setembro 2025
Leitura: 12 min.
Investir em autocuidados para pré-diabetes pode ajudar você a evitar que a doença se instale completamente.
Se você ouviu do médico que está com pré-diabetes, saiba que nessa fase a doença ainda não se instalou e que através de autocuidados você pode evitá-la.
Sim! O pré-diabetes é reversível, em alguns casos, desde que você faça mudanças no seu hábito de vida. Portanto, se você preza pela sua saúde e deseja evitar de fato a diabetes, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que é a pré-diabetes?
Antes de falarmos sobre os autocuidados para pré-diabetes é preciso entender o que é de fato a pré-diabetes, e também a própria diabetes.
A diabetes é uma doença caracterizada pela insuficiência de produção ou resistência pela resistência à insulina.
Desse modo, o corpo não usa a insulina de forma eficiente ou não produz insulina suficiente para manter a glicemia (açúcar no sangue) em níveis saudáveis.
Quando a diabetes se instala no organismo, o corpo passa a apresentar algumas disfunções causando danos principalmente no coração. Além disso, aumenta a chance de desenvolver neuropatias e também doenças renais.
A pré-diabetes, por outro lado, é um estágio anterior à diabetes, é o primeiro sinal de alerta do corpo, de que você não está metabolizando a glicose corretamente.
Ela se identifica quando os níveis glicêmicos estão acima dos valores considerados normais e de referência, entretanto eles ainda estão abaixo dos valores de diagnóstico do diabetes.
Ou seja, a pré-diabetes é um estado chamado de intermediário, geralmente, é mais comum em idosos, obesos, hipertensos e/ou pessoas com alterações nos lipídios.
A pré-diabetes apresenta certo grau de reversibilidade, a diabetes não tem cura, entretanto possui tratamento.
Quais são os fatores de risco para a pré-diabetes?
Existem alguns fatores de risco que estão relacionados ao aparecimento da pré-diabetes e o aparecimento da diabetes tipo 2.
A diabetes tipo 2 está relacionada principalmente a fatores de herança familiar, por exemplo ter um dos pais, irmão ou irmã pode aumentar as chances de desenvolver diabetes tipo 2.
Além dos fatores genéticos, existem também fatores ambientais e comportamentais que contribuem para o desenvolvimento da condição. Dentre eles podemos citar:
- Idade: A idade é um fator determinante, pois ela tende a se manifestar acima dos 45 anos.
- Sobrepeso: Estar acima do peso, com sobrepeso ou obesidade pode contribuir para aumentar a resistência à insulina.
- Sedentarismo: A falta de atividade física pode estar associada ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.
- Ter desenvolvido diabetes gestacional: A diabetes que acontece apenas durante a gravidez.
- Ter síndrome de ovários policísticos;
- Doenças cardiovasculares ou de hipertensão arterial: geralmente também estão relacionadas a fatores genéticos e ambientais;
Se você possui algum desses fatores de risco é indispensável focar nos autocuidados para pré-diabetes, para minimizar a chance de desenvolver a diabetes tipo 2.
Conheça os autocuidados para pré-diabetes
Agora que você já sabe o que é pré-diabetes e quem tem mais chance de desenvolver a condição iremos focar em alguns autocuidados que podem contribuir para você reverter essa situação.
Lembre-se que algumas pessoas conseguem normalizar os níveis de glicose do sangue apenas com a mudança no estilo de vida, no entanto outras precisam associar com os medicamentos prescritos pelo médico.
De qualquer forma, a mudança de hábitos é importante para todos, até mesmo para aquelas pessoas que já desenvolveram diabetes. Confira as recomendações a seguir:
Elimine o tabagismo
Se você é fumante, saiba que um dos autocuidados para pré-diabetes é eliminar o tabagismo, pois ele pode aumentar a resistência à insulina, promovendo inflamação e estresse oxidativo no organismo, além de causar danos às células.
A nicotina também pode promover um aumento da glicose no sangue, principalmente quando somada a outros fatores como inflamação, resistência à insulina e gordura abdominal eleva o risco de a pessoa com pré-diabetes desenvolver diabetes tipo 2 e complicações associadas.
Perca de peso
O emagrecimento e o controle do peso são um dos autocuidados para pré-diabetes mais importantes, mesmo que seja uma pequena perda de peso.
Especialmente perder a gordura da região abdominal pode melhorar a sensibilidade à insulina e isso permite que a glicose seja mais eficiente.
Desse modo, perder peso contribui para normalizar os níveis de açúcar no sangue, combatendo a resistência à insulina que caracteriza o pré-diabetes e reduzindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Pratique exercício físico
Se você é sedentário e quer investir em autocuidados para pré-diabetes, saiba que está na hora de deixar de ser sedentário.
Pois, a atividade física contribui com a manutenção do peso, e como já vimos, reduzir o peso pode contribuir para reduzir as chances de desenvolver diabetes.
Além disso, ela ajuda a regular a glicose, por isso, invista na prática de atividade física regular é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde de praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana.
Se você quer começar com exercícios e não sabe como, saiba que programas de treino como o Natflix podem ser ideal para te guiar nessa primeira etapa.

Mude os hábitos alimentares
Um dos autocuidados para pré-diabetes fundamentais são as mudanças nos hábitos alimentares que inclui investir em uma dieta pré-diabetes.
Isso quer dizer que você deve substituir os alimentos não saudáveis, principalmente os produtos industrializados e ultraprocessados, por alimentos nutricionalmente saudáveis.
Isso não quer dizer que você deve abandonar os seus bolinhos ou até mesmo um biscoitinho de vez em quando.
É preciso apenas criar uma consciência alimentar para equilibrar os alimentos e priorizar os os alimentos saudáveis na sua alimentação.
Portanto, consuma alimentos orgânicos, invista em comida caseira, e opte por consumir fibras solúveis e insolúveis na dieta e manter a regularidade de horário nas refeições são pontos essenciais.
Evitar excessos é fundamental para que você possa reduzir picos de glicemia e evitar a evolução do pré-diabetes.
E, quando você quiser elaborar aprender a elaborar receitas saudáveis que vão te ajudar a controlar a glicemia, não deixe de conferir o Receitas para Diabéticos na Prática.
Um ebook completo que reúne cardápios e pratos deliciosos que ajudam no controle da diabetes, e ainda conta com várias opções sem glúten e lactose para quem também precisa evitar esses ingredientes.
Reduza o estresse
O estresse é um fator que pode agravar a pré-diabetes, é importante controlar o estresse, portanto o acompanhamento psicoterapêutico é sempre recomendável.
Isso porque o hormônio do estresse, ou o cortisol, faz a glicose subir no sangue. E, em um estado de pré-diabetes, a insulina não consegue levar esta energia extra para dentro das células.
Ou seja, é importante buscar atividades que te ajudem a relaxar e evitar o estresse, elimine pontos estressantes, por isso encontre hobbies que afastem você da tensão e das preocupações diárias
Você pode investir em aulas de dança, cursos culinários, computação, yoga, jogos de tabuleiro, entre tantas opções que vão de acordo com a preferência, a adaptação da agenda diária e do custo.
Agora você já autocuidados para pré-diabetes
Agora você já sabe quais são os principais autocuidados para pré-diabetes e como você deve estar atento nessa etapa para evitar a doença.
Lembre-se que é fundamental seguir as orientações médicas, e também ter um acompanhamento completo com o endocrinologista.
Continue lendo mais
Creme clareador de pele: 12 melhores opções
Clamídia: O que é? Quais são os riscos?
Receitas para emagrecer: 23 opções para você
Anti inflamatório: qual é o melhor?
185 Frases de psicologia positiva
Chá para secar barriga: Conheça os melhores