novembro 2024
Leitura: 9 min.
Saber se grávida pode usar Vick é uma dúvida comum entre gestantes uma vez que este medicamento pode contribuir para melhorar alguns sintomas gripais.
A gestação é um período bastante delicado na vida da mulher e é comum que haja uma queda na imunidade que pode resultar em gripes e resfriados.
Entretanto, nessa fase o uso de certos tipos de medicamentos também é restrito, uma vez que podem afetar a gestação e o desenvolvimento do feto.
Desse modo, é importante saber o que uma gestante pode usar e se Vick para contribuir com o alívio dos sintomas de resfriado.
Sumário
O que é Vick Vaporub?
Vick Vaporub é um medicamento que pode ser encontrado em farmácias e drogarias ele é produzido a partir do bálsamo com mentol, eucalipto e cânfora.
Ele é indicado para aliviar a tosse, congestão nasal, dor muscular e o mal estar relacionado à gripes e resfriados, pois atua no relaxamento muscular e também contribui para melhorar a sensação de nariz entupido e escorrendo.
O medicamento é vendido sem a necessidade de receita médica, entretanto deve ser utilizado apenas com orientação profissional.
Além deste produto, você pode encontrar Vick na forma de inalador, sachês, sprays, xaropes, cápsulas e até pastilhas para serem usadas durante o banho.
Grávida pode usar Vick?
Durante a gestação o sistema imunológico da gestante tende a ficar mais fragilizado, e por isso elas tendem a apresentar episódios gripais com mais frequência.
Por isso, muitas pessoas tendem a buscar medicamentos que possam contribuir para aliviar os sintomas da gripe, e o Vick Vaporub é um exemplo de medicamento.
Entretanto, apesar da marca oferecer uma série de produtos indicados para aliviar a tosse, a congestão nasal e o mal-estar que surge por conta de gripes e resfriados, eles não são recomendados para uso em gestantes sem orientação médica.
Entender porque grávida não pode usar Vick é simples, tendo em vista que algumas substâncias presentes na composição do Vick, podem ser absorvidas pelo organismo da grávida, e assim afetar o desenvolvimento do bebê.
Portanto, antes de utilizar o Vick Vaporub é importante que você saiba se ele é seguro para você e para seu bebê.
Além disso, também não recomenda-se o seu uso em lactantes, pois esse medicamento aplica-se na região do peitoral que pode ser inalado pela criança causando apneia e refluxo.
Qual Vick grávida pode usar?
Gestantes não estão aptas a utilizar a maioria dos produtos que a marca oferece não são indicados para grávidas.
Grávidas podem utilizar o Vick Primeira Proteção desde que tenham orientação médica, este produto é um dispositivo que ajuda a combater os sintomas de resfriado comum.
Esse produto funciona da seguinte forma, ele inativa o vírus do resfriado e ajuda a eliminá-lo antes que a doença se desenvolva no organismo da pessoa.
Desse modo, a grávida deve utilizar o produto nas primeiras 24 a 36 horas após sentir sintomas de resfriado, como coceira, secreção nasal e espirros frequentes.
Esse dispositivo não possui contraindicações para as grávidas porque não tem ação farmacológica.
Como grávida pode curar gripe sem usar Vick?
Existem diversas maneiras de curar a gripe e o resfriado sem precisar fazer o uso de medicamentos, agora que você já sabe se grávida pode usar Vick.
A maioria dessas medidas são caseiras e buscam aliviar os sintomas gripais utilizando métodos naturais, por isso gestantes em qualquer etapa podem fazer:
- Fazer inalação de vapor de água;
- Lavar o nariz com soro fisiológico;
- Consuma alimentos ricos em vitamina C;
- Ao deitar-se, eleve um pouco a cabeça;
- Utilize chá para gripe de limão e menta;
- Invista em uma alimentação saudável, rica em legumes, legumes, verduras, proteínas, frutas;
- Faça repouso e descanse bem;
- Você também pode fazer nebulização com soro fisiológico;
- Utilize água e sal para fazer gargarejos;
É importante que a gestante evite ambientes frios, suscetíveis à poluição e a poeira, pois eles podem provocar tosse, e potencializar alguns sintomas.
A gripe é uma condição autolimitada e os sintomas tendem a melhorar com o passar dos dias, portanto, se a gestante notar que os sintomas não estão sendo aliviados e começar a sentir dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo e febre é importante conversar com o seu obstetra.
O médico poderá indicar o uso de medicamentos que são seguros para gestantes, e assim para proporcionar alívio dos sintomas.
Riscos da gripe para grávida
Existem alguns riscos para quem desenvolve gripe durante a gestação, eles podem afetar o desenvolvimento do bebê, resultando em defeitos no tubo neural ou problemas congênitos.
Além disso, a gripe na gravidez também pode aumentar o risco de aborto espontâneo, parto prematuro ou baixo peso do bebê ao nascer.
Por isso, é importante estar atento aos sinais de gravidade dos sintomas.Os seguintes sintomas indicam que você deve procurar atendimento imediatamente:
- Dificuldade para respirar ou falta de ar;
- Febre persistente, que não melhora com o uso do paracetamol;
- Tosse ou febre que melhoram, mas volta pior;
- Diminuição da pressão arterial;
- Tontura ou confusão mental;
- Sensação de dor no peito ou pressão na barriga;
- Sensação de que o bebê está mexendo menos ou não mexe.
- Dor muscular intensa ou cansaço excessivo;
- Convulsões.
Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, as gestantes tendem a ter um bom desfecho nos quadros de gripe
Agora você já sabe se grávida pode usar Vick
Através desse conteúdo, buscamos apresentar o que é o Vick vaporub e se grávidas podem fazer uso desse medicamento durante a gestação.
Além das visitas médicas para realizar o pré natal, a gestante também pode consultar com profissionais da saúde como nutricionistas para se certificar de que as vitaminas que afetam a eficiência do sistema imune estão em dia.
Continue lendo mais
Dor nas costas: conheça as causas
Remédio para dor de ouvido: Conheça as opções
Remédio para febre: qual usar e quando ir ao médico?
Remédio para dor de garganta: De farmácia e caseiros
Carvão ativado: Quais são seus benefícios para saúde
Remédio caseiro para azia: 20 opções