Pontada na cabeça: O que pode ser?

novembro 2023

Leitura: 19 min.

Sentir pontada na cabeça pode ser indicativo de um problema de saúde que requer uma maior atenção e cuidado.

Embora também possam estar associadas a outros fatores que as distanciam de problemas de saúde sérios, as pontadas na cabeça podem causar bastante desconforto.

Principalmente quando se tornam persistentes, frequentes e não vão embora nem com o auxílio de medicamentos. 

Desse modo, é importante conhecer quais são as possíveis causas comuns da pontada na cabeça e quando procurar um médico.

Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo para que você possa eliminar as suas dúvidas sobre esse assunto.

O que é pontada na cabeça? 

A pontada na cabeça é uma sensação aguda e momentânea que surge em uma região específica da cabeça.

Um exemplo muito comum são as pessoas que sentem pontada na cabeça do lado esquerdo, ou pontada na parte de trás da cabeça.

Esse sintoma pode causar dor ou desconforto e muitas vezes ocorre de forma súbita podendo variar a intensidade de leve a intensa. 

A frequência das pontadas pode variar de pessoa, e a causa principal também desse tipo de pontada pode estar associada a diversos fatores.

Por isso, se você sente pontada na cabeça, saiba que é importante observar quais são os outros sintomas que estão associados para determinar o que origina esse desconforto. 

Pessoa com pontada na cabeça

O que pode ser pontada na cabeça?

Conheça agora algumas das diferentes causas de pontada na cabeça e saiba como diferenciá-las.

Cefaleias (em geral)

Cefaleia é o termo médico utilizado para designar o que comumente chamamos de “dor de cabeça”. 

Diversas causas podem originar esse sintoma, mas na maioria dos casos ele está acompanhado da sensação de pontadas na cabeça.

A cefaléia pode ser dividida em diferentes tipos, mas existem 3 que são os mais comuns:

  • Cefaleia do furador de gelo: Se apresenta como uma dor intensa, que pode se assemelhar a dor em agulhadas, na maioria das vezes semelhante a um choque, pode estar associada a problemas de saúde.
  • Cefaleia vascular: São dores de cabeça que se assemelham a enxaqueca , podendo estar associada a AVC;
  • Cefaleia tensional: Dor de cabeça causada principalmente pela tensão em excesso no pescoço e na nuca.

Na maioria dos casos, as cefaleias tendem a sumir após o repouso, entretanto uma dor muito intensa ou frequente pode indicar a necessidade de procurar uma orientação médica. 

Enxaqueca

A enxaqueca é um dos tipos mais persistentes de dor de cabeça, ela pode ser caracterizada como uma dor aguda, intensa e pulsante que pode vir acompanhada de outros sintomas em momentos de crise.

Esses sintomas podem ser náuseas, vômito, sensibilidade à luz, ou ao som, tonturas, alterações na visão e no sono.

Geralmente a pontada na cabeça oriunda da enxaqueca se manifesta em em apenas um dos lados da cabeça, e pode ser manifestada com intensidade leve a moderada. 

Muitas crises de enxaqueca estão associadas a picos de estresse, falta ou excesso de sono ou até mesmo depois do consumo de certos alimentos, como vinho ou chocolate.

Entretanto, os diversos tipos de enxaqueca podem ter como gatilho diferentes causas:

  • Enxaqueca tensional: Geralmente ocasionada por tensão e estresse, ela se manifesta como uma pontada na na cabeça lado esquerdo perto do olho, ou no lado direito, por exemplo. 
  • Enxaqueca occipital: É um tipo de enxaqueca que se manifesta como uma pontada na parte de trás da cabeça que pode irradiar até mesmo para o maxilar.
  • Neuralgia da enxaqueca:É uma condição onde a dor inicia em apenas um dos lados e pode acometer a cabeça inteira. Pode estar associada a realização atividade física intensa, consumo de álcool ou ingestão de medicamentos.

A duração das crises de enxaqueca podem variar de minutos a horas ou acontecer por 72 horas seguidas.

É importante consultar um neurologista para que ele possa realizar uma avaliação completa e oferecer um tratamento adequado para mitigar os sintomas que envolvem o uso de analgésicos. 

Cervicalgia

A cervicalgia é uma condição onde ocorre a deterioração dos músculos dos pescoço, o enfraquecimento e a perda de estabilidade das vértebras.

Além de causar espasmos na região do pescoço, além disso não é incomum sentir uma pontada na parte de trás da cabeça ou dor na nuca. 

Geralmente a cervicalgia passa despercebida, pois não costuma ter crises longas, a principal causa é a má postura frequente ou acidentes.

Portanto se além da pontada na cabeça, você sente rigidez próximo a nuca ou aos músculos do trapézio desconfie de uma possível cervicalgia e procure um ortopedista. 

Pressão alta

A pressão alta é uma condição de saúde que geralmente é silenciosa, mas pode se manifestar através de pontada na cabeça.

Além desses, outros sintomas como confusão mental, alterações na visão e crises convulsivas também podem se manifestar.

Principalmente quando a pressão está acima de 180 x 120 mmHg,  que pode indicar uma crise hipertensiva, que pode colocar a saúde em risco ao longo do tempo.

Pois, quando o sangue circula com a pressão elevada, ele vai machucando as paredes dos vasos sanguíneos, que se tornam endurecidos e mais estreitos. 

Com o passar do tempo, se o problema não for controlado, os vasos podem entupir e até se romper, o que pode causar infarto, insuficiência cardíaca e angina (pontada no peito). 

Por isso, se você suspeita de pressão alta, é importante consultar com um cardiologista que avaliará as possibilidades de tratamento. 

Geralmente é recomendado o uso de anti-hipertensivo diariamente para controlar os níveis de pressão. 

Tumor cerebral

O tumor cerebral pode acontecer devido a alterações genéticas, ou à metástase oriundas de outros tipos de câncer. 

Os sintomas estão associados principalmente com a região onde o tumor se desenvolve, mas a pontada na cabeça pode surgir junto com alterações no tato, dificuldade de falar, fraqueza, desequilíbrio e também convulsões

Dependendo do estágio em que o tumor for descoberto ele pode ser uma condição tratável, por isso em caso de suspeita é importante buscar um médico. 

Esse médico pode ser o oncologista ou o neurologista, é bem provável que eles solicitarão exames de imagem para confirmar o diagnóstico.

Enquanto o tratamento poderá seguir envolvendo o uso de medicação, quimioterapia, radioterapia, cirurgia de remoção, etc. 

Aneurisma

Aneurisma é uma condição que ocorrer quando há dilatação de um vaso sanguíneo que leva o sangue ao cérebro.

Essa condição pode causar pontada na cabeça, desmaio, náuseas, visão dupla, confusão mental e vômito. 

A consulta com um neurologista é fundamental para diagnosticar o caso e também para que seja iniciado o tratamento.

Caso seja um aneurisma pequeno, é possível que o médico decida não realizar nenhum tipo de tratamento, aneurismas maiores podem requerer tratamentos cirúrgicos.

Pessoa com pontada forte na cabeça

AVC

O AVC, ou Acidente Vascular Cerebral, é uma condição que ocorre devido a redução do fluxo sanguíneo no cérebro, ou então sangramento de vasos no interior do cérebro.

Um dos sintomas comuns de AVC é a pontada na cabeça, que pode surgir de maneira repentina e intensa.

Outros sintomas estão associados a essa condição, como o desmaio, alteração da visão, dificuldade de levantar o braço, dificuldade de movimento e perda de sensibilidade em uma parte do corpo.

O AVC é uma condição que coloca a vida em risco, portanto em caso de suspeita é importante, seguir até a emergência para receber os tratamentos necessários.

Sinusite

A sinusite é uma condição onde ocorre a inflamação dos seios nasais, ela pode ser causada principalmente por agente infecciosos como os vírus, bactérias e fungos. 

Um dos sintomas mais comuns de sinusite é a pontada na cabeça, principalmente a pontada na lateral da cabeça próxima aos seios nasais.

Além disso, frequentemente a dor de cabeça pode estar presente, a dor ao redor do nariz, dos olhos, tosse, congestão nasal e coriza. 

A sinusite poderá ser tratada através do uso de medicamentos descongestionantes, analgésicos e antibióticos. 

Gripes e resfriados

A gripe é causada por uma infecção viral e pode levar a uma variedade de sintomas, que são desconfortáveis.

Um desses sintomas é a pontada forte na cabeça, que se origina principalmente quando há febre, inflamação e também da própria resposta imunológica do corpo.

Portanto, se você está resfriado ou gripado, não se preocupe tanto, pois é bastante comum sentir dores na cabeça.

É importante beber bastante água, descansar e também se alimentar bem para que o seu organismo possa combater a infecção.

Além disso, você também pode consultar um médico, como um clínico geral, para que ele receite alguns analgésicos e descongestionantes para aliviar os sintomas. 

De uma maneira geral, a gripe tende a sumir dentro de alguns dias, bem como todos os sintomas. 

Meningite

A meningite é conhecida como uma inflamação nas meninges que são as membras que reveste o cérebro e também a medula espinhal.

Ela pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, um dos sintomas mais característicos  é a pontada na cabeça e também a dor de cabeça intensa.

Elas tendem a ocorrer por conta do aumento da pressão intracraniana, inflamação dos nervos e também da febre. 

Outros sintomas associados à meningite são dor no pescoço, mal-estar, sensibilidade à luz e convulsões. 

Após a avaliação médica e a realização de exames, o tratamento será indicado de acordo com o agente causador da infecção.

Uma maneira de evitar a meningite é através da vacinação de crianças e adultos.

Quando procurar um médico por causa de pontada na cabeça?

Não existe uma regra clara que defina o momento certo de procurar um médico, afinal qualquer condição que coloque a sua saúde em risco deve ser investigada.

Por isso, é necessário avaliar diversos fatores e também ter um pouco de autoconhecimento sobre o seu corpo e o que você está sentindo.

Condições graves como aneurisma, tumor cerebral, AVC e meningite requerem um atendimento imediato e urgente.

Outras condições que também envolvem a pontada na cabeça como sinto, como cefaleias, enxaqueca, gripes e resfriados são menos urgentes.

É importante saber distingui-las e interpretar os sintomas de uma maneira individual, No entanto, pelo componente vascular, é importante estar atento a outros sinais como, por exemplo:

  • Se a pontada na cabeça se estende por mais de 3 dias;
  • Você sente dificuldade de fazer alguns movimentos ou falar;
  • Você sente uma dor mais forte quando se agacha, deita ou tosse;
  • Dificuldade respiratória;
  • Febre, náuseas e vômitos;
  • Desmaios e convulsões.

Esses são alguns dos sintomas que podem indicar urgência de tratamento, portanto procure um médico imediatamente para sentir se pontada na cabeça e esses sintomas.

O tratamento deverá ser individualizado para cada tipo de condição, mas de uma maneira geral pode envolver o uso de  anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, relaxantes musculares e outros medicamentos.

Como reduzir a pontada na cabeça?

Apesar de ser um sintoma comum entre diversas condições, como apresentamos nesse conteúdo, a pontada na cabeça também pode ser resultante de tensões musculares ocasionadas pelo estresse.

Nesse sentido, faz-se importante ter alguns cuidados e também avaliar o seu estilo de vida para melhorar a qualidade.

Por exemplo, invista em alimentação saudável e aumente o consumo de legumes, vegetais e frutas, pois eles possuem muitos nutrientes necessários ao nosso organismo.

Esses nutrientes também ajudam a melhorar a nossa imunidade combatendo gripes e infecções.

Além disso, evite fazer álcool e cafeína, que são gatilhos para dores de cabeça com pontadas, crises de enxaqueca, etc.

Para relaxar antes de dormir e aliviar o estresse, realize meditações guiadas e inclua na sura rotina um chá de camomila.

Chá de camomila
Chá de camomila

Esse chá tem propriedades calmantes e relaxantes que irão ajudar a aliviar a tensão, e consequentemente reduzir as pontadas na cabeça resultantes de estresse. 

Entendeu quais são as causas da pontada na cabeça?

Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas da pontada na cabeça, como essa dor ocorre e quando você precisa procurar um atendimento especializado.

Não esqueça de estar com os seus exames em dia e visitar o médico regularmente para uma avaliação completa.

Assim você minimiza os riscos e evita surpresas com algumas condições de saúde, além disso de que quanto antes você iniciar um tratamento melhor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap