setembro 2023
Leitura: 21 min.
Adquirir equipamentos para treino funcional é uma das melhores maneiras de se motivar e começar hoje o seu treino em casa.
Se você está planejando iniciar uma rotina variada de exercícios em casa para não precisar ir até a academia, saiba que existe uma série de equipamentos que você pode utilizar.
Eles vão ajudar você a diversificar o seu treino e também progredir mais facilmente tornando-o mais intenso e eficiente.
E, para que você possa conhecer quais são os melhores equipamentos para treino funcional disponíveis no mercado.
Sumário
Qual a importância de utilizar equipamentos para treino funcional?
Apesar de não ser necessário o uso de aparelhos, equipamentos ou então pesos extras, pois é possível utilizar apenas o peso do próprio corpo, muitas pessoas preferem treinar utilizando equipamentos para treino funcional.
Pois, o uso desses equipamentos é uma alternativa que contribui para diversificar o treino, ter um melhor rendimento e treinar com uma maior segurança.
O treino funcional consiste em uma série de exercícios dinâmicos que irão trabalhar diversos músculos do corpo ao mesmo tempo, e com equipamentos é possível aumentar essa amplitude, e adaptá-los conforme o seu objetivo.
Ou seja, ao optar por incluir o uso de equipamentos para treino funcional na sua rotina de exercícios permite que você treine de uma maneira mais homogênea.
Embora os treinos sejam baseados nos movimentos do corpo, alguns equipamentos e acessórios para exercícios funcionais vão ajudar a potencializar resultados.
Além disso, eles ajudam a reduzir o risco de lesões durante o exercício
Conheça os principais equipamentos para treino funcional
Alguns dos equipamentos para treino funcional são comuns para quem deseja fazer musculação em casa.
A maioria não exige um amplo espaço para ser armazenado, entretanto, antes de investir em equipamento para treino funcional para sua casa é importante que você verifique quais são os exercícios e se você realmente tem espaço para realizá-los tranquilamente.
Confira quais são os principais equipamentos para melhorar a qualidade do seu treino:
Halteres
Talvez sejam os equipamentos para treino funcional e de musculação mais conhecidos, pois são os famosos pesos de academia.
Provavelmente eles estarão presentes em qualquer cronograma de treino que precise de uma estimulação auxiliar.
Eles podem ser utilizados para treinos de força, com movimentos controlados e um número limitado de repetições.
Mas também são ótimos para treinos mais intensos, promovem o crescimento principalmente dos membros superiores.
Existem diversas características que devem ser consideradas na hora de escolher o seu halter para treino funcional: como se eles possuem peso ajustável ou fixo, o tipo de material, o formato da pegada, tamanho e também o revestimento.
Banco supino
Você sabia que também pode utilizar um banco supino como um dos equipamentos para treino funcional?
Apesar de ser muito utilizado para o treinamento de força e aquisição de massa muscular, ele também pode ser incorporado ao treinamento funcional.
Desse modo, ele pode ser considerado um equipamento que ajuda a desenvolver força, estabilidade e resistência.
É possível utilizar o banco de supino para fazer supino com barra, supino com halteres, exercícios de peso corporal, treinamento de equilíbrio e muito mais.
Um dos equipamentos mais versáteis que você encontra na academia e também pode ter em casa.
Kettlebell
Também é um dos equipamentos para treino funcional que é bastante conhecido, entretanto é mais utilizado no CrossFit.
Ele é um tipo de equipamento versátil que pode diversificar a gama de exercícios, semelhantes aos halteres, pois podem ser encontrados em diversos Kgs diferentes.
A escolha do quilograma ideal, deve ser um ponto decisório para que você desempenhar um bom exercício sem exageros, mas que consiga trabalhar bem a sua musculatura.
É possível encontrar kettlebell de 4 até 16 Kgs, que podem possuir diferentes tipos de revestimento, bem como modelos ajustáveis.
Disco de equilíbrio
Esse é um dos equipamentos para treino funcional que não é tão conhecido, pois ele é mais utilizado na fisioterapia.
O seu objetivo principal é melhorar o equilíbrio e também manter a consistência corporal, tornando os treinos funcionais mais completos.
Ele é um disco inflável, que se assemelha muito a uma bola murcha, e por isso é necessário encher de ar.
Ele pode ser utilizado durante a flexão de braço, agachamento, exercício afundo e também abdominal.
Sand bag
A Sand bag é um dos equipamentos para treino funcional que é ideal para exercícios de flexões, agachamentos e de levantamento re remada fechada.
Ela é semelhante a uma mochila, cheia de areia, e adiciona uma carga a mais ao seu treinamento funcional.
Ela ajuda a tonificar principalmente os músculos do tronco, os músculos oblíquos, quadrado e também a lombar e o abdominal.
Mini jump profissional
Também popularmente conhecida como cama elástica, ou apenas por jump, você provavelmente já viu esse como um dos equipamentos para treino funcional.
Ele ajuda a melhorar a resistência cardiorrespiratória, e tem como vantagem um impacto menor dos saltos nas articulações evitando o aparecimento de lesões.
Uma ótima alternativa para incrementar o seu treinamento funcional é fazer a corrida com saltos e aumentar a queima de calorias.
Roda de exercícios
A roda de exercícios é uma excelente opção para quem está em busca de equipamentos para treino funcional que não ocupe muito espaço em casa.
Ela permite potencializar os exercícios abdominais, queimar calorias e definir tanto os músculos superiores quanto inferiores.
É um equipamento eficaz para quem deseja potencializar os treinos e fazer uma atividade mais pesado
Roda dupla automática
A roda dupla automática é semelhante a roda de exercícios, porém com a vantagem de proporcionar uma maior segurança ao exercício.
Elas podem vir com um sistema de frenagem automática e também recuperação automática e frenagem automática, para que você não precise se preocupar com a falha do freio.
Isso faz com que o seu treino seja mais eficiente e que você possa ver resultados mais rapidamente.
Corda naval funcional
A corda naval também conhecida como rope training, é equipamento utilizado principalmente nos treinos de CrossFit e funcional.
Ela é um modelo de corda mais grosso e mais pesado do que as cordas de pular, podendo chegar de 5 a 15 metros de comprimento.
É uma ótima maneira de treinar os membros superiores, entretanto é preciso ter um espaço maior disponível para utilizar esse tipo de equipamento.
Cinto de tração
É um dos equipamentos para treino funcional que é composto por um elástico forte e resistente de cada lado.
Com isso é possível se prender a uma pessoa ou a um objeto para trabalhar arranque e explosão de corrida.
É um tipo de equipamento que pode contribuir com a melhora do seu condicionamento físico enquanto estiver realizando o exercício.
TRX
As fitas de suspensão, ou ‘treinamento suspenso TRX’ é um tipo de treino que pode ser praticado por qualquer pessoa.
Esse equipamento deverá ser instalado apenas por um profissional, uma vez que ele é um tipo de equipamento complexo e que utiliza apenas o peso do seu corpo.
Através desse equipamento é possível trabalhar a resistência do corpo e exercícios para peito, ombros, pernas, abdômen e braços.
Cones de treinamento
Se você tiver um pátio grande e livre e quiser aproveitar o espaço para treinar, uma dica é utilizar os equipamentos para treino funcional como os cones de treinamento.
Eles trabalham com o foco na coordenação motora, velocidade e força muscular, são muito versáteis e darão mais dinamismo ao seu treino.
Bola suíça
A bola suíça, também conhecida como bola de pilates, é uma das principais tipos de bola utilizados para realizar exercício funcional.
Ela é basicamente uma bola inflável de material bastante resistente que foi projetada principalmente para quem deseja treinar estabilidade, equilíbrio, força e flexibilidade.
Mini band
Conhecidas também como faixas de resistência, elásticos para treino ou faixa elástica, elas podem ser reconhecidas como ótimos equipamentos para treino funcional.
Elas contribuem para melhorar a flexibilidade, garantem a progressão dos exercícios e também são consideradas como ótimas promotoras de força e resistência.
Além disso, também podem ser excelentes aliada a exercícios de reabilitação e também de fisioterapia.
Escada de Agilidade
Um dos equipamentos para treino funcional que é ótimo para trabalhar tanto os membros superiores quanto os inferiores.
Principalmente, para aquelas pessoas que desejam adquirir uma maior resistência cardiorespiratória.
A escada de agilidade é um equipamento utilizado no chão e com ele será possível treinar equilíbrio, potência, agilidade e também a coordenação motora.
Colchonete para exercício
Esse é um dos equipamentos para treino funcional que não pode faltar na sua lista, pois ele promove mais segurança e conforto durante a realização dos exercícios.
Alguns tipos de exercícios podem requerer o uso de um colchonete como o abdominal, a flexão de braço, alongamentos e outros exercícios de mobilidade.
Para escolher o melhor colchonete é importante avaliar a densidade e também o material de que ele é feito.
Kit funcional de argolas
Argolas são equipamentos de treinos funcionais que auxiliam na coordenação motora, e também na resistência, na força e na agilidade.
É possível fazer o uso individual desse equipamento, ou então em conjunto para criar um caminho e um percurso.
São leves e fáceis de transportar, caso você não queira deixar de fazer os seu treino funcional durante viagens, ou queira praticar em parques.
Chapéu chinês
O chapéu chinês é um tipo de equipamento para treino funcional que se assemelham aos cones, porém são mais baixos.
Eles se apresentam como ótimas opções para realizar treinamentos em circuitos funcionais que envolvam coordenação, agilidade e também velocidade.
Além disso, irão potencializar os treinos com grau de dificuldade progressiva, são utilizados para atividades internas ou externas.
Corda
É um dos equipamentos para treino funcional mais antigos, pois ele evoluiu da corda utilizada para brincadeiras de crianças, a cordas profissionais.
Ela é uma ótima maneira de adquirir mais resistência física e também queimar calorias e perder peso.
Também é uma opção portátil para treinar em qualquer lugar que você desejar, sendo possível tonificar os músculos e os membros inferiores.
Barras e anilhas
As barras e anilhas são equipamentos para treino funcional e de musculação que adicionam uma carga a mais ao seu exercício de membros superiores ou inferiores..
A vantagem de acrescentar barra e anilhas ao seu exercício é que para progredir basta trocar o peso das anilhas, que inclusive podem ser encontradas em kits.
Step
Step é um tipo de degrau que ajuda a trabalhar principalmente os membros inferiores, como o quadríceps, os glúteos, as panturrilhas e também o abdômen.
Promove a queima de calorias e ajuda a desenvolver as funções cardiorrespiratórias durante o seu treino funcional.
Como escolher equipamentos para treino funcional?
Depois de conhecer os principais equipamentos para incrementar o seu treino funcional, você provavelmente está em dúvida em quais deve investir primeiro.
Existem uma série de características que podem contribuir para que você saiba escolher apenas os equipamentos que irão contribuir de verdade para melhorar o seu desempenho.
Confira:
- Defina seus objetivos: Primeiro de tudo é preciso definir quais são os objetivos que você pretende alcançar. Deseja treinar grupos musculares? Desenvolver resistência cardiovascular? Ou trabalhar a mobilidade? Ao estabelecer seus objetivos você saberá em quais equipamentos deve investir.
- Considere seu Espaço: Alguns equipamentos necessitam de áreas maiores para que você os utilize, portanto pense bem se você tem um espaço que comporta o uso do equipamento.
- Considere o seu orçamento: Existem diversos tipos de equipamentos, alguns custam mais do que outros, se você está com um orçamento mais apertado, vale investir em um equipamento mais barato agora. Não fique parado.
- Equipamentos versáteis são um bom investimento: Sempre que for comprar um equipamento pesquise a quantidade e diversidade de exercícios que você poderá desempenhar com eles. Quanto mais grupos musculares ele trabalhar melhor.
- Variedade e Progressão: Equipamentos que permitem progressão para que você possa aumentar a carga e intensificar o treino são uma ótima escolha.
Lembre-se que independente do tipo de equipamento escolhido, você sempre poderá adaptar seus treinos para que eles atendam às suas necessidades.
Agora você já conhece equipamentos para treino funcional
Através desse conteúdo buscamos apresentar alguns dos principais equipamentos para tornar o seu treino funcional ainda mais eficaz.
Não esqueça de que, se possível, é importante ter o auxílio de um educador físico ou então um personal trainer.
Além disso, é importante estar com a sua saúde, e, portanto, antes de praticar qualquer tipo de atividade física, não esqueça de realizar um check-up.
Continue lendo mais
Câncer de cólon: Quais os sintomas?
Biotipo: O que é e como identificar o seu!
Como descansar a mente: 10 dicas incríveis!
ADHD o que é: Significado e sintomas
Dieta para desinflamar o corpo
Creatina: Para que serve e como tomar