar:

  • HIV que é uma infecção sexualmente transmissível é conhecida por debilitar o sistema imunológico de um indivíduo.
  • Hepatites virais também podem desencadear o aparecimento de hematomas na pele, bem como a tuberculose e a febre amarela.

Geralmente, essas condições surgem com um outro sintoma associado, por isso é importante estar atento a esses sintomas e procurar atendimento junto a um infectologista para o diagnóstico e tratamento.

Púrpura trombocitopênica imunológica

A púrpura trombocitopênica imunológica é uma doença autoimune que causa destruição das plaquetas. 

Ela também pode causar inflamação nos vasos abaixo da pele, por isso pode haver o aparecimento de manchas roxas na pele. 

Essa condição é mais comum em mulheres e crianças, e ocorre, pois as células ligadas à coagulação do sangue são destruídas pelo próprio corpo.

Em crianças é comum após uma infecção viral e costumam a desaparecer sem que haja a necessidade de tratamento.

Já em adultos, ela pode se tratar de uma condição crônica e requerer o uso de medicamentos anti-hemorrágicos.

Púrpura trombocitopênica trombótica

É uma condição genética onde ocorre a redução do número de plaquetas devida a uma alteração em uma enzima relacionada com a função das plaquetas.

O que significa que ela pode ocasionar o aparecimento de manchas roxas no corpo, sangramento e também dores abdominais intensas.

O tratamento para essa condição envolve o uso de medicamentos, como corticosteroides e imunossupressores. 

Púrpura senil

A púrpura senil é uma condição que não se trata de uma doença grave, entretanto, ela pode assustar em um primeiro momento.

Ela causa manchas roxas no corpo em pessoas que tenham mais de 65 anos, por conta da perda do tecido subcutâneo, fragilidade vascular e principalmente para pessoas que utilizam anticoagulantes.

As manchas podem aparecer nas mãos, antebraços, pernas e punhos, mas não se trata se uma condição que necessite de um tratamento específico.

Pancadas

Elas são as principais causas do aparecimento de manchas roxas no corpo, ocorrem principalmente depois de uma batida forte em algum lugar.

Quem nunca bateu com a perna na beirada da cama e depois percebeu uma mancha roxa na perna, ou em outra região, depois de ter levado a pancada?

Ele ocorre principalmente pelo rompimento dos pequenos vasos e o sangramento local, além da perna esses roxinhos podem aparecer por todo o corpo em qualquer lugar que você receber a pancada. 

Além da aparência de roxo, você também poderá notar dor ao apertar a mancha roxa no seu corpo.

Normalmente não é necessário realizar nenhum tipo de tratamento específico para tratar esse tipo de pancada.

Com o passar dos dias ele deve desaparecer sozinho ao longo do tempo, mas compressas geladas tendem a reduzir o desconforto.

Fator emocional

O aparecimento de manchas roxas no corpo pode ser depressão ou ansiedade, principalmente se você estiver passando por momentos de tensão.

O cortisol é conhecido por ser o hormônio do estresse e pode desencadear erupções cutâneas, bem como o aparecimento de outras condições como doenças de pele, eczema e psoríase. 

Por isso, se estiver passando por algum momento difícil, é importante procurar auxílio psicológico e psiquiátrico para iniciar um tratamento e reduzir as possibilidades de  somatização dessas condições.

A prática de atividade física regular e a boa alimentação também possuem papéis importantes para melhorar a sua condição de saúde.

Uso de alguns medicamentos

Existem alguns medicamentos que podem interferir na capacidade de coagulação do sangue e também reduzir a quantidade de plaquetas.

Esses medicamentos podem fazer com que você fique mais suscetível a sangramentos e hematomas, por isso é possível observar o aparecimento de manchas roxas no corpo.

Dentre os principais medicamentos que podem causar esse sintoma estão:

  • anticoagulantes (AAS/aspirina)
  • paracetamol
  • hidralazina
  • timina
  • quimioterapia
  • E outros…

É importante evitar a automedicação e caso perceba esse ou outros sintomas, não deixe de conversar com o seu médico, para que ele possa avaliar a continuidade de uso do medicamento. 

Manchas roxas no corpo de bebês

Manchas roxas no corpo de bebês recém-nascidos representam necessariamente um perigo para a saúde.

Essas manchas possuem tamanhos variados e também podem surgir em locais variados do corpo, são conhecidas pelo nome de manchas mongólicas.

Seu desaparecimento tende a ser natural por volta dos dois anos de idade, entretanto se você identificar o aparecimento de manchas roxas no corpo de bebês dias após do nascimento pode ser um indicativo de traumas, ou alguma doença. 

Por isso, é importante consultar com um pediatra para investigar a condição, principalmente se elas aparecem em grande quantidade ou surgirem acompanhadas de outros sintomas como febre, sangramento ou sonolência.

Quando se preocupar com o aparecimento de manchas roxas no corpo?

É importante lembrar que os hematomas, ou manchas roxas no corpo, são sintomas podendo ser benignos e sem causar qualquer tipo de prejuízo à saúde.

Quando surgem por pequenos traumas como batidas não colocam a saúde em risco, entretanto o alerta deve surgir quando eles se manifestam em grandes quantidades ou sem motivo aparente podendo afetar diversas áreas do corpo.

Principalmente quando surgem acompanhados de sintomas como dor, febre, anemia, palidez, fadiga ou outros sinais hemorrágicos (sangramentos de gengiva, nariz ou urina).

Nesses casos, é indicado procurar um médico para acompanhar o caso e solicitar alguns exames de rotina para verificar o status da sua saúde.

Agora você já sabe o que pode ser o aparecimento de manchas roxas no corpo

Através desse conteúdo, buscamos apresentar brevemente quais são as principais causas do surgimento de manchas roxas no corpo. 

Por isso, em caso de suspeita de algum problema de saúde não hesite em entrar em contato com o seu médico para realizar exames de rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap